Você quer saber o quanto a sua empresa é inovadora? A partir do método de Diagnóstico da Organização Inovadora é possível descobrir isso.
Resumidamente, o Diagnóstico da Organização Inovadora é uma ferramenta que torna possível fazer uma análise dos pontos fortes e encontrar espaços que necessitam de melhorias em uma empresa, auxiliando a mensurar resultados e possibilitando a construção de objetivos estratégicos.
Ele necessita ser prático, imparcial e objetivo em ordem de conseguir os resultados precisos para promover a capacidade inovadora de sua empresa.
Quer saber mais sobre o que é e como ele funciona? Continue a leitura.
O que é um diagnóstico da organização inovadora?
O método de diagnóstico da inovação é constantemente comparado com a relação de um paciente que busca um médico por ajuda, mas por quê? Bom, esse diagnóstico se equivale a um check-up médico, mas para empresas, em que se recorre a alguém ou algo para avaliar a saúde, se há irregularidades, identificar possíveis problemas e minimizá-los.
Desse modo, com essa ferramenta é possível analisar a empresa como um todo e descobrir quais áreas estão mais produtivas e organizadas e quais requerem uma melhoria. De forma prática, rápida e simples ela avalia o nível de inovação nos mais diversos setores e portes.
O diagnóstico da organização inovadora foi designado para atender demandas específicas, desde startups até empresas de pequeno a grande porte. É um sistema flexível que avalia de que forma seus sistemas, modelos e processos impulsionam a inovação. A partir desse diagnóstico é factível a criação de um Plano Corporativo de Inovação.
O Q.D.I avalia quatro macro dimensões da gestão estratégica da inovação: Inovação Organizacional, Inovação Tecnológica, Inovação Cooperativa e Inovação Competitiva. Além dessas dimensões, são analisados por intermédio de perguntas que geram insights para a empresa analisar. A partir desse processo é possível a criação do Plano Corporativo de Inovação e que o gestor defina estratégias visto que as áreas que estão demandando atenção foram encontradas.
Como fazer um diagnóstico da organização inovadora?
Pode-se dividir o diagnóstico em quatro etapas: Coleta de Informações, Análise de dados, Identificação de problemas e Intervenção.
- Coleta de Informações:
Corresponde a um questionário que abrange diversos setores da empresa que tem como objetivo coletar dados sobre as atividades desempenhadas pelos profissionais.
Essas pesquisas podem ser feitas também através dos feedbacks, ou também por meio de líderes de equipe que são instruídos a observar e fazer anotações sobre o comportamento dos colaboradores.
- Análise de dados:
Coletar informações e não fazer nada a respeito sobre as respostas é a mesma coisa que nada, é imprescindível a análise e organização dos resultados da primeira etapa.
Atualmente, muitas empresas contam com os meios tecnológicos para uma melhor organização de informações.
- Identificação do problema:
Depois da coleta e análise de dados, facilmente se obtém um diagnóstico dos problemas e possibilitam a análise das forças e fraquezas da empresa. Resta para a empresa definir a melhor forma de analisar e definir essas novas informações.
- Intervenção:
A intervenção é o momento em que as soluções e resultados finais devem ser apresentados. É o momento de trabalhar estrategicamente para corrigir os problemas e potencializar os pontos fortes.
Quais seriam os benefícios de realizar um diagnóstico da organização inovadora?
- Identificar e solucionar os pontos onde estão os problemas
Com o diagnóstico é possível identificar a raiz dos problemas e quais precisam de uma maior atenção para proporcionar o crescimento da empresa, facilitando a direção do planejamento de estratégias.
A partir do diagnóstico e consequentemente a identificação de problemas, é possível finalmente solucioná-los.
- Constatar o nível de maturidade da empresa
Todas as empresas têm um certo nível de maturidade, elas são definidas por sua solidez no mercado e capacidade de resolução de problemas internos. Com base nos resultados obtidos pelo diagnóstico organizacional, é possível determinar o nível de maturidade de uma empresa.
Esse nível de maturidade pode agir diretamente sobre o clima organizacional, influenciando os resultados da empresa.
- Avaliar a visão empresarial
Baseado no diagnóstico da organização inovadora, pode-se ter uma visão do desempenho da empresa, se ela está seguindo e cumprindo os objetivos estabelecidos.
Consequentemente oportuniza a organização de planos para uma ação que corresponda ao que está sendo esperado da empresa. Como podemos notar, uma coisa influencia a outra, a avaliação da visão empresarial influencia no estabelecimento dos pontos fortes e fracos.
- Estabelecer os pontos fortes e fracos da organização
É indispensável ter noção dos pontos fracos e fortes da sua empresa, tendo consciência desses pontos, é possível traçar um bom plano estratégico de inovação.
A identificação dos pontos fracos possibilita trabalhar em soluções para minimizá-lo, enquanto para pontos fortes, traçar estrategicamente meios de aprimorá-los e inova-los.
Saber trabalhar bem com o que te destaca e te enfraquece pode ser o diferencial da sua empresa.
- Melhora o clima organizacional
Apesar do diagnóstico da organização inovadora ser voltado para o externo da sua organização, ele também possibilita a análise interna da organização.
Às vezes não notamos, mas muitos problemas como de produtividade e qualidade, são gerados por um clima organizacional ruim.
As consequências disso podem prejudicar severamente os resultados da empresa em múltiplos aspectos, como queda de produtividade, alto índice de erros.
Com a análise do diagnóstico, que deve ser feito regularmente, o RH tem oportunidade de executar as medidas devidas para um comportamento agradável dos colaboradores da empresa, em que eles se mostram eficientes e determinados.
0 comentário