Reestruturação organizacional: porquê por em prática

Reestruturação organizacional: porquê por em prática

Cada empresa possui sua história e seus ideais, e suas estruturas representam isso. Algumas companhias podem passar anos sem precisar ou buscar uma reestruturação, enquanto outras estão sempre à procura de um modelo mais eficiente que possa lhe dar uma vantagem no mercado.

Passar por uma reestruturação organizacional faz parte da vida de muitas empresas, algumas em mais de uma ocasião, independente de seu tamanho. As motivações são múltiplas, e depende da empresa, a reestruturação pode vir por uma questão financeira, para sobreviver no mercado, por fatores externos, para se adaptar a novos tempos e tendências ou pela busca de melhores resultados.

Existem também alguns sinais que servem como indicadores de que pode ser hora de fazer uma mudança. Entre esses pontos de atenção, podemos citar problemas entre diferentes departamentos, insatisfação dos clientes, processos e projetos sem padronização e que acabam custando tempo e dinheiro para serem refeitos, empresa estagnada e funcionários desmotivados e desatualizados.

Qualquer que seja o motivo, é preciso analisar toda a estrutura de sua empresa antes de aplicar as medidas que vão modificar todas as áreas, processos e sistemas dela. Isso significa estudar os produtos e serviços, departamentos, espaços e equipamentos físicos e digitais, projetos e, claro, as pessoas.

Tudo isso é necessário por que a estrutura deve ser pensada como um ponto fundamental da empresa. A reestruturação visa exatamente realinhar esses alicerces para que, através da integração de todos os setores em busca do mesmo objetivo, a empresa esteja em uma situação ideal para alcançar seus objetivos e crescer.

Além disso, é preciso sempre estar atento aos rumos e novidades do mercado ao redor. Falamos sobre esses temas aqui em nosso blog, destacando as tendências do empreendedorismo para 2020 e também aplicativos que podem ajudar a gestão da sua empresa. Ter em mente o caminho que você quer traçar e ferramentas que auxiliam na visão empresarial são fatores que facilitam o processo de reestruturação.

Para auxiliar uma empresa que procura se reestruturar, os serviços de uma consultoria empresarial podem ser essenciais, trazendo um olhar externo para analisar a situação e oferecendo respostas. Confira aqui como a EJFGV pode lhe ajudar com a questão da reestruturação e entre em contato aqui.

Leave a Reply

Your email address will not be published.