Projeção financeira: 5 passos para calcular

Uma projeção financeira é a previsão do quadro econômico da sua empresa que engloba todos os aspectos, como receita, balanço geral e movimentação de caixa.

Essa análise é uma ferramenta de gestão importante para o planejamento interno e até mesmo para o relacionamento e conquista de investidores, servindo como uma base sólida que te ajuda a vender suas ideias.

Nesse artigo, vamos destrinchar esse conceito e te mostrar os principais passos para realizar o cálculo.

Quer saber mais? Continue sua leitura.

O que é a projeção financeira?

A projeção financeira é uma previsão econômica que calcula as receitas e despesas de uma empresa dentro de determinado período, através de análises periódicas.

Essas análises englobam históricos e informações internas, que são combinadas a fatores mercadológicos externos. Algumas das informações consideradas são:

  • Despesas;
  • Saldo;
  • Fluxo de caixa;
  • Transações diárias;
  • Histórico de vendas;
  • Capacidade produtiva;
  • Comportamento de mercado;
  • Sazonalidade de vendas.

Quais os tipos de projeção financeira?

A classificação dos modelos de projeção financeira depende da periodicidade das análises realizadas, que se dividem em três principais:

A curto prazo

Aqui, as previsões são feitas para o ano e os cálculos são feitos mensalmente.

Esse caso é mais escolhido para prestação de contas com acionistas e investidores, além de gerenciar a situação do caixa e planejar novas negociações.

A médio prazo

Já a projeção de médio prazo conta com informações mensais e é feita para três anos, mostrando o crescimento da empresa nesse período. Idealmente, uma revisão é feita a cada seis meses para manter a assertividade.

Esse caso é muito usado para avaliar a necessidade de novos investimentos, além de servir como base para planos de negócio e carreira.

A longo prazo

Por fim, a projeção a longo prazo utiliza de informações anuais para prever os próximos cinco anos, além de, em alguns casos, contar com revisões anuais. 

Essa escolha geralmente é feita quando se busca uma perspectiva mais ampla das possibilidades de crescimento daquela empresa e dos cenários nos quais ela está ou pode estar inserida.

Quais os benefícios de uma projeção financeira?

Como já vimos, as projeções oferecem uma visão da situação empresarial em cenários futuros, o que permite uma avaliação crítica seguida de planos de ação estratégicos e antecipados.

Além disso, as revisões permitem um monitoramento contínuo dessa situação e dos resultados das estratégias aplicadas, possibilitando uma otimização em tempo real.

Como consequência, essa metodologia contribui para redução significativa de prejuízos e para o aumento da produtividade do negócio como um todo.

Projeção financeira e previsão de fluxo de caixa

Um fator importante para aumentar a assertividade da sua projeção é a previsão de lucratividade, feita através da análise de vendas e despesas.

Nesse caso, todos os detalhes devem ser considerados – como custo por produto, média de vendas, custo por venda, gastos fixos e previsíveis, entre outros -, inclusive o DRE da empresa.

Mais adiante, veremos outras dicas que podem ajudar para um cálculo assertivo.

Os 5 passos da projeção financeira

Para manter um controle adequado dos gastos e obter resultados precisos que auxiliem de fato na tomada de decisões, existem algumas etapas essenciais a se seguir

Veja só:

  1. Estudo do histórico de receitas

A melhor maneira de se basear em dados confiáveis é partindo de informações que você já tem, como seu histórico financeiro. 

É ideal que você colete dados de pelo menos um ano para construir uma previsão mais condizente com a realidade.

  1. Listagem de custos e despesas

Outra organização importante é a dos custos frequentes que você tem. Para isso, uma boa é separá-los entre fixos e variáveis.

Os gastos fixos são todos aqueles que não dependem da atividade empresarial naquele período, como contas, aluguel, salário da equipe, etc.

Já os gastos variáveis são aqueles que mudam de acordo com a performance do negócio, seja ela no sentido de vendas ou produção, como comissões, matéria prima, impostos sobre faturamento, entre outros.

  1. Análise do fluxo de caixa

O fluxo de caixa representa a relação entre o que entra e sai no caixa, e deverá servir como base para análise da situação atual e, da mesma forma que pode ser estudado, ele também pode ser previsto.

Deve-se compreender, a princípio, que esse fator é diretamente proporcional à capacidade de cumprimento de obrigações financeiras do negócio. Assim, é possível entender em quais períodos novos investimentos podem ser aplicados.

  1. Análise do ponto de equilíbrio

Durante a projeção, é importante levar em conta o ponto de equilíbrio financeiro do seu negócio, que representa o momento em que não há lucro nem prejuízo e, portanto, deverá corresponder ao faturamento mínimo.

  1. Acompanhamento das projeções

Como dissemos anteriormente, revisões periódicas são sempre recomendadas durante as projeções. 

Isso porque os cálculos devem ser comparados a resultados reais para que a eficácia seja comprovada e as falhas sejam identificadas. Isso permite que você continue trabalhando com base em dados e não seja pego de surpresa no futuro.

Dicas para uma boa projeção financeira

Para que suas análises sejam ainda mais assertivas, vale a pena observar alguns pontos, como o balanço patrimonial. Esse fator representa o valor líquido da empresa, o que pode torná-lo um bom auxiliar.

Além disso, é importante não ser muito otimista em suas previsões e planos de ação. Lembre-se de que, aqui, devemos trabalhar com dados concretos que tem como base as possibilidades do negócio e o comportamento do mercado. Alguns exageros podem vir a prejudicar o orçamento no futuro.

Planejamento financeiro de acordo com a sua realidade

Falamos muito sobre como é importante manter os pés no chão e trabalhar com dados para lidar com a saúde financeira do seu negócio.

Contudo, também é fundamental dar ouvidos às suas ideias e pensar nas formas mais adequadas de investir e crescer no mercado. 

Na EJFGV, os projetos financeiros contam com alinhamento constante com o cliente, para que tanto as expectativas quanto a realidade estejam sempre em equilíbrio, garantindo um melhor resultado. Para saber como podemos ajudar no crescimento do seu negócio, confira nossas soluções financeiras.

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira outros conteúdos