Desafios do empreendedor: como driblar os obstáculos?

Desafios do empreendedor: como driblar os obstáculos?

Você é/quer ser um empreendedor? Se a sua resposta for sim, já pensou em quantos obstáculos precisa passar para conquistar os seus objetivos? Não é preciso se esforçar demais para pensar em todos os desafios do empreendedor, que precisam ser enfrentados, especialmente no Brasil.

Quando você já é dono do seu próprio negócio, sua empresa já está “rodando” e já passou da fase de prototipação e teste da ideia, os riscos são ainda maiores. Afinal, ter uma empresa envolve um grande ciclo de pessoas, como funcionários, fornecedores e clientes.

Identificar e prever quais são os problemas que podem ser enfrentados é essencial para a criação de estratégias de como se preparar, ou contornar, para quando eles surgirem. Visando isso, a Endevor realizou uma pesquisa com quase 1.000 empreendedores que resultou em uma lista com os 10 maiores desafios dos empreendedores. Aqui em nosso blog, vamos mostrar algumas possíveis soluções para quatro desses desafios.

 

1- Gestão financeira

Não é à toa que gerir as finanças é considerado um dos grandes desafios do empreendedor. A falta de conhecimento em finanças – que muitos consideram uma matéria que deveria estar presente na grade escolar – e a correria do empresário que precisa estar sempre atento a todas as áreas do seu negócio, aumenta a complexidade do cenário. Em anos de crise, lidar com o capital da empresa torna-se ainda mais desafiador, já que existem mais impostos, juros e inflação para se levar em conta

Para contornar esse problema, é preciso levar em consideração dois aspectos:

  • Nenhuma pessoa sabe tudo! E não é o acúmulo de habilidades ou conhecimentos que tornarão sua empresa um sucesso. O diferencial é escolher as pessoas certas para as funções certas. Dessa forma, ter um profissional da área de finanças poderá apoiar a rotina financeira do seu negócio.
  • Estruturar a área financeira de uma empresa é fundamental. Para isso, planejamento financeiro e fluxo de caixa são algumas das ferramentas que descomplicam o uso do dinheiro na empresa.

Tem dúvidas sobre o que é fluxo de caixa? Clique aqui para ler mais sobre o assunto.

 

2- Marketing e vendas

Dentro da área de marketing e vendas, a satisfação do cliente e o trabalho de divulgação são apontados como os maiores desafios do empreendedor. A falta de estratégias, processos e pesquisa junto aos consumidores, dificultam ainda mais o trabalho na área.

Nela, não é necessariamente preciso ter uma grande área interna para resolver os desafios. O que é realmente necessário é a construção de uma estratégia. Ela deve ser baseada em análises de dados e mercado. Assim, é possível atrair, efetivamente, mais consumidores e deixá-los satisfeitos. Para conseguir isso, pode-se contar com empresas de consultoria e agências de comunicação.

“A consultoria consegue, através das técnicas e plataformas usadas nas pesquisas e análises de mercado, ter uma visão muito mais ampla do negócio. É comum que, apesar do gestor entender sobre seu ramo, não conseguir fazer uma análise fria e comparativa do que sua empresa está fazendo em relação aos concorrentes.”, afirmou Lucca, Diretor de Projetos da EJFGV.

 

3- Operações e processos

Sua empresa já possui os processos mapeados? Não?! Então, é hora de começar a considerar essa ferramenta. Isso porque, através dela, é possível identificar os gaps, padronizar a qualidade e otimizar os recursos.

Empresas que vendem produtos – em vez de serviços – ainda precisam levar em consideração toda a área de produção e logística. Isso quer dizer que datas de validade, canais de distribuição e captação de matéria-prima são algumas, dentre tantas outras, variáveis que influenciam a rotina da empresa.

Mapear e otimizar os processos cria indicadores, tornando essa ferramenta a mais recomendada. Quer saber mais? Clique aqui para conhecer o que é feito no serviço Operacional da EJFGV.

 

4- Estratégia

Quando tratamos a estratégia como um dos desafios do empreendedor, pode parecer algo muito genérico. Porém, alguns sub-desafios foram apontados na pesquisa:

  • Dificuldade na expansão e estratégia de crescimento;
  • Estratégia para novos produtos e segmento;
  • Falta de foco e visão de médio a longo prazo;
  • Falhas de implementação e estratégia;
  • Gestão e desdobramento das metas.

Tudo isso pode ser facilitado com um planejamento estratégico em mãos. Através dele, é possível entender melhor o mercado, identificar as oportunidades de crescimento, ter clareza dos objetivos e os caminhos para alcançá-los e a mensuração dos resultados.

O Diretor de Projetos da EJFGV, quando questionado sobre qual o diferencial de uma consultoria para a elaboração de estratégias, ele afirmou: “Por conta da expertise da consultoria, é possível criar uma estratégia muito mais personalizada para cada empresa. Como consequência, o empreendedor não se planeja para atingir todo o mercado, porque já entende quais nichos podem não aderir seu produto ou serviço, e já possui sinalizado quais são as ações necessárias para atingir a parcela do mercado que efetivamente irá aderir o que está sendo ofertado.”

 

Se identificou com algum dos desafios listados aqui? Pois nós da EJFGV possuímos serviços que facilitam a vida do empreendedor em todos esses pontos! Clique aqui e entre em contato para agendar um diagnóstico gratuito.

Leave a Reply

Your email address will not be published.