Corte de custos: como identificar onde sua empresa pode economizar?

Corte de custos: como identificar onde sua empresa pode economizar?

Está precisando diminuir as despesas de sua empresa? O momento do corte de custos empresarial é chave para manter o seu negócio vivo e lucrativo. Não importa o quanto sua empresa arrecada com serviços e produtos se o gasto também for alto, e a falta de organização com as despesas é um dos principais fatores para baixo rendimento.

De acordo com o consultor do Sebrae, André Wormhoudt, existem três tipos de custos que precisam ser analisados ao considerar um corte: os Custos Fixos, que incluem os gastos para manter toda a estrutura comercial e administrativa; os Custos Diretos, que estão no valor do produto na forma de salários de funcionários ou matéria-prima; e os Custos Indiretos, gastos que não são muito aparentes, como manutenção de equipamentos e energia elétrica.

Além desses custos, outros aspectos a serem considerados incluem perdas e desperdícios durante o processo produtivo. Para identificar esses pontos existem algumas opções, como analisar todas as etapas operacionais da empresa, procurar alternativas dentro da sua área com um estudo de mercado, ou também com uma simples planilha para controle de gastos. 

É importante ressaltar que, após identificar onde os gastos podem ser minimizados, é necessário criar uma estratégia de planejamento e direcionamento para que os cortes sejam decisões acertadas, que não prejudiquem a produtividade da empresa. 

Algumas estratégias simples para cortar custos incluem: o monitoramento periódico dos gastos, negociar valores com seus fornecedores, criação de metas e envolvimento da equipe nessas metas e até a terceirização de serviços menos fundamentais. Lembrando sempre de identificar quais desses caminhos se encaixam de acordo com o perfil da sua empresa.

O corte de custos empresarial é um momento delicado, e precisa ser feito com inteligência e cautela, mas pode fazer toda a diferença para o seu negócio, e quem o executa bem ganha uma vantagem enorme no mundo dos negócios, evitando uma crise financeira (clique aqui para conferir o nosso artigo sobre crises empresariais). 

Sendo um exercício constante de análise e otimização da sua operação, nem todo mundo possui o tempo para implementar uma estratégia eficiente de corte de custos, e por isso existem serviços de consultoria empresarial, como fazemos aqui na EJFGV. Confira aqui os nossos serviços financeiros! 

Leave a Reply

Your email address will not be published.