ROI: uma métrica vital para o seu planejamento financeiro

ROI: uma métrica vital para o seu planejamento financeiro

O planejamento financeiro é essencial para qualquer negócio. O empreendedor sempre está preocupado em como investir seu dinheiro e quais retornos esperar e, para isso, existem várias métricas que podem ajudar nesse processo. Uma das mais essenciais delas é o ROI (return on investment). 

Mas o que exatamente é esse retorno, como calculá-lo e por que se dar esse trabalho? O nome é auto explicativo, o ROI é um indicador que permite que a empresa saiba se seus investimentos – como em mídia paga, treinamentos, eventos, infraestrutura e outros gastos, resultaram em perda ou ganho de dinheiro. 

O cálculo básico do ROI é simples: ROI = (Receita – Custo) / Custo. Por exemplo, imagine uma receita de 5000 com um custo de 800. Fazendo o cálculo, o resultado é 5,25, o que significa que o retorno sobre o investimento foi 5,25 vezes o investimento feito no período. 

Com esse valor é possível identificar quais investimentos valeram a pena e trouxeram bons resultados, apontando como ideias e estratégias específicas contribuem para o resultado final. 

A partir daí o próximo passo é buscar a otimização desses gastos para conseguir retornos ainda melhores. Na ótica oposta, ele também serve para apontar quais investimentos não valeram a pena e não trouxeram resultados tão bons assim, ajudando a eliminar procedimentos inefetivos e evitar desperdícios financeiros e de tempo.

Seu planejamento também pode ser impactado pelo ROI. A partir do momento que você pode enxergar com clareza os resultados, é possível planejar de forma mais objetiva as próximas ações e suas metas e quais os melhores caminhos de investimento.  

Por isso, é preciso que a empresa entenda o ROI, como a métrica influencia suas operações e o que ela significa dentro do contexto do mercado. Isso é feito traçando métricas e metas realistas e com o constante monitoramento, já que nada em seu planejamento e estratégia precisa ser fixo e pode ser modificado após uma análise aprofundada.

Para o planejamento da sua empresa, serviços de gestão financeira são essenciais e a EJFGV pode te ajudar com suas necessidades. Saiba mais clicando aqui

Através desses serviços é possível identificar outros aspectos importantes para o seu negócio, como o tempo de retorno dos investimentos, a sua saúde financeira, seu valor para venda e muitos outros fatores essenciais para a sua empresa.

Leave a Reply

Your email address will not be published.