Home office: aplicativos para facilitar o trabalho remoto

Home office: aplicativos para facilitar o trabalho remoto

Devido ao novo coronavírus, o home office tem se tornado, pelo menos temporariamente, uma necessidade e não apenas uma opção. Por isso, para ajudar gestores e colaboradores, decidimos elencar alguns aplicativos que podem auxiliar as empresas a manterem sua produtividade durante esse período complicado.

Algumas ferramentas, como o Google Hangouts Meet, já são bastante populares e estão se tornando ainda mais essenciais nesse período. Com ela é possível realizar teleconferências de maneira rápida e eficiente, seja com clientes ou com colegas de equipe. Mesmo remotamente, o cara-a-cara pode ser necessário. Por causa do COVID-2019, o Google anunciou que esse e todos os outros aplicativos pagos de sua plataforma estarão gratuitos até 1º de julho.

Uma das maiores preocupações nesse período é em relação ao compartilhamento de arquivos. Para isso, existem várias opções no mercado, como o Google Drive (15 GB grátis) Dropbox (2 GB grátis), iCloud (5 GB grátis), OneDrive (5 GB grátis) e Box (10 GB grátis). Todas elas possuem versões pagas que oferecem mais espaço e também são muito versáteis, podendo ser sincronizadas com vários aparelhos, facilitando o compartilhamento e edição de documentos. 

Caso seja necessário acessar a sua máquina do trabalho, o TeamViewer ou o Chrome Remote Desktop são os aplicativos que vão te ajudar. Eles permitem que você acesse seu computador da empresa de casa, e o utilize como se estivesse na frente dele. Apesar da conveniência, o problema com esse tipo de aplicativo é a necessidade de manter o computador empresarial ligado constantemente, mas o acesso remoto pode ser vital.

Uma das dificuldades de trabalhar em casa é, bem, trabalhar em casa. Existe um número maior de distrações e as vezes pode ser difícil se focar nas tarefas estando no ambiente familiar. Para isso, aplicativos de gerenciamento de tarefas como o Runrun e o Strict Workflow podem ser muito úteis. A primeira opção é mais básica, destacando o tempo para a realização de cada atividade, já a segunda é uma extensão do Chrome, que bloqueia sites que possam te distrair. Ambas são muito customizáveis e ajudam na eficiência e foco, o Workflow também funciona com um sistema pomodoro, de 25 minutos de trabalho para cada 5 minutos de folga.

Essas são algumas opções para facilitar o trabalho em dias ocasionais ou longos períodos sem pisar no escritório. É importante ter alternativas para momentos como esse e lembrar que o planejamento e a comunicação entre os colaboradores são os principais diferenciais para superar essas situações.

Leave a Reply

Your email address will not be published.