Com os dias cada vez mais corridos e com cada vez mais demandas, a organização tornou-se fundamental.
Não só nos negócios como também no cotidiano, estar em um ambiente organizado é sinônimo de produtividade, economia de tempo e, em certos casos, economia de gastos.
Quando a organização envolve dinheiro, o Brasil deixa um pouco a desejar. De acordo com uma pesquisa feita pelo Serasa, marca de análises para decisões de crédito, em 2019, apenas 41% dos brasileiros consideram-se organizados financeiramente.
Como empreendedor este tipo de organização não pode faltar em sua jornada empresarial.
Por isso, explicaremos neste texto tudo o que você precisa saber sobre estrutura organizacional de uma empresa para nenhum de seus assuntos, incluindo os financeiros, saiam do seu controle.
Continue a leitura!
Por que utilizar a estrutura organizacional?
Quando uma empresa possui uma boa estrutura organizacional, isso é nítido tanto para quem trabalha nela quanto para quem a consome. Essas empresas conquistam facilmente uma equipe mais produtiva, além de gerar valor aos clientes e possíveis investidores.
Tudo parte do pressuposto de que há um planejamento interno muito bem estruturado.
Todas as ações tomadas por um empreendedor precisam ser pensadas e a estrutura organizacional de sua empresa mostra o quão planejado é aquele investimento.
O verdadeiro foco da estrutura organizacional é arquitetar setor a setor de uma empresa para que eles possam desempenhar suas funções da melhor forma possível contribuindo em prol das metas da empresa.
Quando se estabelece uma boa estrutura organizacional, é possível obter uma melhor identificação das tarefas, melhor gestão de tempo, boa organização de funções e responsabilidades, medidas de desempenho que reflitam o progresso em relação aos objetivos, entre outros.
Afinal, o que é a estrutura organizacional?
A estrutura organizacional de uma empresa pode ser definida como o agrupamento de atividades e recursos que visam o alcance dos resultados desejados.
Levando em consideração o estilo da empresa e o nicho de mercado no qual ela está inserida, este tipo de organizaçãol visa dividir os cargos em diferentes níveis, setores e tarefas, simplificando funções.
Em uma versão mais simplificada, estrutura organizacional é a forma como o gestor colocará cada de um de seus colaboradores em posições onde suas qualificações possam ser aproveitadas da melhor maneira possível.
Pontos de uma boa estrutura organizacional
Para seu maior aproveitamento e funcionalidade, a estrutura organizacional deve ser aprimorada e aprofundada com o uso de outras ferramentas de organização e planejamento.
Podemos citar como exemplo de fatores que englobam uma boa estrutura organizacional:
Mapeamento de processos
Após alocar a equipe em cada cargo é preciso definir o que cada um fará em sua posição. O mapeamento de processos pode ser um excelente aliado para esse momento.
Mapear os processos nada mais é do que dar a eles uma representação gráfica de suas funcionalidades, deixando de uma forma visível e de fácil entendimento todas as etapas a serem cumpridas dentro da sua função.
Desta forma, a produção consegue seguir de forma ágil, uma vez que a forma visual da execução do processo não gera dúvidas.
Podemos citar também como vantagem a padronização dos produtos. Se todos naquele setor seguirem o mesmo mapeamento de processos, todos os produtos estarão no mesmo padrão de qualidade.
Cadeia de valor
A cadeia de valor é uma ferramenta criada para gerenciar processos e pode mudar a estrutura organizacional de uma empresa.
Não basta apenas mapear um processo, é preciso também gerenciá-lo. É através da cadeia de valor que poderemos observar as atividades realizadas para empresa e através disso gerar valor para o cliente.
A cadeia de valor favorece as empresas em caráter competitivo ao fortalecer as ligações entre as atividades, gerando lucros e acertos incisivos.
Para entender de uma forma mais simplificada o termo, podemos explicá-lo da seguinte forma:
- Cadeia: uma série de elos ligados como em uma corrente.
- Valor: percepção dada pelos clientes em relação ao custo-benefício do produto ou serviço prestado.
Diferentes tipos de estrutura organizacional
Dentro do mundo dos negócios você certamente já deve ter se deparado com a expressão “empresa vertical” ou “empresa horizontal”. Esses termos se referem à estrutura organizacional de uma empresa.
Chamamos de empresa vertical aquelas que seguem uma divisão hierárquica de seus cargos muito bem definida, sendo o CEO o topo da estrutura e seguindo os cargos de acordo com seu status na empresa.
Já as empresas horizontais optam por uma integralização na sua forma de organizar os cargos. Nela existe uma maior flexibilidade e informalidade, com maior autonomia dos funcionários para tomada de decisões.
Para decidir qual metodologia pode ser melhor e mais adequada para a sua empresa, é necessário estudar os tipos de estrutura organizacional dentro dessas ramificações e decidir qual se encaixa melhor na realidade da sua empresa.
Estrutura funcional
Criada pelo pai da teoria clássica da administração Henri Fayol, é mais indicada para empresas pequenas, que estejam no seu início.
Suas principais características são a autoridade funcional ou dividida, comunicação direta e descentralização na tomada de decisões.
As vantagens da estrutura funcional são a promoção do aperfeiçoamento, facilidade na especialização quando se trata dos esquadrões superiores, facilidade de trabalho de equipe, maior flexibilidade de adaptação e valorização de especialistas.
Estrutura Linear
Possui uma estrutura pouco complexa e é também muito vista em empresas de pequeno porte.
Caracteriza-se na autoridade centralizada na mão do chefe, proprietário ou diretor, onde cada unidade de trabalho executa tarefas específicas e bem definidas e o fluxo de comunicação geralmente tem fluxo descendente.
Suas vantagens estão na autoridade única, na sua simplicidade e economia, na facilidade de dinâmica entre mando e disciplina e na clara delimitação de responsabilidade e autoridade.
Estrutura multidivisional
Indicado para empresas onde existem modelos mais extensos de processos , como em grandes empresas ou empresas em ascensão, segue o modelo de estratégia horizontal onde todos os departamentos agem de forma independente.
Podemos apontar como característica sua comunicação fluida que permite soluções rápidas e um trabalho em equipe efetivo e com maior integração.
Além disso, podemos citar como vantagens o sentimento de pertencimento provocado por essa estrutura, a desburocratização dos processos e a aproximação com o cliente.
Invista
A organização estrutural é um dos primeiros passos a serem tomados quando pensamos em uma empresa de sucesso que almeja o crescimento constante, porém, como observado ao longo do texto, existem vários pontos e processos que não devem ser negligenciados.
Para que sua empresa esteja de fato com a estrutura bem organizada, é indicado o auxílio de um profissional que entenda da área.
Nós da EJFGV ajudamos diversas empresas a crescerem e a consolidar seu nome no mercado. Entre em contato conosco e descubra como podemos ajudar você e o seu empreendimento!
0 comentário