Valuation: a necessidade de saber o valor da sua empresa

Valuation: a necessidade de saber o valor da sua empresa

Existem muitas formas de identificar e melhor posicionar a sua empresa no mercado, e umas delas é saber o valor do seu negócio. Para isso, um indicador essencial é o valuation, termo inglês que significa valorização. Aplicar corretamente esse dado é importantíssimo para o posicionamento, como falamos, e também para atrair investimentos e embasar diferentes movimentações da empresa. 

O principal objetivo desse conceito é identificar se o preço dos ativos estão baixos, corretos ou elevados. Dessa forma o investidor estará melhor informado em sua decisão de investimento em dada empresa. Ao mesmo tempo, o empreendedor também terá ciência dos valores o que lhe ajudará em negociações e lhe informará sobre a necessidade ou não de mudanças na empresa.

Para calcular corretamente esse indicador, se aplicam diversos métodos e técnicas de avaliação. Também é importante as particularidades de cada empresa, como histórico e outras variáveis, que influenciam no cálculo do valuation.

Já destacamos a importância desse indicador para decisões relacionadas a investimentos, mas saber corretamente os valores das empresas é necessária em outras situações. Isso inclui abertura de capital, liberação de financiamentos, definição de valores para fusão ou aquisição, gestão empresarial e projeções futuras. 

Para isso, existem três etapas gerais que auxiliam tanto grandes quanto pequenas empresas a identificar o valuation. A primeira é calcular o valor aproximado do fluxo de caixa para o futuro próximo, seguido por estipular uma taxa de desconto com base na bolsa de valores e identificando possíveis riscos de investimento e, finalmente, somar esses resultados aos valores presentes. 

Existem também muitas metodologias e variáveis nessa questão, temas que vamos abordar em artigos no futuro. No entanto, saber o valor da sua empresa é uma necessidade básica, que ajuda o empreendedor a estar bem preparado e ter uma visão ampla da sua empresa e do mercado, lhe dando estabilidade para tomadas de decisões.  

Dito isso, como o conceito de valuation é complexo e envolve uma série de análises e projeções, sua empresa precisa de um setor financeiro organizado. Também é interessante pensar em contratar os serviços e soluções oferecidas por consultorias como a EJFGV, para que os cálculos sejam realizados com a atenção e dedicação necessária.

Leave a Reply

Your email address will not be published.