Blog

O que é e como funciona Data Science?

Antigamente, as empresas reservavam uma sala apenas para arquivar seus dados. As informações existentes eram impressas e armazenadas em organizadores de arquivos.

Hoje, por outro lado, os dados das empresas são armazenados em nuvens virtuais. Dessa forma, o contato com esse material torna-se cada vez mais abstrato.

Por isso, hoje iremos apresentar Data Science, método de análise de dados existentes que as empresas cada vez mais usam, possibilitando, assim, previsões, descrições e tomadas de decisões. 

Continue a leitura para descobrir o que é e como funciona a ciência de dados e como ela pode ajudar você e sua empresa!

Como surgiu Data Science?

Na década de 90, houve uma verdadeira transformação no modo de armazenamento de dados.

Até então eram usados disquetes com disponibilidade de 1,4 megabytes de informação. Posteriormente começaram a utilizar a nuvem com capacidade de 4500 terabytes. 

Tendo em vista esse aumento de tamanho no armazenamento, não só as empresas, mas a sociedade como um todo começou a produzir uma enorme quantidade de dados, como jamais havia sido feito. 

Diante da imensidão de dados, as empresas certamente podem usá-los a seu favor, os revisitando, investigando e apurando.

Desse modo, surgiu a ciência de dados, o diferencial que está faltando para a sua empresa decolar!

Mas, afinal, o que é Data Science?

Data Science ou Ciência de Dados é o método que as empresas usam para analisar dados, desenvolver previsões e, consequentemente, facilitar as decisões de um administrador. 

Afinal, algo que aconteceu em um cenário de crise na década de 80 pode se repetir agora, mas somente uma empresa que conta com essa ciência em seus processos irá perceber essa problemática.  

Por ser uma área recente no mercado, ela se confunde em alguns momentos com outros ramos, como: inteligência artificial, big data e mineração de dados.

Quais as áreas envolvidas em Data Science?

A Data Science é um ramo que depende de outras áreas para sua existência, sendo elas:

Negócios: 

É necessário que o cientista de dados tenha um conhecimento bem preciso acerca da empresa em que trabalha, pois só assim conseguirá desenvolver uma análise condizente com a organização. 

Além disso, é importante que esse profissional conheça a área de gestão. 

Ciência da Computação: 

Para trabalhar com dados é necessário entender de programação e seus derivados, logo é imprescindível que esse profissional saiba com profundidade sobre computação. 

Estatística: 

Para executar uma análise de dados é preciso conhecer e saber aplicar a estatística que, nesse caso, funciona como uma ferramenta para obtenção de respostas do que está sendo investigado. 

Quer conhecer melhor as áreas em que Data Science oferece auxílio? Saiba neste texto.

Conheça o fluxo de trabalho em Data Science 

O trabalho do Cientista de Dados começa com uma problemática em seus processos ou resultados das operações da empresa.

Com base nisso, o cientista irá começar a apurar os dados e organizá-los, para, posteriormente, começar seu estudo. 

Após a apuração e organização desse material, o cientista entra no que é chamado de ciclo analítico, no qual ele utiliza estatística e matemática para obter respostas. 

Ao concluir a análise, o profissional deve elaborar uma apresentação dos resultados com gráficos e outros recursos informativos que facilitem o entendimento dos integrantes da empresa que não estão habituados com a linguagem específica dessa área. 

Qual a diferença entre Data Science e Data Analytics?

A Data Science é um termo mais amplo que se refere a análise de dados para gerar conhecimento e, desse modo, colaborar nas tomadas de decisões de uma empresa. 

Agora, Data Analytics é um setor Data Science responsável pela análise matemática dos dados e também pela perspectiva da gestão de um negócio e suas tendências.

Em outras palavras, é um ramo que se divide entre negócios e estatística. Dessa forma, é uma vertente fundamental para a Ciência de Dados. 

Quer conhecer um pouco mais sobre Data Analytics? Bastar acessar este link.

O que é o software Power BI?

O software Power Bi é um mecanismo que pode servir como um instrumento da Data Science, pois ele permite uma análise de dados de forma interativa

A partir dele é possível desenvolver uma apresentação envolvente e de fácil entendimento para todos da empresa. 

Conheça melhor o software Power BI  no material desenvolvido pela EJFGV. 

Já pensou em contratar um Cientista de Dados?

Data Science é fundamental para a organização e planejamento da sua empresa. 

Ela dará suporte para você realizar um planejamento para lidar e explorar os dados contidos na sua empresa, criar indicadores para o seu negócio e definir os objetivos de sua análise.

E para que tudo isso saia como o esperado, é preciso ser feito e planejado por quem entende do assunto. 

Lembre-se, a organização que possui um controle eficaz dos dados consegue tomar as melhores decisões.

A EJFGV é a primeira empresa júnior do país a contar com a célula de Data Science, a EJ Analytics, ferramenta de estudo de dados que pode realizar a demanda de análises em diferentes projetos.

Entre em contato e saiba como podemos ajudar você e seu negócio a crescer ainda mais no mercado.

Estamos te esperando! 

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress