Análise fatorial: o que é e sua aplicação nas empresas


A análise fatorial é uma técnica de estudo multivariado, que permite cruzar informações e estudar dados que não podem ser diretamente mensurados

Essa estratégia é muito utilizada quando se busca ampliar o conhecimento sobre determinados assuntos, em casos onde um volume muito alto de variáveis precisa ser considerado. 

Dentre suas várias aplicações, a análise fatorial pode ser usada para avaliar o desempenho operacional de uma empresa, permitindo entendimento amplo e claro dos tópicos estudados.

Nesse artigo, vamos explicar um pouco sobre esse conceito e mostrar como ele pode ser utilizado no meio empresarial

Para saber mais, continue sua leitura.

O que é análise fatorial

Quanto mais extensa uma pesquisa, mais variáveis ela tende possuir e mais essas variáveis tendem a se relacionar. Consequentemente, uma análise cuidadosa fica proporcionalmente mais necessária para que dados importantes não sejam desconsiderados. 

A análise fatorial recebe esse nome porque funciona a partir da correlação entre fatores que, por sua vez, são grupos de variáveis formados com uma perda mínima de informações, que servem como pequenos resumos. 

Uma boa forma de tornar a análise fatorial mais fácil é utilizar softwares que permitem uma visualização e interação maior do usuário, como o Power BI. Para saber como utilizá-lo, basta acessar nosso e-book clicando aqui.

Dessa forma, uma análise pode ser feita através da redução de variáveis ou medidas compostas, ou envolvendo bases conceituais e definições conjuntas. Respectivamente, esses modelos são chamados de exploratório e confirmatório

Vamos falar mais sobre cada um nos próximos tópicos. 

Análise Fatorial Confirmatória (AFC)

A análise confirmatória funciona quando precisamos trabalhar com informações menos diretas, quando não temos certeza se as variáveis correspondem corretamente aos fatores que desejamos

Isso pode acontecer com dados traduzidos de entrevistas, por exemplo, quando a análise serve para analisar se as respostas traduzidas correspondem corretamente às originais.

A AFC pode funcionar também em pesquisas no grupo de funcionários. Suponha que você busque estudar um estudo baseado em três fatores: capacidade de socialização, capacidade de persuasão e capacidade de organização.

Cada fator será relacionado a um grupo de variáveis: 

  • Capacidade de socialização: o funcionário lida bem com os clientes, trabalha o diálogo com facilidade, etc;
  • Capacidade de persuasão: o funcionário é um bom comunicador, ganha confiança com facilidade, etc;
  • Capacidade de organização: o funcionário sabe elencar suas tarefas, cumpre horários, etc.

Para que o estudo prossiga com eficiência e gere resultados coerentes, é preciso confirmar que essas variáveis estão realmente relacionadas aos fatores envolvidos através da AFC.

Análise Fatorial Exploratória (AFE)

No começo do texto, falamos sobre como um excesso de variáveis relacionadas entre si pode gerar erros de interpretação e perda de informações importantes? É aí que entra a AFE.

Esse método trabalha com o agrupamento dessas variáveis em fatores com menor correlação entre si, facilitando o trabalho e a interpretação.

Um exemplo prático pode ser uma pesquisa qualitativa realizada pelo dono de uma loja que deseja saber o que faz seus clientes voltarem ou não depois da primeira visita. 

Esse tipo de estudo pode gerar inúmeros resultados, como reclamações, elogios e sugestões que, por sua vez, têm inúmeras causas e consequências individuais. 

Desse modo, é possível partir para uma análise quantitativa desses dados, através da análise exploratória.

Isso pode ser feito através da determinação de fatores e a identificação das variáveis relacionadas a eles, por exemplo:

  • Valor percebido: marcas e produtos, preço das mercadorias, formas de pagamento, etc;
  • Atendimento: simpatia e cortesia dos funcionários, eficácia no atendimento, etc;
  • Estrutura física: limpeza da loja, pintura, disposição dos produtos, etc.

A partir disso, é possível realizar uma análise de desempenho do negócio e conhecer os pontos fortes e fracos daquele estabelecimento para, em seguida, elaborar planos de ação.

Por que fazer uma análise fatorial?

As técnicas de análise fatorial são um grande aliado na formação de conhecimento da sua empresa, uma vez que permitem um avanço de pesquisas sem o conhecimento prévio de fatores (AFE) ou com nenhuma organização entre eles (AFC). 

Desse modo, um estudo calculado da saúde e das necessidades do seu negócio se torna possível, otimizando seu tempo e possibilitando planos de ações mais precisos

Nesse artigo, descrevemos situações teóricas dessas aplicações. Se você procura uma aplicação matemática das análises, pode ver esse exemplo.

Auxílio para a saúde financeira do seu negócio

As análises fatoriais fazem parte de um conjunto de ações administrativas que podem representar um grande diferencial no desenvolvimento da sua empresa

Por isso, a EJFGV conta com um time de membros capacitados para elaborar e colocar em prática estratégias personalizadas e ideais em cada caso

Para saber mais, faça como a Ambev, o Rappi e muitos outros clientes e confira nossas soluções em planejamento financeiro.

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira outros conteúdos