Conquistar espaço no mercado tem se tornado cada vez mais difícil. A cada dia surgem novas empresas, com ideias e propostas que podem ser muito familiares a sua.
A essas empresas denominamos concorrência, e, mais do que disputar público com o seu negócio, ela pode servir como uma excelente ferramenta de estudos, através de uma análise de concorrência.
A análise de concorrência visa estudar o nicho empresarial de uma empresa, a fim de descobrir quais tendências os concorrentes estão seguindo e até uma análise quantitativa dos possíveis concorrentes por nicho de mercado.
Por isso, estar atento a essa análise é muito importante, tanto para quem já está no mercado quanto para quem pretende iniciar seu negócio.
Separamos neste texto informações valiosas sobre a análise de concorrência e como ela pode estar presente em sua empresa.
Continue a leitura!
Para que serve a análise de concorrência?
A resposta é bastante simples: para garantir que a sua empresa seja sempre aquela a oferecer a melhor solução e as melhores condições para os clientes.
A análise de concorrência permite criar estratégias e implementar mudanças que serão capazes de incrementar as suas vendas, impulsionar o seu faturamento e posicionar melhor a sua marca em um determinado mercado.
Além disso, a tomada de decisão ganha mais informações e recursos para ser executada com assertividade, garantindo menores riscos.
Saber as medidas que a concorrência vem adotando também pode servir como base de inovação ao seu negócio, oferecendo algo que o público não encontre nas outras marcas.
O que deve ser levado em consideração?
O ideal é que essa análise seja feita por um especialista que entenda sobre o assunto.
Entretanto, também é importante que você se atente a alguns pontos que a envolvem e que irão ajudar sua empresa.
São eles:
- 1 – Definição de objetivos claros
Todo tipo de pesquisa necessita de um objetivo e, quanto mais claro for o seu, melhor será para atingir um resultado assertivo.
Estabeleça suas prioridades. O tempo perdido com pesquisas que não tem sentido para a realidade de sua empresa pode representar dinheiro perdido.
Sabendo o que quer com a pesquisa, você terá um norte sobre o estudo a ser realizado, dando diretrizes sobre o tipo de informações que devem ser coletadas e sobre quais devem ser as linhas de conclusões a serem apresentadas.
- 2 – Escolha de critérios
Crie formulários apenas com o que será realmente relevante para o atingimento do objetivo, não mais do que isso.
Caso contrário, é grande o risco de o estudo demorar mais tempo a ser produzido e, enquanto isso, a sua empresa perder importantes oportunidades comerciais.
Alguns dos critérios mais utilizados são os dados sobre a fundação e gestão, número de funcionários, faturamento no último ano e principais produtos e serviços.
- 3 – Identificação do método de coleta
Para que a análise de concorrência ocorra, é necessário coletar os dados sobre os seus concorrentes.
Nesse momento vários métodos podem ser utilizados, porém, é preciso escolher o mais viável e ágil para a sua empresa.
Você pode optar por colher esses dados em forma de formulários preenchidos por seus clientes ou por pessoas interceptadas nas áreas comerciais, ou até mesmo frequentando a empresa concorrente.
É importante lembrar que o tempo gasto com essa etapa não deve ser extenso, uma vez que o mercado muda com rapidez e seus dados podem ser desatualizados com facilidade.
- 4 – Análise e interpretação dos dados
Por fim, os dados recolhidos devem ser consolidados em um estudo claro a ser apresentado a todas as áreas interessadas da empresa.
Muito além da área comercial, a análise de concorrência deve chegar aos departamentos Financeiro, Marketing e até Recursos Humanos, que podem elaborar treinamentos e benefícios para vendedores que os incentivem a vender mais.
Utilize bem os dados
Após realizar sua pesquisa, é importante traçar um plano de ação que traga estratégias que o deixem à frente de sua concorrência.
Tanto para realizar quanto para trazer inovações para a sua empresa, conte com a ajuda de profissionais adequados que extraiam todos os insumos possíveis do material coletado e possam ajudar para que sua empresa aprenda através de seus concorrentes.
A EJFGV conta com serviços de pesquisa e análise de concorrência, juntamente de planejamentos estratégicos que já ajudaram diversas empresas a expandirem seus negócios.
Entre em contato conosco e saiba como!
0 comentário