Estratégia de segmentação

Captura de Tela 2015-08-06 às 20.58.32Num mercado cada vez mais competitivo, a estratégia de marketing adotada pelas empresas se mostra crucial para atender as necessidades dos clientes. Para isso, é necessário selecionar corretamente o público-alvo e oferecer uma proposta de valor condizente com ele.

Em 2014, a Empresa Júnior realizou um projeto cujo objetivo era elaborar uma estratégia de posicionamento para uma empresa de médio porte que almejava lançar um novo produto no mercado. Foi necessário entender o perfil de possíveis clientes para esse produto, então foi realizada uma pesquisa quantitativa a partir da qual foi possível segmentar o mercado. Considerando uma estratégia de posicionamento em que se deve primeiramente conhecer os segmentos para assim poder escolher um público-alvo e, por fim, definir o posicionamento da marca, a Clusterização vai perfeitamente ao encontro da primeira parte, a segmentação.

A Clusterização (Cluster Analysis) é um método multivariado utilizado em Administração cujo objetivo é agrupar observações de acordo com sua similaridade em alguns quesitos (variáveis), sendo que a similaridade das observações dentro de um grupo deve ser a maior possível – quanto mais homogêneo, melhor – e a diferença entre os grupos deve ser a maior possível também – os grupos devem ser heterogêneos uns dos outros. Há softwares estatísticos muito úteis para a realização desse procedimento, como o Minitab, que foi utilizado nesse projeto.

Feita a clusterização a partir da pesquisa quantitativa, foi selecionado o segmento mais promissor para o produto que o cliente desejava lançar para que assim se elaborasse sua estratégia de posicionamento.

Utilizando esse procedimento (segmentação – escolha do público-alvo – posicionamento) é possível elaborar uma estratégia de posicionamento de sucesso, gerando valor tanto para a empresa quanto para o cliente.