Blog

4 vantagens da análise de dados que podem mudar sua empresa

Atualmente, o uso da tecnologia é tão comum que mal nos lembramos do quão difícil era organizar todos os documentos em papéis. 

Guardar montes e mais montes de papéis para não perder nenhum dado importante sobre a empresa já está longe da realidade. 

Apesar do volume visual do trabalho ter sido significativamente reduzido, ainda existem muitas empresas e empreendedores que encontram problemas ao organizarem seus dados, dificultando diversos processos. 

Para isso, a análise de dados surge como uma solução prática que pode acrescentar muito no faturamento de sua empresa por tornar mais acessível o relacionamento com o público. Descubra como ao continuar a leitura! 

O que você precisa saber sobre análise de dados?

Além da ajuda com a compactação dos arquivos, a tecnologia é nossa grande aliada na análise de dados. 

É através da tecnologia que o analista consegue seu suporte, automatizando a forma de detectar padrões dentre os dados

A análise de dados é um trabalho delicado que se aprofunda no que é coletado pela empresa na forma de e-mails, plataformas de gestão, planilhas, entre outros. 

Quando compilada, essa somatória de informações pode resultar em diagnósticos de melhorias ou oportunidades de investimento

Tipos de análise de dados 

Os dados podem ser coletados de diferentes formas e utilizados para diferentes finalidades, por isso existem diferentes tipos de análises para cada situação. 

Devemos considerar também as realidades das empresas e como podemos aplicar de forma palpável essas análises para que as informações obtidas sejam enquadradas em objetivos específicos

Vamos a elas:

Descritiva

Utilizada para entender resultados de vendas, conversões, visitas em um site e afins. Pode ser feita em qualquer momento do processo, dando uma visão dinâmica e atual da empresa. 

Por contar com dados que sofrem mudanças constantes, essa análise deve ser feita com uma boa frequência e regularidade

Ao ser monitorada de perto ela pode mostrar quais as estratégias funcionam e quais não estão dando o engajamento esperando, abrindo a  possibilidade para que o empreendedor invista ou desista de algum projeto sem levar um grande prejuízo

Preditiva

A análise de dados preditiva, como o próprio nome sugere, se propõe a prever possíveis resultados e comportamentos do mercado, volume de vendas ou outro assunto semelhante. 

Essa análise de dados apresenta projeções sólidas que preveem o que acontecerá no futuro. É ideal utilizá-la na implementação de novos serviços ou produtos.. 

Se a análise de dados apresenta um resultado não satisfatório, é possível rever os caminhos a serem tomados para que o objetivo seja alcançado

Prescritiva

O papel da análise prescritiva também é, de certa forma, prever possíveis resultados, mas seu foco é voltado para as decisões tomadas durante o processo

A análise de dados prescritiva pode ser aliada à análise de dados preditiva ao pensarmos que ao encontrar um erro através da primeira podemos estabelecer uma estratégia que a contorne com a segunda. 

Podemos citar como exemplo as ações de marketing que são estruturadas com base nas análises de dados prescritiva.

Elas colhem o que pode ser feito a partir da ideia inicial de venda de um produto e/ou serviço. 

Diagnóstica

Dentre outras perguntas, a análise diagnóstica visa nos responder o que, onde e porquê cada evento se dá e no que ele resultará. 

Por exemplo, ao vender um produto online (o que) a análise diagnóstica de dados nos dirá qual será a melhor plataforma (onde) utilizando como base onde se encontra o nosso público alvo (porquê)

Sua proposta é destrinchar as estratégias, encontrando pontos de possível falha e traçando o caminho mais certeiro para o resultado estimado. 

As vantagens da análise de dados 

A análise de dados é um trabalho que envolve uma somatória de esforços em organizar informações e extrair delas conteúdos que ajudem você e a sua empresa a manter a organização além de traçarem estratégias que garantem maior lucro nos projetos. 

Extremamente aliada ao uso das ferramentas de tecnologia, as vantagens da análise de dados podem divergir em cada meio e situação aplicadas

Separamos quatro das inúmeras vantagens da análise de dados que a maioria dos empreendedores podem observar de início, são elas: 

  • 1 – Visualização do mercado 

Estar de olho no mercado é uma característica fundamental para todo e qualquer empreendedor dos dias atuais. 

É através das mudanças que ocorrem nele que podemos definir estratégias através das mudanças de desejo e consumo refletidas nele. 

Antecipar essas mudanças é garantir estar sempre à frente da concorrência e ganhar tempo para pensar em seu produto ou serviço para atender a nova demanda. 

  • 2 – Entendimento das necessidades do clientes 

Pesquisas de atendimento, feedbacks por e-mail ou comentários e mensagens privadas nas redes sociais de seu empreendimento dizem muito sobre o que o cliente pensa e espera de sua marca. 

A análise de dados é um meio de organizar todas essas expectativas e alinhá-las em resultados estratégicos

Ao investir em análise de dados, você garante que as reclamações de seus clientes cheguem até você com maior agilidade, podendo ser resolvidas da forma forma, causando uma imagem positiva da marca para com o público

  • 3 – Análise contínua 

É possível vislumbrar um caminho de melhorias de uma forma mais clara quando sabemos exatamente onde estamos. 

Para ser como e no que melhorar, é preciso estar atento a todos os dados e números atuais, e isso só é possível com uma análise contínua de seus resultados. 

Assim como todas as ações tomadas em seu empreendimento, as melhorias são observadas, planejadas e executadas com detalhamento e cuidado em cada etapa, e a análise de dados servirá como guia para mostrar cada ponto que poderá ser um obstáculo. 

  • 4 – Aproveitamento de oportunidades

Ao acompanhar sua análise de dados, talvez você descubra que o público aprecia determinado serviço ou produto oferecido por sua empresa e nisso enxergue uma oportunidade incrível de expansão

A análise de dados coleta diferentes informações, dentre elas feedbacks positivos que podem servir de incentivo a você e a sua equipe para continuar o trabalho. 

Como mencionado anteriormente, estar atento ao que o público deseja te coloca a um passo à frente da concorrência. 

Como fazer a análise de dados de forma eficiente

Não restam dúvidas de que a análise de dados é fundamental para a organização e planejamento da sua empresa, e como empreendedor seu interesse pelo assunto deve ter surgido rapidamente. 

Porém, é preciso cautela

Ao pensar na análise de dados é preciso definir os objetivos de sua análise, realizar um planejamento para lidar com os dados, criar indicadores que façam sentido para o seu negócio e utilizar ferramentas que ofereçam esse suporte. 

Para que tudo isso saia como o planejado e não haja prejuízos no processo, a análise de dados precisa ser feita e planejada por quem entende do assunto

A EJFGV é a primeira empresa júnior do Brasil a contar com a célula de data science, a EJ Analytics, ferramenta de estudo de dados que pode realizar a demanda de análises em diferentes projetos, com o objetivo de sempre estar atualizado e oferecendo o melhor para os nossos clientes.

Entre em contato e saiba como podemos ajudar você e a sua empresa a crescer ainda mais!

1 comentário

Base De Dados: O Que São E Como Estruturar? | Empresa Júnior FGV · 16/12/2021 às 15:59

[…] ressaltar que, para que a análise de dados seja feita com sucesso, é necessário que as informações estejam simples e compreensíveis, […]

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress