Alinhamento organizacional: a importância de ter uma visão empresarial forte

Alinhamento organizacional: a importância de ter uma visão empresarial forte

Para que a sua empresa cresça, existem muitas técnicas, ideias e estratégias que podem ser implementadas. No entanto, independentemente do que você escolha para guiar a companhia, é importante que todos os envolvidos estejam alinhados e de acordo com a visão empresarial. 

É fundamental, tanto em relação à motivação dos funcionários quanto para a produtividade dos negócios, que todos compartilhem da mesma visão. Mas como garantir que esse seja o caso? 

Primeiramente, é necessário que a empresa tenha suas diretrizes organizacionais bem definidas. Algumas das principais diretrizes a serem seguidas são missão, propósito, visão, valores e estratégia. 

A missão responde uma série de perguntas, buscando explanar o que é o negócio, o que ele oferece, para quem oferece, onde o negócio está presente e sua responsabilidade social. 

O propósito é similar, mas ele foca na razão de ser, e é mais definitivo que a visão, que pode ser alterada através dos anos e gerações. Já a visão é bem mais direta, explicando onde a empresa quer chegar. 

Os valores são autoexplicativos, sendo as diretrizes éticas e morais da empresa, uma base da cultura que ela busca empregar interna e externamente. Por fim, a estratégia é o desenvolvimento do caminho mais eficaz para que a empresa atinja todos os seus objetivos.  

Mas, não é apenas uma visão bem definida que vai criar a cultura organizacional que você deseja. Para ajudar a alinhar essas ideias com os colaboradores, é necessário investir tempo na elaboração das diretrizes, e lembrar que esse é um processo contínuo. 

Por isso, também é importante sempre revisar o que foi estabelecido – já que a empresa e o próprio mercado passam por mudanças, e é importante se adaptar a elas. É importante definir, ou redefinir, as metas de forma que elas sejam alcançáveis. Metas fáceis perdem seu valor, então é preciso analisar a situação da empresa e sua visão para a definição de objetivos realistas, com a finalidade também de aumentar a motivação e produtividade dos funcionários. 

A participação dos colaboradores, claro, é essencial. É por isso que o alinhamento organizacional existe e é essencial. Esses funcionários precisam ser conscientizados que suas funções são essenciais para o crescimento da empresa dentro da visão estabelecida, e que eles também avançam junto com  ela e colhem os frutos de seu sucesso. 

Resumidamente, o alinhamento organizacional é a criação de uma estratégia onde a visão estratégica de um negócio esteja de acordo e se apoie em seus valores, consequentemente sendo compartilhada pelos funcionários para o melhor funcionamento da empresa. 

Para ajudar a criar uma cultura onde todos estejam alinhados, conheça os serviços da EJFGV. Para mais informações, clique aqui.

Leave a Reply

Your email address will not be published.