Mercado Saturado: Desafios e Alternativas

Mercado Saturado: Desafios e Alternativas

Mais do que uma grande ideia, um produto precisa de um bom planejamento para ser bem-sucedido. E na hora de planejar, entre os fatores a serem considerados, o mercado com certeza está entre os mais importantes. É necessário não só um panorama geral, mas também uma análise detalhada da sua situação atual e das previsões para o futuro, para que seja possível determinar se ele está favorável ou se existe a chamada “saturação de mercado”.

Em uma definição básica, a saturação do mercado é quando não está sendo gerada nova demanda para os produtos ou serviços oferecidos. Isso pode acontecer por diversos motivos: aumento da concorrência, obsolência do produto, ou diminuição da necessidade do cliente. Um mercado saturado é extremamente perigoso, já que oferece poucas e difíceis oportunidades de crescimento. Porém, apesar de desafiador, crescer em um mercado saturado não é impossível.

Inovação: o segredo para superar a saturação

Crescer em um mercado saturado é possível, mas demanda muita criatividade e poder de inovação. Além das ações imediatas, também é essencial ter uma boa perspectiva do futuro, já que mercados são entidades em constante mudança e evolução, e o mercado saturado de hoje pode se tornar a grande oportunidade de amanhã. Novos produtos ou produtos melhorados, que introduzem uma nova maneira de utilização mais prática ou rápida, são uma maneira muito eficaz de fazer a diferença dentro de um mercado saturado, já que criam uma nova demanda através da otimização da serventia do produto.

Preço: sobe ou desce?

O preço também é uma boa alternativa quando se trata de conquistar fatias de um mercado já saturado. Com ele, existem duas principais alternativas: aumentar ou diminuir – cada uma com seus próprios riscos e vantagens. Aumentar o preço do produto ou serviço pode ser assustador para o cliente, mas também pode significar que o que está sendo oferecido é de maior qualidade ou de categoria premium, o que agrega um valor subjetivo ao produto. Na via contrária, diminuir o preço pode ser atrativo para clientes que procuram alternativas mais baratas, mas pode ter um efeito direto na percepção da qualidade e até mesmo realmente afetar a qualidade em si, já que talvez cortes de custos na produção sejam necessários para manter uma margem de lucro.

Fidelidade, comunidade e valores

Completamente alinhada ao conceito de marketing 3.0, cultivar a fidelidade do cliente pode ser a alternativa decisiva para infiltrar-se em um mercado saturado. Atualmente, as pessoas valorizam mais do que apenas o produto e suas funcionalidades, elas se importam com o alinhamento de seus valores pessoais com os pregados pelas marcas e empresas que utilizam. Isso cria uma sensação de identificação e cultiva o senso de comunidade, de que suas ideias, ideais e opiniões são compartilhados e ouvidos por outros consumidores (e pela própria empresa).

Combinações que agregam valor

Uma das maneiras mais comuns de se diferenciar dos concorrentes e competir em um mercado saturado é através do valor agregado de um produto ou serviço. Mesmo quando a qualidade ou o preço são considerados medianos, detalhes como a excelência na experiência de compra, ou serviços de assistência técnica, suporte ao cliente e upgrades gratuitos adicionam na percepção de valor do produto e podem fazer toda a diferença para quem compra.

O desafio do mercado saturado pode parecer assustador, mas através de conhecimento, planejamento e inovação, ele pode ser superado. E tanto na hora de detectar como está o mercado onde a sua empresa pretende se inserir, quanto para avaliar as perspectivas para o futuro, conte com os serviços mercadológicos da EJFGV.

Leave a Reply

Your email address will not be published.