Pesquisas: como conhecer seu consumidor, seus funcionários e público-alvo?

Pesquisas: como conhecer seu consumidor, seus funcionários e público-alvo?

Na hora de abrir um novo negócio, uma das partes mais essenciais é a de pesquisas. Através delas, é possível saber mais sobre seu público-alvo, sobre seus funcionários e sobre o mercado em si, ajudando a sua empresa a tomar decisões e realizar ajustes que podem fazer toda a diferença para o sucesso.

Pesquisa de Mercado

No ranking de importância, a pesquisa de mercado com certeza está entre os primeiros lugares. Ela consiste, resumidamente, no estudo de um nicho para a coleta de dados, que auxiliam na hora de determinar a viabilidade de um produto, detectar a necessidade de mudanças e atender as expectativas e necessidades de seus clientes. Também avalia seus concorrentes e o ecossistema do negócio como um todo. Uma boa pesquisa de mercado deve servir como um compasso, apontando a melhor direção para sua empresa seguir. 

As informações que compõem uma pesquisa de mercado são classificadas de duas formas: a primária, que é quando os dados são coletados e analisados pela sua própria empresa (ou por terceiros à serviço da sua empresa); e a secundária, que é quando a pesquisa é realizada por outros, que compilam e interpretam os dados e os colocam à disposição (por exemplo: órgãos governamentais, institutos de pesquisa, etc). Aqui na EJFGV, realizamos ambas as pesquisas através do nosso serviço mercadológico.

Pesquisa de Satisfação

Na pesquisa de satisfação, o principal objetivo é: saber o que o cliente pensa do produto ou da empresa – seja a resposta positiva ou negativa. A análise de dados provenientes desse tipo de pesquisa auxilia principalmente na hora de realizar mudanças em produtos já existentes, mas também é bem útil na hora de desenvolver novas soluções. Além disso, estreita a relação cliente-empresa, já que ele se sente ouvido e importante.

Mas, não confunda! A pesquisa de satisfação é diferente de SAC, o serviço de atendimento ao consumidor. No SAC, é necessário que o cliente venha até a empresa com alguma reclamação, relato ou dúvida – ou seja, é um canal receptivo e, geralmente, tem um tom mais negativo. Já as pesquisas são pró-ativas, dependem que a empresa vá até o cliente e colete informações mais amplas, que vão além das reclamações. 

Pesquisa de Clima Organizacional

Ao contrário das anteriores, a pesquisa de clima organizacional busca olhar para dentro da empresa e detectar problemas e crises que podem estar acontecendo no ambiente de trabalho. Funcionários felizes, satisfeitos e bem geridos são garantia de produtividade aumentada e de melhor qualidade.

Em uma pesquisa de clima organizacional é necessário muito mais do que apenas estar disposto a ouvir as opiniões, reclamações e elogios de seus funcionários: também é essencial que a busca por melhorias sejam iniciadas e/ou continuem a acontecer: os funcionários precisam sentir que estão sendo ouvidos e suas reclamações levadas em consideração de maneira ativa.

Quando bem executadas, as pesquisas dão para a sua empresa um insight muito importante dos pensamentos, sentimentos e preocupações de todas as pessoas as quais a sua empresa atende, de funcionários a clientes, facilitando a tomada de decisões estratégicas para a melhora constante do seu negócio.

Entre em contato com a gente para saber como os serviços de pesquisa podem ajudar sua empresa!

Leave a Reply

Your email address will not be published.