Superando a quarentena: dicas para empresas combaterem a crise

Superando a quarentena: dicas para empresas combaterem a crise

A quarentena representa um desafio enorme para todos os setores da economia, em especial para pequenas e médias empresas. Já destacamos importantes temas aqui em nosso blog, como o home office e a organização de equipes, mas hoje vamos pensar um pouco mais na visão macro para uma empresa e o que você, enquanto empreendedor, pode fazer para superar essa crise.

Esse é o momento de repensar não só estratégias, mas todo o funcionamento da empresa. É preciso de criatividade e análise: reveja os custos, meça, controle e gerencie todos os aspectos do seu negócio. Isso não é apenas uma questão de economia, mas de encontrar algum diferencial que possa modificar ou aprimorar o seu modelo de negócios. A chave para superar esse período é ser adaptável.  

O digital, claro, é chave para esse momento. Se você já não investia tanto no marketing digital, vendas online e qualquer outra ferramenta tecnológica para para auxiliar a sua empresa, agora é o momento para investir nelas. Com isso você pode encontrar novas formas de aprimorar a eficiência dos processos e ganha também uma oportunidade para testar como um serviço presencial pode funcionar online, abrindo portas para o futuro da sua empresa.

Negocie e economize. Bancos estão abertos à negociação de dívidas e empréstimos e existem outros sistemas de suporte sendo criados e estabelecidos para auxiliar diferentes tipos de empresas. Mantenha-se atualizado e aproveite o que se aplicar ao seu negócio. Da mesma forma, contratos com fornecedores e outras empresas em geral também devem ser reavaliados. 

Para quem está com problemas de estoque parado, liquidações e promoções podem ser uma solução. Alinhe isso com a possibilidade da utilização de serviços de entrega e amplie as formas de pagamento para atrais mais clientes. Uma promoção também pode ser essencial para ganhar tração com o seu marketing digital e para as vendas online também. 

No final das contas, a sua empresa precisa que toda a equipe esteja mais alinhada ainda durante esse período. Um bom líder precisa entender a situação e se comprometer a cuidar dos colaboradores, não apenas liberando para home office aqueles que podem fazer o trabalho a distância, mas garantindo uma boa estrutura para isso. Caso o trabalho de casa não seja uma boa opção, evite aglomerar funcionários em um ambiente e crie escalas de trabalho. Vencer a pandemia ainda deve ser a prioridade de todos, e precisamos ter consciência disso. 

Esse também pode ser o momento de procurar uma consultoria empresarial para ajudar o seu negócio a navegar a crise. Para saber mais sobre a EJFGV e os serviços que oferecemos, clique aqui e entre em contato. 

Leave a Reply

Your email address will not be published.