Case – Projeto Concluído

Segue um case de um projeto concluído pela EJFGV. Uma proposta de estruturação interna para uma das maiores empresas alimentícias do país que parecia simples mas apresentou-se um desafio para a empresa e a equipe. Mas concluída com sucesso e aprovada pelo cliente, o projeto mostrou-se muito desenvolvedor.

 

Um projeto de estruturação interna para uma subdivisão de uma das maiores empresas alimentícias do Brasil foi feito pela EJFGV. A área, ligada a segurança e satisfação, tinha apenas 2 anos de criação e englobava focos e processos extintos. Dessa forma, precisava definir seus objetivos e estratégia.

O projeto buscou trazer uma resposta para a pergunta “Como adequar o gerenciamento da área de segurança aos objetivos da mesma?”. Primeiramente seria necessário estruturar a área e formalizar os processos, para então avaliar criticamente a estratégia vigente e descobrir se essa estava alcançando os objetivos da área.

Para a execução do projeto, a equipe de consultores utilizou-se de bibliografias sobre o assunto, indicadas pelo próprio cliente, conhecimento de outros membros da EJFGV que já havia feito projetos similares e a ajuda de professores da Fundação Getúlio Vargas. O projeto apresentou elevado grau de dificuldade em relação ao nível de exigência dos clientes e a complexidade da empresa devido a seu tamanho, espalhamento geográfico, além de suas inúmeras interfaces com outras empresas e unidades de negócio, fatos que exigiram da equipe e da empresa como um todo muito pensamento crítico, amadurecimento e inovação.

O projeto estava dividido em três grandes etapas principais: o mapeamento dos processos, revisão do gerenciamento estratégico atual da área e criação de indicadores. A partir de entrevistas e pesquisas na empresa, foi feito o mapeamento dos processos. Foram levantadas, então, as principais necessidades e dificuldades da área, além de uma análise da ferramenta utilizada pela empresa para transmissão da estratégia. Com esses insumos, foi possível a elaboração de um novo modelo de mapeamento estratégico e os indicadores para avaliar os processos da área.

Em conversas posteriores ao fim do projeto com os clientes pôde-se verificar a elevada satisfação que boa parte dos gestores apresentava com o resultado final apresentado pelo trabalho executado pela Empresa Júnior. A implementabilidade das propostas foi assegurada pelo cliente pouco depois do fim do projeto. O projeto se demonstrou desafiante desde o princípio, mas foi extremamente desenvolvedor para a EJFGV e também para o cliente.