Gestão de informação: essencial para a organização da sua empresa

Gestão de informação: essencial para a organização da sua empresa

Com a transformação digital e a adição de cada vez mais novas tecnologias, a quantidade de informações também cresceu exponencialmente, aumentando a necessidade de organizar melhor esses dados e conteúdos. É aí que entra a gestão de informação de uma empresa, para garantir que esse fluxo de informações siga sem interrupções e de forma responsável e íntegra. 

Destrinchando melhor, a gestão de informação é uma série de práticas que busca o armazenamento, classificação, compartilhamento, acesso e segurança aos dados e informações de uma empresa. Basicamente, ela busca organizar todos os caminhos de comunicação da empresa para que tudo que seja dito seja registrado e possa ser verificado. 

Os motivos para valorizar essa iniciativa são vários. Com uma gestão bem organizada, os processos são otimizados e as tomadas de decisão são feitas de forma mais bem informada, deixando a comunicação interna mais ágil. Consequentemente, a produtividade aumenta e o compartilhamento de informações se torna mais seguro, evitando também ciberataques. Isso tudo também contribui para outro fator importante: redução de custos.

Claro que para estabelecer esses processos é necessário comprometimento da empresa e dos responsáveis. É uma iniciativa constante, já que estamos tratando de um fluxo constante de informação e comunicação no cenário atual. 

É preciso investimento tanto nas tecnologias disponíveis quanto no material humano. Assim, profissionais capazes ficam responsáveis por essa gestão, como os das áreas de biblioteconomia, TI e comunicação social, que lidam com as informações de formas diferentes e plataformas diferentes, cobrindo diferentes áreas da comunicação empresarial.  

Dentro disso, a comunicação interna é um dos fatores chave, e existem algumas formas de aprimorar essa troca de ideias utilizando as tecnologias disponíveis e a gestão de informação. Você pode investir em um software de comunicação empresarial e aplicativos de gestão de tarefas, mas lembre-se de não exagerar. Ter formas de se comunicar em excesso pode ser prejudicial e se transformar em um gargalo no fluxo. 

É importante ressaltar que mesmo com todas as tecnologias, a interação cara a cara entre os funcionários segue insubstituível e deve ser incentivada. A comunicação só funciona se todos se sentirem à vontade para conversar e trocar ideias. Isso é algo que, assim como a gestão informacional como um todo e a comunicação interna também auxilia nos processos externos e atendimento ao cliente, se torna uma questão cultural positiva dentro da empresa.

Para melhorar o fluxo de comunicação dentro da sua empresa e também torná-la mais eficaz e eficiente, considere um serviço de consultoria empresarial como os oferecidos pela EJFGV. Confira nossos serviços operacionais clicando aqui.

Leave a Reply

Your email address will not be published.