A importância da customização

Customizacao-1-1024x793Inserida em um ambiente inconstante e volátil, uma consultoria deve sempre apresentar a capacidade de se renovar e adaptar para que consiga solucionar os problemas de seus clientes da melhor forma. Por essa razão, o trabalho de uma consultoria é extremamente desafiador e dinâmico. Os diferentes clientes apresentam diferentes contextos e dificuldades, assim, cada projeto possui características únicas e demanda soluções diversificadas.

Desde o primeiro contato estabelecido pelo cliente, a empresa de consultoria possui o grande desafio de entender a realidade na qual ele se insere, a fim de diagnosticar com precisão o problema presente. Dessa forma, as propostas comerciais devem ser customizadas para que consigam abranger as diferentes variáveis de cada projeto e suas particularidades. A customização desde o principio da formulação da proposta apresenta um duplo beneficio; um diagnóstico certeiro, essencial para a qualidade do projeto, e uma vantagem competitiva dentro do setor fragmentado de consultorias. Sendo assim, a necessidade de cada cliente deve ser respeitada na elaboração de propostas, o que torna inviável a venda de projetos prontos e padronizados.

Como o ideal de customização deve transpassar todo o projeto, durante sua realização, a equipe de consultores precisará adequar o projeto à realidade enfrentada pelo cliente. Isso se torna algo possível graças à dinâmica de trabalho dos consultores dentro de um projeto, que se mantém em contato profundo com o cliente e estão atentos as mais variadas nuances e peculiaridades apresentadas. Além disso, toda a consultoria busca a implementação dos planos de ação levantados pelos consultores e a customização facilita esse processo, já que as soluções apontadas são feitas ”sobre medida” para o cliente.

Uma empresa de consultoria estratégica é obrigada a oferecer serviços únicos e de qualidade, buscando a inovação através de processos criativos. Dessa forma, a área de consultoria exige uma atitude ativa da empresa para buscar novas metodologias que possam se adequar melhor ao problema do cliente. Logo, consultorias tendem a ser naturalmente orientadas à necessidade de cada cliente e estão em constante movimento.

A Empresa Junior Fundação Getulio Vargas, dentre outras consultorias, preocupa-se com a implementabilidade de seus projetos e, por essa razão, todos os seus processos são customizados e pensados para cada cliente. Com a proposta de trazer o maior impacto possível para o cliente, as propostas comerciais são pensadas desde o principio e cada projeto possui sua singularidade, mantendo o padrão de qualidade EJFGV.