Marketing: O Que Você Precisa Saber Sobre

Marketing: O Que Você Precisa Saber Sobre

No seu conceito mais básico, “marketing” pode ser definido como o ato de divulgar seu produto, ou seja, fazer com que ele se torne conhecido entre os potenciais clientes. Mas, muito além disso, o principal objetivo do marketing é atribuir um valor para o seu produto, elevando sua importância e conquistando seu espaço no mercado.

Atualmente, o marketing vai muito além da quantidade de vendas ou do lucro em si de uma empresa: ele busca estabelecer uma necessidade no cliente de se manter fiel àquela marca, criando uma sensação de comunidade e aceitação com outros que também consomem a mesma marca. 

Os 4 Ps

Um dos principais conceitos do marketing é o chamado “4 Ps”, que define os quatro pilares básicos de qualquer estratégia de marketing: preço, praça, produto e promoção.

Produto – esse pilar define as características do produto, desde as mais básicas, como cor, tamanho e formato, até as mais avançadas, como funcionalidade, atributos e modo de uso.

Preço – ajuda a definir qual o valor que você deverá cobrar pelo produto. Pode ser definido através da análise de diversos fatores, como os custos de produção e a média do mercado. Também pode ser influenciado pelo valor de marca, ou seja, marcas com altíssimos valores agregados podem cobrar mais por produtos que não necessariamente custam mais para serem produzidos, pois ao comprar, o cliente também paga pelo valor da marca.

Praça – define onde será possível adquirir o produto. Nessa decisão, é essencial uma análise intensa de público-alvo e de seus comportamentos de compra. Vai desde lugares físicos, como supermercados e lojas, até ambientes virtuais, como sites e redes sociais.

Promoção – esse pilar não se refere à promoção no sentido de “preços reduzidos”, e sim, no âmbito de promover seu produto e como fazer com que os clientes em potencial tomem conhecimento da sua marca e do que ela pode oferecer.

Branding

Dentro do marketing, existe um termo que aparece com frequência: “branding”. Em tradução literal, branding significa marcação, em um sentido similar ao de circular uma palavra para evidenciar sua importância. Partindo desse conceito, é possível afirmar que a principal intenção do branding é evidenciar a importância da sua marca fixamente no cérebro dos consumidores. 

O branding é conhecido principalmente como o conjunto de características definidoras das marcas, como a logo, ou as cores e linhas de seu produto. Esses fatores também são partes essenciais do branding, mas na verdade, o conceito vai muito além: um branding bem feito transforma uma compra (e também a utilização do produto) em toda uma experiência, que envolve os 5 sentidos (ou os mais pertinentes para o segmento da sua empresa) e deixa uma impressão duradoura no cliente, influenciando sua escolha na hora da compra. 

Departamento interno x agência

Na hora de definir um plano de ação de marketing, uma das primeiras e mais importantes decisões é se será construído um departamento interno de Marketing ou se será contratada uma agência que fornecerá esses serviços. Ambas as opções têm seus pontos positivos e negativos, que devem ser estudados com calma.

Um departamento interno demandará mais recursos financeiros, já que a contratação de pessoas para formar uma boa equipe tem custos relativamente altos – além das necessidades físicas, como espaço e equipamentos (computadores, tablets, etc). Mas, por outro lado, um departamento interno significa que o foco dos profissionais estará exclusivamente voltado para a sua empresa e suas necessidades, o que pode deixar os fluxos mais simples, menos burocráticos e muito mais personalizados.

Com a contratação de uma agência, os custos podem ser reduzidos, já que é paga uma taxa fixa de acordo com os serviços contratados, e não é necessário passar pela burocracia da contratação direta. Além disso, uma agência pode fornecer serviços muito mais especializados, devido a sua diversidade de profissionais. Porém, como agências atendem vários clientes de uma só vez, pode ser que o foco dos profissionais não seja exclusivamente da sua empresa em determinado momento, já que o funcionário não está ali trabalhando só para ela.

Se você ainda tem dúvidas de como melhor utilizar o marketing a favor da sua empresa, conheça os serviços mercadológicos da EJFGV. Com análises completas de mercado e definição de estratégias, nós ajudamos você e o seu negócio chegarem mais longe.

Leave a Reply

Your email address will not be published.