Organizando a sua equipe para o home office

Organizando a sua equipe para o home office

Organização e planejamento são essenciais sempre, mas nesse período de quarentena, com muitas equipes trabalhando de casa, essas características se tornam mais importantes ainda. Sabemos que não é fácil, e por isso separamos algumas dicas que podem ajudar você a se organizar com sua equipe em relação ao home office.

1 – Organização é essencial

É importante estabelecer, mesmo no trabalho a distância, normas e horários. A criação de uma rotina é importante, e para uma melhor eficiência de produção o ideal é que toda a equipe esteja trabalhando dentro dos mesmos horários. Também estabeleça quais aplicativos e plataformas serão utilizados para reuniões e gestão de projetos.

2 – Ajude a criar uma nova rotina

Mesmo em casa, ainda é importante criar o costume de se levantar, arrumar e ir trabalhar, assim como estabelecer um local próprio para trabalho dentro de casa e limites entre a vida pessoal e o trabalho. O gestor pode ajudar os colaboradores com isso e também com outros aspectos, como momentos de pausa para evitar o esgotamento mental. 

3 – Deixe claras as suas expectativas

Alguns funcionários são mais produtivos em home office e outros menos, é natural, mas é importante que todos saibam o que precisa ser entregue e como, voltando aos pontos de utilizar bem ferramentas digitais e estabelecer uma rotina. Cabe ao gestor facilitar esses processos e deixar claro para todos quais os objetivos e como eles podem ser atingidos nesse momento. 

4 – Não deixe a distância física te distanciar da equipe

Mesmo sem o contato cara a cara é importante manter a conversa, seja pelo whatsapp, por telefone ou videochamada. O feedback é essencial para que os funcionários vejam que seu trabalho está sendo de fato efetivo, uma sensação importante e que pode ser perdida sem essa proximidade. A comunicação é ainda mais importante na quarentena. 

5 – Infraestrutura é essencial

Não são todas as pessoas que possuem internet de qualidade ou computadores próprios para trabalho em suas casas. Cabe aos chefes oferecer, além desses itens essenciais, acesso a ferramentas de colaboração e pastas compartilhadas da empresa, e outros itens, regras e acessos que julguem ser necessário para que o funcionário tenha a infraestrutura necessária para realizar o seu trabalho. 

Essas são algumas dicas importantes, mas sabemos que cada empresa e cada equipe é um caso especial, e funciona de diferentes maneiras. Por isso, é importante saber o que é o melhor para o seu time, como cada indivíduo se adequa ao home office e o que você pode fazer para ajudá-lo. 

Leave a Reply

Your email address will not be published.