O que é uma Consultoria Operacional

O que é uma Consultoria Operacional

A consultoria operacional compõe um dos principais ramos da consultoria estratégica – ao lado das consultorias mercadológica e financeira. Quando se trata de operações, a equipe de uma consultoria especializada nessa temática busca, sempre, entender com profundidade os processos da empresa para que, assim, identifique eventuais problemas e possa saná-los. Como há diversas variações entre os tipos de operações, de formas de organização e de funcionamento em uma empresa, a consultoria operacional sustenta-se com um vasto conjunto de ferramentas, usufruindo de melhores metodologias de acordo com a demanda do cliente. A procura por esse tipo de consultoria deve ser feita desde um caso em que se identifique um problema na operação até o caso em que se deseja otimizar a cadeia produtiva da empresa. Desse modo, em qualquer uma das circunstâncias, o objetivo final será resolver problemas para aumentar a produtividade e, consequentemente, os resultados do negócio.
Para atingir esse objetivo final, certos insumos devem ser obtidos. Com o início de um projeto com uma consultoria, a equipe alocada realiza uma imersão na empresa, composta por entrevistas com os proprietários e figuras estratégicas, observação das operações enquanto são executadas e reuniões com funcionários. Com essas informações coletadas, é possível produzir um mapa dos processos fidedigno com a realidade e, a partir desse mapa, identificar os gargalos e criar planos de ações para a resolução dos mesmos.

Sinais que indicam necessidade de uma Consultoria Operacional

Os principais motivos para a realização de uma consultoria operacional estão relacionados com a falta de conhecimento profundo dos processos da organização, não entendendo os motivos para a existência de algum gargalo, atividades com retrabalho ou oscilação na produtividade. Pensando nesses motivos, há sinais que se deve atentar para contratar um projeto do escopo operacional. Esses são:

  • Existência de problemas que acontecem na operação constantemente, mesmo que a equipe esteja executando suas determinadas funções
  • A existência de problemas sem uma solução clara
  • Expansão ou redução das operações de uma empresa, precisando de uma revisão em sua cadeia de valor
  • Oscilação frequente na qualidade da produção ou do serviço
  • Dificuldade em acompanhar e controlar a qualidade dos processos
  • Falhas no gerenciamento de estoque da empresa
  • Atingir o potencial completo que determinado negócio possui em suas operações
  • Carência de uma divisão clara das responsabilidades de cada membro da equipe
  • Entre outras situações que estão diretamente ligadas ao controle, monitoramento ou execução de processos em um negócio.

Caso algum desses sinais seja identificado, um projeto de escopo operacional poderá identificar com propriedade onde estão localizados os possíveis gargalos que geram inconsistências nos processos. Nesse contexto, por meio do entendimento completo do fluxograma da empresa e de oportunidades de otimização e de correção, os planos de ação são elaborados  visando guiar o cliente até a resolução de sua demanda inicial – e qualquer outra situação que os consultores considerem significativa a melhoria para permitir o desenvolvimento da organização. Por fim, vale ainda destacar que, acompanhado de um plano de ação personalizado para empresa, um projeto desse escopo engloba a operacionalização, complementando as soluções propostas na consultoria operacional, buscando torná-las, o máximo possível, implementáveis.

Os serviços de Consultoria Operacional prestados pela EJFGV

Diante de todos esses possíveis cenários em que se tornam necessários serviços de uma consultoria operacional, a EJFGV – a mais tradicional empresa júnior do Brasil, contando com todo o apoio da comunidade FGV – tem dentro de seu escopo diversas soluções para empresas de todos os portes. Utilizamos diversas ferramentas e metodologias que podem ser o diferencial para a logística da sua empresa, tornando sua organização mais efetiva e, consequentemente, lucrativa.

Primeiramente, realizamos o mapeamento dos processos da empresa. Por meio de entrevistas e visitas à empresa, os consultores são capazes de identificar todos os processos internos e traçá-los de uma forma visual e intuitiva. Dessa forma, é possível ter uma clareza acerca de onde são provenientes os gargalos que afetam a produtividade da organização. Tendo isso definido, partimos para a priorização dos gargalos, pela qual são definidos quais são os problemas que geram mais impactos no andamento dos processos e que custam mais caro para a empresa. 

Então, sabendo quais são os principais gargalos, desenvolvemos planos de ação – quais mudanças a gestão deve promover para eliminá-los – e um redesenho dos processos – o que deve mudar no mapeamento feito inicialmente para que as recomendações realmente sejam postas em prática. Em todos os projetos, também contamos com uma etapa de operacionalização, em que os consultores te auxiliam a dar os primeiros passos na aplicação dos planos  de ação, tornando-os mais tangíveis, além de coletarem feedbacks para possíveis adaptações nos planos desenvolvidos. 

Além disso, quando se trata de uma empresa em formação, também atuamos na estruturação de seus processos iniciais. Em casos assim, realizamos diversos benchmarks para identificar quais são os modelos de gestão mais utilizados por empresas do ramo e quais são os possíveis diferenciais a serem implementados. Assim, estruturamos o fluxograma dos processos em seu formato inicial, juntamente com a divisão de áreas internas, de forma que a empresa consiga iniciar sua operação da forma mais efetiva possível. 

Outro serviço com uma crescente demanda é a de análise de Supply Chain, ou Cadeia de Suprimentos. Ela mostra todo o caminho que os produtos de uma empresa percorrem desde os fornecedores iniciais até chegarem ao consumidor final. A análise consiste em identificar quais são os principais riscos nesse percurso e como minimizá-los. Ter total controle do Supply Chain da sua empresa é essencial para que tudo continue correndo com fluidez. 

Também temos serviços relacionados à organização dos funcionários da sua empresa. Como são eles que estarão realizando os processos, é necessário que todos estejam bem organizados para que a operação seja eficiente. Por meio da Matriz de Responsabilidades, delimitamos quais são as funções de cada membro da organização para cada atividade listada no mapeamento, de forma que todos sempre saibam o que devem fazer. Com os Jobs Descriptions, definimos com mais detalhes os encargos de cada cargo e as competências necessárias para ele, facilitando o acompanhamento de desempenho e contratações futuras. 

Por fim, sabemos que, para todo gestor ter uma compreensão de como estão os processos da sua empresa, são necessários indicadores confiáveis de diferentes tipos. Para isso, nossos consultores elaboram indicadores operacionais a serem acompanhados, juntamente com uma planilha automatizada para que eles sejam atualizados constantemente. Visando a uma fácil visualização, também estruturamos dashboards pela plataforma Power BI da Microsoft.

Esses serviços são os mais comuns dentro do nosso escopo operacional atualmente. Porém, nosso time, com o apoio de professores da FGV e de consultores seniores de nossas consultorias parceiras, estão sempre buscando trazer inovações.

Entre em contato com a EJFGV!

Caso você tenha se interessado ou tenha sentido a necessidade de uma consultoria operacional para aumentar a produtividade da sua empresa, entre em contato com nossa equipe de comercial para realizar uma reunião diagnóstica gratuita e sem compromisso. 

Ademais, caso não tenha identificado a necessidade de uma consultoria operacional, mas tenha interesse em algum de nossos escopos de atuação, entre em contato conosco, pois podemos antecipar a resolução de um problema ainda não percebido em sua empresa. 
Faça um projeto com a EJFGV e transforme a sua realidade e o futuro do seu negócio!

Leave a Reply

Your email address will not be published.