Usando a Metodologia 5s para guiar operações na sua empresa

Metodologia 5S é uma filosofia japonesa de gestão empresarial para implantação da qualidade total, que visa motivar e conscientizar toda a empresa a ter um ambiente de trabalho limpo, organizado, ágil, produtivo e seguro.

A metodologia 5S pode ser aplicada em qualquer negócio, independentemente da área de atuação da empresa ou do tamanho dela no mercado.

Essa metodologia se baseia na aplicação de 5 princípios japoneses:

  • Seiri (Utilização)
  • Seiton (Organização)
  • Seisou (Limpeza)
  • Seiketsu (Padronização)
  • Shitsuke (Disciplina)

A metodologia 5S é um sistema de fácil implementação e alcança desde níveis operacionais até níveis estratégicos dentro da organização. Considerando o investimento para implementar essa tática, é possível dizer que a relação custo-benefício vale muito a pena. Entenda melhor abaixo como isso acontece.

Como a Metodologia 5S pode ajudar sua empresa?

Compreendendo a metodologia 5S mais a fundo, fica muito claro como ela pode colaborar com as estratégias da sua empresa, principalmente para a equipe que realiza a gestão de pessoas.

Esse programa tem a função de otimizar o trabalho em todos os setores da empresa e isso acaba promovendo uma cultura empresarial mais integrada e organizada

Ao investir em metodologia 5S, o setor de Recursos Humanos tem como resultado:

  • Adequação à localização dos setores, otimizando a comunicação interna e o fluxo de informações entre eles;
  • Contribuição para um ambiente de trabalho mais agradável e saudável;
  • Investimento na satisfação de funcionários;
  • Redução dos níveis de sobrecarga no trabalho;
  • Redução das chances de acidentes no trabalho;
  • Engajamento entre as equipes internas;
  • Otimização das tarefas operacionais.

Metodologia 5s na prática

O nome “5s” faz referência a cinco conceitos da língua japonesa, que são: Seiri, Seiton, Seisou, Seiketsu e Shitsuke. No português, eles são conhecidos como 5 Sensos, e você vai entender melhor sobre cada um a seguir:

  1. Seiri, o Senso de Utilização

O senso de utilização procura incentivar o uso inteligente dos recursos de uma empresa: seja ferramentas, equipamentos, máquinas, materiais, ou informações, sempre considerando o bom senso.

Nessa etapa, a equipe responsável pela metodologia 5s executa a reorganização ou então a eliminação de itens que são descartáveis durante a execução das tarefas.

O intuito é estabelecer prioridades, classificando a importância e o valor de cada recurso para a sua empresa. Essa estratégia evita a desorganização estrutural da empresa, sobre a qual a EJFGV vai falar mais na sequência.

  1. Seiton, o Senso de Organização

O senso de organização está diretamente ligado ao de utilização, uma vez que o objetivo dos dois é garantir que qualquer item possa ser acessado com agilidade para ser usado imediatamente.

Para isso, vale a pena elaborar códigos de identificação, indicando onde cada material deve ser guardado ou onde eles estarão caso alguém precise deles, economizando tempo para toda a equipe.

  1. Seisou, o Senso de Limpeza

Melhorando o padrão de limpeza, cuidando dos ambientes e eliminando sujeiras, você proporciona um ambiente mais seguro e confortável para os colaboradores executarem suas tarefas de forma eficiente. 

Além disso, você cria um senso de responsabilidade e pertencimento, estimulando os colaboradores a manterem o padrão de limpeza do espaço que também é deles.

  1. Seiketsu, o Senso de Padronização

O senso de padronização está diretamente ligado aos listados anteriormente, porque ele visa naturalizar os outros sensos e manter a estabilidade do processo

Por meio da utilização de sinalizações que ajudem a padronizar processos, fica muito mais fácil fazer com que os colaboradores reconheçam a linguagem interna da empresa e o valor que ela carrega.

  1. Shitsuke, o Senso de Disciplina

Por fim, o senso de disciplina está relacionado ao comprometimento dos membros da equipe em dar continuidade à manutenção de todos os outros sensos.

Ele está ligado ao esforço coletivo dos membros, mesmo quando não há vigilância sobre o trabalho. Ou seja, quando a capacidade de autogestão é atingida.

Para isso, é necessário treinar os novos colaboradores e capacitar os mais antigos, de forma que todos estejam engajados na aplicação e manutenção da metodologia 5s no ambiente de trabalho.

Confira o conteúdo “Gestão de time: 7 passos para integrar sua empresa”

Mas como inserir a metodologia 5S na minha empresa?

A prática do 5S acontece no dia a dia. Ela precisa ser um hábito para que comece a fazer parte da cultura da empresa. E para implementar essa filosofia com sucesso, o primeiro passo é ter um bom plano de negócios. Por isso, marque agora mesmo um diagnóstico com a EJFGV e descubra quais as melhores formas de fazer o seu empreendimento crescer no mercado.

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira outros conteúdos