Perguntas frequentes

O que é a EJFGV?

A EJFGV é uma consultoria estratégica composta por alunos de todos os cursos de graudação da FGV e que busca auxiliar pequenas e médias empresas a crescer, causando impacto positivo na sociedade. Mais do que isso, somos uma empresa que sonha alto: queremos ser sênior enquanto júnior.

Somos uma empresa formada por pessoas que têm brilho nos olhos, que se preocupam com o desenvolvimento do outro e que, apesar de ainda alunos, têm a pretensão e o potencial de entregar qualidade, satisfação e implementação no nível comparável ao que qualquer outra empresa sênior pode oferecer. Por isso, se você sempre busca sempre dar o máximo de si, é comprometido e tem paixão pelo que faz, você é a cara da EJ!


O que é consultoria?

Quando fazemos consultoria, buscamos entender a situação problema que o cliente traz para nós sobre de sua empresa, e nós, ao diagnosticarmos o problema, procuramos formular soluções que, ao serem implementadas pelos clientes, promovam o desenvolvimento de melhorias em suas empresas.


Como é o processo seletivo da EJFGV? 

O processo seletivo da EJFGV tem basicamente três etapas:

  • Após a inscrição, via ficha ou internet, os candidatos fazem uma prova lógica (fique tranquilo, não é preciso usar a sua HP-12C).
  • Depois desta fase, para que a gente possa conhecer melhor os candidatos e ver como trabalham em equipe, os aprovados passam por uma dinâmica de grupo.
  • Por fim, os aprovados nessa fase passam por uma entrevista individual, em que os candidatos basicamente falam sobre suas experiências de vida, respondem algumas questões lógicas e passam por simulações.

Como posso fazer minha carreira dentro da EJFGV?

Fase Trainee: A fase trainee dura 8 meses e visa desenvolver no membro competências de gestão, para melhor prepará-lo para a realização de projetos.

Projeto de Treinamento: os trainees recém-aprovados na EJ realizam um projeto de consultoria para uma área interna da empresa.

1ª Rotação: com base no desempenho no projeto, habilidades e preferências do trainee, ele é alocado para uma área interna durante 3 meses.

2ª Rotação: com base nos mesmos critérios, além do desempenho na Rotação anterior, o trainee é alocado para uma segunda área interna de seu interesse, onde também permanece por 3 meses.

Consultoria: Realização de projetos de consultoria para clientes externos. A duração média dos projetos varia em torno de 40 dias úteis.

Consultor pleno : Consultores alocados em seu primeiro projeto de consultoria.

Consultor Sênior: Após 2 ou 3 projetos, o membro pode se tornar Consultor Sênior (líder de projeto), caso seu desempenho no primeiro projeto ultrapasse a régua de avaliação.

Consultor Máster: Mais alto nível no plano de carreira de consultoria, este consultor já realizou no mínimo três projetos e pode participar de decisões estratégicas da empresa.

Diretoria: Responsáveis pelas áreas internas e pela estratégia da empresa. O cargo possui duração de 1 ano.

  • O membro pode se candidatar à Diretoria de uma das áreas internas, passando por um processo eleitoral no qual ele é eleito por votação dos outros membros.

Quais são as áreas dentro da EJ

  • Administrativo-Financeiro: Busca garantir a gestão sustentável dos recursos da empresa.
  • Comercial: Lida diretamente com o cliente, buscando entender as suas necessidades, para a formulação de propostas de projetos.
  • Gestão de Pessoas: Área relacionada ao desenvolvimento contínuo dos membros, captação de talentos e capacitação estratégica.
  • Institucional: Faz o elo entre a empresa e a comunidade, possibilitando trocas de benefícios que satisfaçam demandas internas e externas.
  • Marketing: Realiza a prospecção de clientes e o gerenciamento da satisfação do cliente com o projeto.
  • Presidência: Lida com a cultura e a gestão do conhecimento da empresa, seu planejamento estratégico, além do acompanhamento da Diretoria.
  • Projetos: Busca garantir o desenvolvimento dos consultores e a realização de projetos desenvolvedores e de qualidade para os clientes.

É possível lidar com a FGV e ao mesmo tempo participar da EJFGV? Mesmo morando fora de São Paulo e sendo do 1º semestre do curso?

Sim, com certeza! Grande parte dos membros da EJFGV mram em outras cidades e conseguem lidar tanto com a FGV quanto com a EJ, mantendo uma média alta no curso. Nós trabalhamos por entregáveis: na EJ os membros que moldam seus horários, podendo fazer suas tarefas quando e onde desejarem, contanto que entreguem o que lhes for solicitado nas datas estipuladas. Além disso, as reuniões são marcadas considerando a disponibilidade dos membros e semanas de provas não são consideradas dias úteis, assim como os finais de semana.

Além disso, entrar na EJFGV no primeiro semestre é uma grande oportunidade. Isso porque é possível, desde o início da graduação, aproveitar os conhecimentos que a FGV oferece e aplica-los na prática na EJFGV, e vice-versa. Por fim, considerando o fato de que só é possível participar de uma entidade até o 5º ou 6º semestre da graduação, o quanto antes você entrar na EJFGV, melhor você pode aproveitar o plano de carreira na entidade.

 


 

Qualquer dúvida que não tenha sido solucionada aqui você pode perguntar para os membros da EJFGV, todos estarão dispostos a ajudar! Além disso, você sempre será bem-vindo a nos visitar e tirar suas dúvidas conosco na nossa sede, o casarão ao lado do estacionamento do 7º andar, perto da saída da Rua Itapeva.

  • 5 de agosto de 2015
  • | Categorias: FAQ