Em um mundo cada vez mais acelerado, as empresas precisam eliminar qualquer obstáculo que surge no processo para manter o fluxo de trabalho constante. Essa necessidade se tornou ainda mais urgente quando falamos sobre desenvolvimento de softwares, processo o qual permitiu o surgimento do que conhecemos hoje como Metodologia Ágil.
O que é Metodologia Ágil?
É um conjunto de práticas que ajudam a entender as demandas de um projeto, elaborar planos de ação e executar as tarefas com rapidez e eficiência.
Ela é uma ponte que tenta eliminar as lacunas no processo de desenvolvimento de software e entregar o produto final com mais agilidade, mantendo a qualidade do serviço.
Diante dessa necessidade de rapidez, os métodos tradicionais de desenvolvimento de software se tornaram um problema desde o fim dos anos 90, porque já não alcançavam a velocidade e flexibilidade que os projetos mais modernos exigiam.
Por se tratar de um processo com alta complexidade, as empresas sentiram a necessidade de uma abordagem mais sólida, que proporcionasse um crescimento exponencial para o desenvolvimento de software.
Eles buscaram um método que pudesse agilizar todo o processo, sem deixar de garantir a qualidade e agregar valor para cada entrega. E foi assim que a metodologia ágil nasceu.
Com o passar do tempo, diversas outras áreas perceberam que essa metodologia também poderia ajudar no processo de trabalho, aumentando ainda mais o potencial de uso que ela possui.
O nascimento da Metodologia Ágil se deu porque a comunidade de desenvolvedores estava cansada de usar métodos considerados improdutivos. Então, em 2001, eles lançaram um manifesto detalhado que reivindicava essas demandas.
As metodologias ágeis defendem que, acima de tudo, devemos buscar a satisfação do cliente por meio de entregas contínuas que agregam valor, mantendo uma comunicação constante entre os membros da equipe.
Assim é consolidada uma interação dinâmica que permite trabalhar com divisões claras de etapas. Essa estratégia vem ganhando destaque em muitas empresas que observam suas equipes enfrentando os imprevistos de maneira cada vez mais proativa.
A metodologia ágil possui 4 valores básicos, que servem de guia para os times. Com isso, os desenvolvedores desse Manifesto Ágil colocam:
- Software em funcionamento acima de documentação extensiva;
- Indivíduos e interação acima de processos e ferramentas;
- Colaboração com o cliente acima de negociação de contratos;
- Responder a mudanças acima de seguir um plano.
Dessa maneira, fica clara a importância de entregar um produto de qualidade e criar uma excelente experiência do cliente, mesmo que, para isso, seja preciso repensar alguns planos e mudar os processos diversas vezes.
A partir desses critérios, os fundadores da Metodologia Ágil estabeleceram alguns princípios básicos. Dentre eles:
- Satisfazer o cliente, por meio da entrega adiantada e contínua de um software valorizado
- Aceitar mudanças de requisitos, mesmo no fim do desenvolvimento, pois os processos ágeis se adequam às necessidades do cliente
- Trabalhar em conjunto na organização diariamente, fazendo com que os colaboradores envolvidos acompanhem todo o andamento do projeto
- Construir projetos ao redor de indivíduos interessados, oferecendo a eles a motivação e o suporte necessários, além de confiar que farão bem seu trabalho dentro do ambiente proporcionado pela empresa
- Um software funcional é a medida primária de progresso
- Dar atenção contínua à excelência técnica e ao bom design com o intuito de aumentar a agilidade
- Colocar a simplicidade em primeiro lugar, visando otimizar o trabalho
- Investir em times auto-organizáveis, pois estruturas, planos e designs produtivos emergem dessa equipe integrada
- Em intervalos regulares, o time deve pensar em como aumentar sua efetividade e ajustar seu comportamento de acordo com a necessidade do trabalho
Se todos os projetos tivessem como princípio básico essa flexibilidade e o foco no cliente, os resultados superariam o restante em qualquer área de atuação, de produto ou serviço.
Mas por que a metodologia ágil é uma escolha melhor que os modelos tradicionais?
As metodologias ágeis diferem das tradicionais em vários pontos, mas um dos principais é a velocidade do processo.
Nas abordagens tradicionais, os projetos são bastante demorados, e o princípio é prever quais serão os resultados na entrega final. Já na metodologia ágil, o foco é adaptar ao invés de planejar.
Por isso, os projetos são separados em entregas menores denominadas iterações. Cada iteração é uma fração do projeto, ou seja, ela inclui todas as etapas citadas em um ciclo rápido e eficiente, que gera uma entrega parcial.
Assim, o cliente consegue ver resultados rapidamente e dar seu feedback durante todo o processo. Assim, os métodos ágeis permitem que as equipes entreguem mais valor em menos tempo.
Por isso, a versão final da entrega é muito mais completa e assertiva do que a que acontece na metodologia tradicional.
Na prática, seguir as melhores práticas da metodologia ágil sempre traz diversos benefícios. Conheça os três principais:
Três benefícios de aplicar a Metodologia Ágil
- Entrega contínua
Os métodos tradicionais de desenvolvimento de software são lentos e atrasam muito as entregas de produtos. Em um mercado dinâmico, pequenos atrasos podem causar repercussões negativas e outros prejuízos a nível de reputação ou até mesmo financeiro.
Conforme o mercado cresce, as equipes têm menos tempo disponível para colocar ideias em prática, e os clientes procuram sempre uma entrega contínua.
Assim, ao introduzir a estrutura ágil em seu processo de trabalho, você pode encurtar os ciclos de vida de projetos em qualquer área, seja lançando produtos mais rapidamente ou melhorando o retorno sobre os investimentos que sua empresa fez nas campanhas de marketing.
- Transparência no processo
Se o desenvolvimento de software não possuir uma estrutura bem definida, é normal que a equipe se perca no processo. Nesse caso, a metodologia ágil resolve esse problema tornando todo o processo extremamente transparente.
Desde o momento em que começa, a metodologia divide o projeto em várias fases, estabelecendo uma visibilidade clara do andamento em cada estágio. Este recurso também ajuda a tornar o processo compreensível para qualquer pessoa que precise acompanhar o andamento.
- Alta qualidade nas entregas
Todo o conceito da metodologia ágil visa manter entregas de alta qualidade. Ela também garante a cooperação entre as equipes responsáveis pela criação do projeto e pelos testes do serviço, permitindo corrigir falhas quase que imediatamente.
Além disso, como o progresso é monitorado em cada etapa, a qualidade final do software é constantemente avaliada, deixando pouca margem para erros ou falhas.
0 comentário