Parcerias: a importância de construir relacionamentos

Handshake

Em um cenário de crise, que obriga as empresas a tornarem-se cada vez mais competitivas, é essencial para qualquer negócio que almeje sucesso voltar-se para o meio externo e todas as oportunidades apresentadas por este. Dentro desse contexto, a consolidação de parcerias que agreguem valor aos negócios é fundamental. Essas uniões entre empresas tornam-se valiosos pontos de contato com o mercado para aqueles que desejam desenvolver de maneira sustentável, independente de sua indústria ou porte.

 

Existem diversos modelos de parcerias que são estabelecidos de acordo com o perfil das empresas envolvidas: desde financiamentos, produtos ou serviços, até a associação entre nomes para o fortalecimento de marca. As parcerias possibilitam atender os clientes de maneira mais eficiente e expandir a atuação das empresas no mercado, agregando mais valor ao seu negócio. Dessa maneira, como uma troca de benefícios, estas “alianças” surgem como uma nova forma de suprir as demandas que a estrutura interna dos envolvidos não tem capacidade, tornando o impacto destes muito maior.

 

Ao mesmo tempo, para que todos os benefícios sejam alcançados e, consequentemente, a parceria seja considerada bem sucedida, devem existir sempre benefícios mútuos a serem apresentados. Dessa maneira, consolida-se uma parceria duradoura e proveitosa a partir do momento que há o comprometimento por parte de todos os envolvidos em relação aos objetivos almejados conjuntamente. Além disso, para que o relacionamento se mantenha estável e proveitoso, deve-se buscar parcerias entre organizações, em detrimento da realização de uma parceria somente entre áreas ou pessoas específicas, pois, deste modo, a empresa se torna vulnerável a rotatividade dos responsáveis e, como consequência, sujeita-se ao enfraquecimento a longo prazo da parceria.

 

Buscando cada vez mais a seniorização de seus serviços, a Empresa Júnior da Fundação Getúlio Vargas se insere nessa nova realidade ao estabelecer três pilares principais para suas parcerias. Em apoio em projetos, inovação e capacitação de membros, a EJFGV tem como parceiras: Bain&Company, Mandalah e MBA Empresarial, respectivamente, que guiam os membros da empresa para resultados de maior qualidade através de auxílios pontuais ou contínuos. Paralelamente, a empresa oferece para estas o acesso à Comunidade FGV, exposição das marcas para o mercado, prioritariamente de pequenas e médias empresas, além outros benefícios, específicos dependendo das necessidades de cada empresa.

 

Além dessas, mantém-se em contato com outras parceiras eventuais como A Fábrica de Criatividade e Red Bull, que, da mesma maneira, ao serem bem aproveitadas, são essenciais para a estratégia da empresa. Com essa política, a empresa está sempre atenta às oportunidades externas que possam surgir, além de assumir um posicionamento mais próximo do mercado, entregando resultados melhores aos clientes.