Business plan: desenhando o futuro da sua empresa

Business plan: desenhando o futuro da sua empresa

Onde a sua empresa deve estar em 10 anos? Pode parecer muito tempo, mas o planejamento é essencial para que o caminho trilhado para alcançar seus objetivos seja o melhor possível e que a marca esteja bem preparada para encarar possíveis percalços. Independente do tamanho da companhia, ter um plano de negócios é fundamental.

É importante então seguir algumas diretrizes para servirem de apoio. Recomendamos que seu plano de negócios inclua, de alguma forma, os seguintes itens:

  • Análise de mercado – pesquise sua indústria, mercado e concorrentes.
  • Organização e gerenciamento – sua estrutura de negócios e gerenciamento.
  • Serviço ou produto – os produtos ou serviços que você oferece.
  • Marketing e vendas – como você promoverá seu negócio e sua estratégia de vendas.
  • Solicitação de financiamento – quanto dinheiro você precisará nos próximos 3 a 5 anos.
  • Projeções financeiras – fornecem informações como balanços, investimento inicial e viabilidade futura.

Mas, antes disso tudo, é preciso definir um propósito. O business plan deve ter um objetivo baseado na realidade da empresa, se ela está buscando investidores é uma situação muito diferente de um negócio autofinanciado e, consequentemente, os desafios e as direções futuras da companhia também serão diferentes.   

A partir daí é preciso organização e trabalho. A pesquisa é essencial, você e sua equipe devem saber o máximo possível não apenas sobre a empresa, mas também sobre os concorrentes e a indústria que estão inseridos em geral. Com esse conhecimento fica mais fácil criar um perfil da marca e onde ela se encaixa, algo que pode servir como base para o resto do processo e até ser escrito e publicado no site da empresa, por exemplo.

Seguindo no tema de organização, busque documentar todos os aspectos da sua empresa. É importante ter isso bem definido para possíveis investidores, desde os processos produtivos até os gastos e projeções. Inclua detalhes menores sem medo, o objetivo é ter a melhor e maior visão do negócio possível.  

Isso também incluirá questões como um plano de marketing bem definido, análises econômicas e tudo que compõe uma empresa mas é importante se manter maleável. O plano de negócios deve se adaptar a quem ele será apresentado, portanto diferentes versões podem ser criadas. 

Para ajudar o empreendedor e sua equipe neste processo os serviços de uma consultoria empresarial podem ser um grande diferencial. Para saber mais sobre o desenvolvimento de um business plan acesse o nosso site e fale conosco

Leave a Reply

Your email address will not be published.