Múltiplos de EBITDA: o que são e como usar no cálculo do valor de sua empresa?

O Múltiplos de EBITDA é uma forma das empresas se compararem por meio de valores múltiplos com outras organizações. 

Já ficou pensando qual a posição do seu negócio em comparação com outras empresas do mercado?

Então, conheça a ferramenta Múltiplos de EBITDA e aprenda a usar no cálculo para descobrir o valor de sua empresa em relação ao mercado. 

Continue a leitura para saber mais sobre a temática. 

O que são Múltiplos de Ebitda?

A ferramenta Múltiplos de Ebitda é muito usada para comparar empresas semelhantes. O primeiro passo é definir um múltiplo e, posteriormente, avaliar esse valor com dados de empresas do ramo a partir do desempenho econômico e financeiro delas.

Isto é, o Múltiplos de Ebitda é baseado em valores reativos, portanto é usado quando existem ativos similares. 

Aplicar esse método não é uma tarefa complexa, mas é preciso ficar atento se as empresas selecionadas para análise são de fato comparáveis, além de eliminar valores fora da curva para não alterar o resultado.

É importante destacar que o método Múltiplos de Ebitda pode ser calculado a partir do Valuation, termo em inglês que significa avaliação de empresa, sendo usado para avaliar o valor das empresas

Para encontrar o valor de uma empresa pode ser feito o fluxo de caixa descontado, o método contábil e, claro, o método dos múltiplos que veremos a seguir. 

Como calcular o Múltiplo?

Para você descobrir o Múltiplo precisa dividir dois fatores. O valor de mercado é o numerador, e a variável, responsável pela comparação entre as empresas, é o dominador.

Veja só!

Múltiplo = valor de mercado / variável 

O lucro líquido, o faturamento e o EBITDA são alguns exemplos que podem ser usados como variáveis.

A partir da escolha da variável, a empresa deve multiplicar o múltiplo e encontrar o valor da empresa. Desse modo, cada múltiplo gera uma faixa. 

É necessário frisar que empresas que estão começando ou startups não podem ser usadas nessa comparação, assim como organizações de pequeno porte. 

Outra questão que deve ser evitada nesse cálculo são os múltiplos de outros países. Afinal, cada país tem as suas particularidades. 

O que é o EBITDA?

Agora que você já entendeu o que é o método, conheça também o significado de “Earnings Before Interest, Taxes, Depreciation and Amortization” (EBITDA), em português “Lucros Antes de Juros, Impostos, Depreciação e Amortização” (LAJIDA).

Em outras palavras, ele é o indicador financeiro que representa o caixa operacional de uma organização. Ou seja, quanto a empresa gera de lucro a partir das suas atividades operacionais, sem considerar impostos, investimentos, depreciação, empréstimos…

Muitas empresas utilizam esse indicador para analisar balanços, descobrir o potencial de geração do caixa futuro, potencial de pagar contas e muito mais. 

Como calcular o EBITDA?

O cálculo do EBITDA depende do lucro operacional da empresa, portanto é preciso encontrá-lo. Para isso, subtraia da receita líquida, do custo das mercadorias vendidas, das despesas operacionais e financeiras líquidas.

Por fim, some o lucro operacional, a depreciação e a amortização inclusos no custo da mercadoria vendida e as despesas operacionais, pois elas não representam uma redução de fato no caixa. 

Outro método para calcular é o seguinte, comece pelo lucro líquido e some o imposto de renda e a contribuição social (IR + CSLL), o resultado financeiro líquido, a depreciação e a amortização. Todos esses dados podem ser encontrados na DRE da sua empresa. 

Se o EBITDA aumentar significa que a empresa está produtiva, agora, caso contrário, ela está enfrentando impasses no seu desenvolvimento.

Quais as vantagens do EBITDA?

O EBITDA é um indicador confiável para observar o lucro da atividade principal de uma empresa. Além disso, com ele é possível avaliar com clareza a produtividade e eficiência da empresa em comparação com outras organizações. 

Confira abaixo alguns outros benefícios.

  • O EBITDA é um ótimo indicador para internacionalização do mercado, tendo em vista seu formato padronizado;
  • É menos volátil que o lucro líquido;
  • Ele é mais fácil de ser calculado, quando comparado com a geração de caixa detalhada de uma empresa. 

O que é o Múltiplo de EBITDA e como escolhê-lo?

Agora que já foi apresentado como calcular o múltiplo e também o EBITDA está na hora de entender o que é os dois juntos, ou seja, o que é o Múltiplo de EBITDA

Conforme visto, o múltiplo pode utilizar diferentes variáveis. Por exemplo, o EBITDA. A fórmula será, portanto, a descrita abaixo.

Múltiplo = valor de mercado/EBITDA

A escolha do EBITDA depende do setor de atuação da empresa, do cenário econômico do país e afins.

Uma forma para conseguir mais precisão nessa escolha é avaliar transações de organizações semelhantes para ver o que melhor funciona 

Exemplo de como aplicar o Múltiplo de EBITDA

Imagine uma empresa no setor de Cosméticos, que tem como EBITDA um valor menor que R$ 5 milhões e o múltiplo 4. 

Caso o EBITDA seja maior, o múltiplo pode variar entre 6 e 8. Quanto maior o EBITDA, mais valorizada é a empresa

Portanto, é importante encontrar um especialista em empresas que possa ajudar você nesse processo. 

A EJFGV, por exemplo, possui uma solução operacional que pode te auxiliar na execução do Múltiplo de EBITDA

Entre em contato conosco, estamos à disposição para te ajudar!  

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira outros conteúdos