7 tendências do empreendedorismo em 2020

7 tendências do empreendedorismo em 2020

No cenário atual, independente da área de atuação da sua empresa, a busca pelo melhor diferencial é chave para conseguir se destacar dos concorrentes. Claro que isso é uma questão situacional, dependendo de setor, região de atuação e outros fatores, mas de forma geral algumas tendências prometem se sobressair durante o ano.

Por isso, separamos 7 tendências para empreendedores e gestores que buscam alavancar seus negócios durante este ano. Mas antes disso, deixamos uma dica: fique você mesmo por dentro das novidades do mercado. Busque seguir líderes e influenciadores da sua área para ter uma melhor visão dos caminhos sendo traçados em sua área.

Dito isso, vamos às tendências:

  • Consultoria – Tendências não são necessariamente novidades, e sim caminhos que já vêm sendo trilhados com algum sucesso. Se posicionar como um consultor ou até mesmo “coach” é um diferencial, já que a procura por especialistas em qualquer área vem em constante crescimento, principalmente em relação a questões financeiras e empresariais.
  • Coworking – As relações entre empresas e funcionários estão mudando e um sintoma disso é a proliferação de espaços compartilhados de trabalho, os coworkings. Nem todo tipo de empresa se beneficia disso, mas especialmente em cidades grandes é uma tendência que vem crescendo e deve ser pelo menos analisada para ver sua viabilidade.
  • Gestão de equipe e home office – Cada vez mais popular e até procurado por colaboradores, o home office pode limitar custos para a empresa e aumentar a produtividade. Além disso, a crescente variedade de aplicativos de gestão como o Trello facilitam a comunicação a distância.
  • Software como serviço (SaaS) – Como o nome indica, SaaS é a ação de comercializar softwares junto aos serviços que já são oferecidos pela empresa, incluindo a estrutura necessária para utilizar o programa vendido. Com o trabalho cada vez mais informatizado e necessitando da internet, essa é uma evolução natural que deve ganhar ainda mais força. 
  • Clubes de assinatura – Para quem possui produtos de compra recorrente ou consegue realizar uma curadoria diferenciada, criar um clube de assinatura pode ser a chave para o crescimento de seu negócio. A comunicação direta com os apoiadores, a possibilidade de criar conteúdo e produtos exclusivos, o envio de newsletters ou caixas de novos produtos ou novidades para os clientes são alguns dos diferenciais que podem atrair o público para o seu clube. Cada vez mais procuramos serviços especializados de acordo com os nossos gostos e com benefícios, e é exatamente o que essa tendência oferece.
  • Aplicativos disruptivos – Netflix, Spotify, Uber e Nubank completamente transformaram seus respectivos setores sendo disruptivos, quebrando padrões e o que se esperava da progressão tecnológica da área. Cada vez mais empresas, especialmente startups, buscam criar novos modelos de negócios se utilizando ou criando novas tecnologias e aplicativos, aproveitando o ineditismo de suas criações para crescer rapidamente.
  • Marketing interativo – Ao contrário do marketing tradicional, ações de marketing interativo focam em interagir diretamente com o público, utilizando as respostas e reações das pessoas para, através de algoritmos, aperfeiçoar a própria estratégia e criar novas ações e interações. O marketing interativo vai além da conquista de novos clientes, buscando também fidelizar as pessoas. 

Antes de mergulhar em uma dessas tendências busque sempre ter em mente o planejamento da sua empresa. Não adianta dar um passo à frente se não houver condições de fazer um trabalho bem feito. Para ajudar na organização empresarial e ter uma melhor visão da sua empresa, uma alternativa pode ser a procura de serviços de consultoria empresarial, como os oferecidos pela EJFGV. Clique aqui para saber mais. 

Leave a Reply

Your email address will not be published.