Como APIs são aplicadas no marketing em 4 passos

Você sabe o que são APIs?

Elas nada mais são do que ferramentas que auxiliam no processo de integração entre plataformas, aplicativos, ferramentas online, etc.

Entenda mais sobre elas no texto abaixo:

O que é são APIs?

API é uma sigla derivada do inglês que significa Application Program Interface, ou, em português, Interfaces de Programas Aplicativos.

De forma bastante resumida, as APIs funcionam como protocolos da internet que portam a função de fazer com que diferentes ferramentas baseadas na nuvem estabeleçam uma comunicação entre si.

Desse modo, se torna possível realizar a sua integração, para que elas trabalhem juntas, o que turbina o potencial de cada uma e resulta na entrega de resultados que não poderiam ser alcançados se essas ferramentas trabalhassem individualmente.

Você vai entender isso melhor quando analisar os exemplos de como melhorar o marketing de uma empresa usando APIs, que apresentaremos mais adiante.

Segundo uma pesquisa realizada pela Computer World, 79% das empresas do mundo usam APIs para realizar a integração sistemas de back office, o mesmo percentual que no Brasil.

Além disso, essas ferramentas são também utilizadas no desenvolvimento de aplicativos por cerca de 70% das empresas no Brasil e no mundo todo.

Com essa breve introdução ao conceito de APIs, fica mais fácil explicar como elas são importantes para soluções em marketing e empresas no geral.

Exemplos de APIs

Redes Sociais

As opções são bem variadas: o Facebook, Twitter, LinkedIn, Instagram ou até mesmo o Pinterest. Todas essas redes contam com APIs que os integram a outras plataformas.

A forma pela qual essa integração funciona é bem simples. Um exemplo clássico, é que você consegue compartilhar conteúdos de outros sites externos no seu perfil do Facebook.

Você pode não perceber ou nem ao mesmo saber, mas isso só é possível graças a uma das APIs da plataforma (Graph), a qual é integrada ao sistema de geração de conteúdo para o blog.

Outro caso que ajuda ainda mais a entender como as APIs funcionam são os jogos nas redes sociais. No Facebook há um número vasto de jogos que podem ser baixados e mantidos vinculados ao seu perfil pessoal.

Outra função das APIs relacionada às redes sociais é a capacidade que ela te dá de poder programar publicações por algumas plataformas, como o Buffer, Postcron, etc.

Comparadores de preços

Além das redes sociais, as APIs também trabalham com comparadores de preços. Google Shopping, Decolar.com, Buscapé e etc, só conseguem desempenhar sua função graças às APIs.

Elas trabalham identificando os valores de produtos e serviços online e atualizando a plataforma com os melhores preços encontrados no mercado.

Pagamentos online

Há variadas opções para realizar operações de pagamento e transações online: PayPal, PayU, Nubepago, etc. Há sempre uma API trabalhando por trás dessas plataformas, tornando possível que você receba ou transfira seu dinheiro com segurança.

Elas fazem com que não seja necessário fornecer todas as informações bancárias do usuário.

Por exemplo, você já recebeu alguma notificação de seu banco dizendo que seu cartão foi verificado? Isso acontece devido à ação de uma das APIs responsáveis por verificar dados bancários para, enfim, concretizar a compra.

As maneiras que as APIs trabalham são geralmente bem discretas, mas elas mantêm as plataformas e aplicativos que precisamos funcionando corretamente, o que, no fim, acaba sendo tudo muito automático.

Desse modo, essa automação torna a navegação dos usuários na internet um processo bem mais fluido e simplificado. Se você precisa consumir, se divertir ou se manter informado, tudo será permitido pelas APIs.

Como elas são aplicadas no marketing?

Torne seu site e as redes sociais em um só

Se você ainda não realizou a integração completa, não espere mais. Você pode fazer isso de diversas maneiras.

Coloque botões de compartilhamento, meios de acesso direto às redes sociais, etc. Quanto mais integrações houver, suas chances de criar uma imagem e engajamento melhores aumentam. Além disso, sua relação com o público é fortalecida.

Integre também o Facebook Ads

O Facebook Lead Ads é uma ferramenta do Facebook que cria anúncios em que os usuários são convidados a se tornarem leads. Sua integração com outras ferramentas de automação pode facilitar várias tarefas.

Imagine se cada novo lead proveniente do Facebook pudesse fazer parte da sua lista de email marketing

E não é preciso de muito conhecimento técnico para realizar essa integração. 

O próprio Facebook te dá instruções de como integrar com o seu CRM.

Integre também com o sistema de automação de marketing

Também é possível integrar sua plataforma de pagamento ao sistema de automação de marketing.

Assim, se torna bem mais fácil mudar o status de um usuário de “lead” para “cliente”.

Integre formulários ao sistema de automação de marketing

Aproveite a grande utilidade dos formulários atualmente e não perca a oportunidade de gerar novos contatos.

Existem várias ferramentas disponíveis online voltadas para essa função, como: Typeform, SurveyMonkey, Wufoo, etc.

Se o site do seu negócio contar com um deles em seu sistema, você pode integrar a ferramenta que usa para criar formulários ao sistema de automação de marketing.

Vale lembrar que a integração dessas ferramentas te permitirá ganhar mais tempo para a execução de outras tarefas que ainda não foram automatizadas.

As APIs vêm se tornando cada vez mais recorrentes e úteis. Como você pôde perceber após esse texto, elas englobam características únicas e variadas.
Se você se interessar por um maior aprofundamento nesses conceitos, entre em contato com a nossa equipe.

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira outros conteúdos