Como executar uma boa venda

negotiation

A venda de determinado produto ou serviço é um dos momentos mais complexos no mundo dos negócios. Por mais que o processo de venda seja realizador, o negociador usualmente enfrenta diversas dificuldades até a sua concretização. Diante disso, faz-se necessário a conscientização dos desafios que geralmente são enfrentados durante o andamento da proposta, com o objetivo de que a negociação seja realizada da melhor maneira possível, aumentando a probabilidade de sucesso.

A primeira impressão que o cliente tem da equipe de vendas impacta diretamente na sua decisão, devendo assim ser levada em consideração pelo negociador, já que pode se tornar tanto benéfica quanto prejudicial para o processo. Isto é, a avaliação do cliente e de seu potencial de compra é algo que deve ser reprimido neste primeiro contato, garantindo a qualidade da proposta e evitando que qualquer viés permeie a negociação.

Outra dificuldade que a equipe pode enfrentar é a comunicação, por isso, é imprescindível que os membros da equipe tenham grande habilidade comunicativa. A compreensão das necessidades do cliente e a apresentação do serviço a ser vendido dependem integralmente de uma comunicação efetiva de ambas as partes. Para isso, o diálogo entre os dois lados deve ser estimulado ao máximo e a equipe envolvida deve expressar-se da melhor maneira possível, permitindo o entendimento da  necessidades dos clientes para a concretização do negócio.

Além dos fatores citados acima, há também duas causas externas, fora do controle das equipes de vendas, que impactam diretamente na efetivação do contrato. A concorrência é uma delas e deve ser levada em consideração durante todo o processo de negociação. É importante que aqueles que estejam envolvidos com a proposta tenham em mente a concorrência e saibam, pelo menos um pouco, sobre aquilo que essa concorrência oferece. A outra causa que também impacta o processo da venda é o cenário externo. Ou seja, não somente os cenário político e econômico do momento devem ser analisados pelos negociadores, mas também o mercado que a empresa contratante está inserida e como tal negócio vem sendo afetado.

A EJFGV e sua equipe comercial prezam por todos os fatores citados anteriormente durante o ciclo pelo qual o cliente passa até o momento do fechamento da proposta.  O modelo de relacionamento utilizado adota inúmeros contatos informais, os quais compõem o verdadeiro fluxo da empresa, com a finalidade de compreender ao máximo as necessidades que os clientes apresentam.

O contato, por outro lado, acarreta crescentes desafios para a equipe de comercial. A atenção para critérios decisivos, portanto, é potencializada e a possibilidade de que tais critérios comprometam a venda como um todo acentua-se. Por isso, ter todas essas causas em mente durante todo o processo de venda é algo essencial e que sem dúvida alguma aperfeiçoa a proposta, a negociação e o fechamento de algum serviço.