Crescer do jeito certo: o que você precisa saber sobre expansão de negócios

Crescer do jeito certo: o que você precisa saber sobre expansão de negócios

Um dos passos mais importantes que uma empresa pode dar é a expansão de seus negócios. A expansão aumenta as possibilidades de sobrevivência em um mercado cada vez mais competitivo, além de potencialmente aumentar sua fatia de mercado e seu lucro. Porém, não são todas as empresas que atingem um patamar que possibilita essa decisão, e por isso, é importante que a expansão seja muito bem planejada para que tenha altas chances de sucesso.

Um projeto mal feito ou mal executado pode causar não só a falha da expansão, mas ameaçar toda a operação já existente da empresa.

De início, um projeto de expansão é bem similar a um projeto inicial de abertura de um negócio, já que são processos relativamente parecidos. É necessário estabelecer e traçar quais os passos práticos para a execução dessa expansão, e estabelecer metas e prioridades. Nessa fase, também é importante calcular os riscos que podem vir a ameaçar essa expansão, e pensar em maneiras de evitá-los ou resolvê-los. Análises de mercado, de cenários atuais e passados também são importantes, e ajudam a manter as expectativas em níveis realistas.

Com todos os passos traçados, é hora de pensar em um orçamento. Nessa fase, a boa dose de realismo continua a ser essencial, para não deixar que a vontade de expandir afete negativamente a saúde financeira do seu negócio. Analise todos os fatores financeiros da empresa atual e todas as projeções para a expansão, incluindo os imprevistos mais possíveis. Essa avaliação, além de importante para a expansão, pode ser de grande ajuda para a operação já existente, possibilitando que sejam detectados onde estão os erros e acertos em suas decisões financeiras, evitando falhas futuras.

Ao iniciar o processo de expansão, existem cuidados que precisam ser tomados, principalmente nos fatores gestão e foco. Na gestão, é importante lembrar que quanto maior e mais produtiva uma empresa é, mais complexa é sua gestão. A resolução desse fator vem na forma da contratação ou capacitação de gestores melhores (e não necessariamente no aumento do número deles). Quando se trata de foco, é imprescindível tomar cuidado para que os produtos e operações atuais não sofram nenhuma perda de qualidade e eficiência com essa expansão – já que isso pode custar clientes fiéis e até mesmo perda de credibilidade no mercado.

A expansão de uma empresa tem como principal objetivo mais do que apenas o aumento de lucro: ela pode ser fundamental na longevidade do negócio, expandindo possibilidades e oportunidades.

Os Serviços Estratégicos da EJFGV são ideais para as empresas que estão com planos de expandir seus negócios. Nossos projetos personalizados são exatamente o que a sua empresa precisa para crescer.

Leave a Reply

Your email address will not be published.