Como incentivar a criatividade nas empresas?

Como incentivar a criatividade nas empresas?


Um mito que muito prejudica a inovação dentro de empresas é o da “personalidade criativa”. Associada frequentemente à pouca idade, habilidades inatas e um perfil inventivo, a criatividade se mostra muito menos rara do que se pensa. Qualquer colaborador, seja ele jovem ou não, pode ser criativo, dadas as condições, oportunidades e contextos certos.

Então, se há necessidade de mais criatividade e inovação na sua equipe, não se preocupe – ainda – com contratar mais pessoas. Primeiro foque em desenvolver as que já trabalham para você. Pesquisas apontam que o conhecimento técnico é um ingrediente fundamental para produzir trabalhos criativos, por isso, treinamentos, workshops e coaching são boas opções para auxiliar sua equipe a dominar as habilidades que você e sua empresa necessitam. Uma cultura organizacional que incentive todos a inovar, da base ao topo, procurando ir além do esperado em tudo que for feito, também pode auxiliar o desempenho criativo dentro do seu time.

O treino também é outro caminho para a proficiência: fazer com que os funcionários pratiquem novas habilidades repetidamente, aliado à realização de feedbacks (avaliações de desempenho) fará com que eles sempre continuem a se desenvolver. O Feedback e as novas ideias devem fluir livremente entre as equipes, e encorajar a colaboração é fundamental para que crie-se um senso de comunidade onde todos busquem o desenvolvimento – e a inovação, com eles.

Outro hábito importante de “gigantes” da inovação é incentivar um pouco de aventura. Defina um cronograma para que colaboradores testem ideias novas e sigam inspirações e projetos pessoais, mesmo quando não há uma conexão tão óbvia com o próprio trabalho. Afinal, 20% do tempo dos funcionários do Google é livre para que explorem projetos que considerem interessantes, sendo que a política levou diretamente à criação do Google Notícias, do Google Ads e até do Gmail.

No fim das contas, recompense os persistentes. Ideias boas demandam tempo – bastante, às vezes – e o projeto paralelo de alguém perseverante pode se tornar a próxima grande inovação do seu negócio.

Adaptado e traduzido por Enzo Secco de HBR DailyTip: “To cultivate criativity on your team, Set the conditions for it”, Set the Conditions for Anyone on Your Team to Be Creative,” by Greg Satell.

Leave a Reply

Your email address will not be published.