Coronavírus, quarentena e o futuro das empresas.

Coronavírus, quarentena e o futuro das empresas.

Nossa forma de trabalhar e planejar os negócios está sendo modificada de forma rápida e necessária. A quarentena causada pelo novo coronavírus têm forçado indústrias e empresas a repensarem toda a sua cadeia de produção e vendas. Esse também é um momento de se preparar para o futuro, a COVID-19 vai passar, mas as experiência e aprendizados desse período vão mudar como trabalhamos.

A primeira grande mudança é uma que já vinha acontecendo gradualmente, mas está sendo acelerada neste momento: a flexibilidade do trabalho. Não estou falando de leis, e sim das formas de trabalho. O home office é o primeiro passo disso, necessário para o isolamento social, muitas empresas e colaboradores estão percebendo que é possível manter a produtividade e eficiência dessa forma. Muitos também já falam de anywhere office, o trabalho remoto em qualquer lugar, possibilitado pelas tecnologias e dispositivos que temos, e expandindo as possibilidades de se produzir fora do escritório. 

Claro que isso não se aplica a todas as funções e a todos os funcionários. Muitos preferem separar o trabalho das outras partes da vida e acreditam na presença física e colaboração presencial com as outras pessoas para que o trabalho flua. Por isso é importante identificar o que se encaixa ou não no seu negócio e para a sua equipe, para assim implementar a melhor solução no futuro. 

Essa adaptabilidade também será um grande diferencial. As empresas que conseguiram melhor se adaptar a essa situação estão superando melhor os desafios, mas isso também será importante após a quarentena, não por esperar outras crises desse tamanho, mas pela maior facilidade para lidar com problemas menores. Os colaboradores e gestores dessas empresas terão o conhecimento e flexibilidade para melhor navegar problemas de qualquer tamanho.

Tudo isso só é possível, claro, pela tecnologia. O isolamento social acabou por reacender a quarta revolução industrial e a revolução digital em muitas empresas. Novamente, as que já estavam a frente nesses quesitos estão em vantagem nesse momento, e as demais estão correndo atrás para se adaptar. Isso acelerou o que já era inevitável, a necessidade das companhias de serem o mais digital possível, de terem o domínio das ferramentas e aplicativos que facilitem o trabalho e a comunicação, algo que muitas ainda relutam a integrar completamente ao seu dia a dia. 

Mas sobreviver ao presente e se preparar para o amanhã não são tarefas fáceis. Para isso, sua empresa pode necessitar dos serviços de consultoria empresarial como os oferecidos pela EJFGV. Confira aqui as diferentes formas de como podemos te ajuda e entre em contato. 

Leave a Reply

Your email address will not be published.