Importância da área de Marketing para o sucesso de uma empresa

MarketingMarketing é o processo social no qual ocorrem trocas para criar valor às partes envolvidas, com base no ferramental que envolve decisões de produto, preço, comunicação e distribuição. No que diz respeito ao mundo dos negócios, é o conjunto do que uma empresa pode fazer para realizar uma venda, lucrar em um negócio e ainda oferecer o que é capaz de suprir as atuais e potenciais necessidades de seus clientes. Neste processo são, então, englobadas não somente propagandas e promoções, mas também estratégias, táticas, planejamento e pesquisas.

Nas origens dessa área encontra-se a necessidade de entender o funcionamento do mercado por parte das empresas e não o desejo de comunicação. Tal necessidade provinha da Revolução Industrial e do consequente aumento da população, da divisão do trabalho, da especialização da mão-de-obra, do surgimento das primeiras marcas e, também, da concorrência.

A importância do Marketing, assim, advém justamente dessa concorrência e da consecutiva competição. No mundo globalizado de hoje, regido pelo capitalismo informacional, o universo dos negócios vê-se forçado a aprimorar-se constantemente a fim de alcançar melhores resultados, em especial na geração de lucro. Dessa forma, o relacionamento que as empresas têm com seus clientes, o estudo de concorrentes, o supervisionamento da marca, a pesquisa de tendências, a otimização das mudanças e o planejamento das ações a serem tomadas tornam-se fundamentais e imprescindíveis para o sucesso de uma corporação.

Seguindo essa linha de raciocínio, fica claro que antes de atender às necessidades de um cliente da melhor forma possível é preciso compreendê-lo por completo, seus gostos, preferências e opções. É nesse contexto que, mais uma vez, é destacada e valorizada a importância de uma área de Marketing bem estruturada para, em última instância, ainda fidelizar os consumidores. Seja a partir de estratégias como CRM (Customer Relationship Management), seja pelo treinamento dos funcionários de uma determinada empresa, é a partir dela que se extrai o máximo de informações acerca dos consumidores – informações estas capazes de alavancar uma corporação frente a outras uma vez que o triunfo de uma entidade não é determinado por quem produz, mas sim por quem compra os produtos e/ou serviços oferecidos.

Embora uma área de Marketing planejada e sistematizada tenha valor significativo em empresas de todos os portes, ele é ainda maior nas pequenas e médias empresas (PMEs). Isso porque é através de tal área que as corporações são capazes de crescer, aumentar suas vendas e, possivelmente, atingir novos consumidores, algo altamente almejado pelas PMEs que visam alavancar no mercado.

É neste contexto, então, que a EJFGV se insere. A partir de seus projetos mercadológicos, possibilita às empresas clientes focarem no Marketing e também em outras áreas que respondam pelo entendimento do cliente e que possam influenciar em todo o processo de gerenciamento de consumidores e consequente posicionamento perante à concorrência. Assim sendo, a EJFGV compromete-se com a excelência da entrega de resultados e contribui, por fim, para que uma empresa ganhe lugar de destaque no mercado, tendo em vista seu posicionamento frente ao público alvo – sendo este o foco principal de toda PME que busca o sucesso no século XXI.

  • 26 de junho de 2016
  • | Categorias: Gestão