NLP, ou Natural Language Processing, é uma vertente tecnológica da Inteligência Artificial que trabalha na capacidade de uma máquina entender e reagir à comunicação humana, bem como funcionam os comandos de voz, por exemplo.
Esse tipo de tecnologia está cada vez mais presente na vida cotidiana, mas também são desenvolvidos softwares capacitados para aplicação administrativa e em linhas de produção, e é sobre isso que iremos conversar neste artigo.
Para saber mais sobre o Processamento de Linguagem Natural, bem como suas inúmeras aplicações, continue sua leitura.
O que é NLP?
O processo de compreensão de linguagem por um computador parece simples quando estamos acostumados a fazer pesquisas rápidas no google ou a fazer perguntas para a Alexa, mas a programação que acontece por trás disso é bem mais complexa.
O que acontece é que, para que seu celular entenda e te forneça exatamente o que você quer, é necessário que haja uma tradução simultânea entre linguagem natural (usada por pessoas entre si) e linguagem de programação (usada entre pessoas e máquinas).
Ou seja, a NLP é o elemento principal de execução da Inteligência Artificial: para desenvolver sistemas que simulem a mente humana, é necessário tornar mensagens em linguagem natural compreensíveis para as redes neurais, assim como capacitá-las a formular respostas.
Além disso, vale ressaltar que esses aparelhos têm uma capacidade maior do que imaginamos. Quando nos comunicamos, trocamos informações que são facilmente esquecidas, mas os sistemas de armazenamento tendem a organizá-las e, progressivamente, melhorar sua capacidade de ligar fatos e prever estratégias.
Como a NLP funciona?
Muito se fala do “algoritmo” do Google e das redes sociais, certo? Como quando recebemos resultados personalizados para nossas pesquisas ou quando vemos as postagens mais relevantes no feed do Instagram.
Esse tipo de tecnologia representa um mercado cada vez mais exigente, já que o consumidor recebe, muitas vezes instantaneamente, exatamente o que procura. Isso faz com que as pessoas não estejam mais dispostas a gastar tempo explicando detalhadamente o que elas procuram, exigindo sistemas atualizados.
Para isso, a NLP funciona através de alguns processos que garantem uma interpretação acurada, evitando cair em ambiguidades e possibilitando um conhecimento progressivo sobre aquele usuário, veja como funcionam essas etapas:
- Reconhecimento de discurso: Consiste na conversão de dados falados para dados escritos. Um bom resultado exige que isso aconteça da forma mais precisa possível, compreendendo variações de tom, sotaque, palavras misturadas e erros gramaticais.
- Classificação gramatical: Algumas palavras podem ser usadas como verbos em determinadas frases e substantivos em outras, por exemplo, o que é fundamental para o sentido que aquela mensagem adquire.
Essa etapa é quando acontece a classificação das partes de uma frase para garantir essa compreensão.
- Eliminação de ambiguidades: É o processo de análise de contexto, que acontece quando alguma palavra com múltiplos significados é utilizada, para definir qual sentido é o mais adequado naquele caso.
Isso acontece para que você não busque “camisa de manga curta” e receba fotos da fruta manga como resultado, por exemplo.
- Reconhecimento de entidade nomeada: Alguns substantivos representam entidades, e aqui é quando elas são classificadas. Nessa etapa, o sistema entende que a palavra “Fortaleza” identifica um lugar e “Ana” identifica um nome.
- Resolução de correferência: Acontece quando duas ou mais palavras se referem à mesma entidade em um mesmo comando.
Se você disser “Siri, me mostre o contato da Mari. Mude o número dela.”, o telefone deve entender que “ela” se refere à Mari, sem que você precise repetir.
- Análise de sentimento: Consiste na tentativa do sistema de exprimir sentimentos de determinado texto. Se você busca algo quando está triste, os resultados mais adequados serão diferentes dos que você deverá receber quando estiver feliz.
- Geração de linguagem natural: Finalmente, essa é a etapa da geração de resposta. Ao contrário da primeira, o sistema converte dados programados em linguagem humana.
Como a NLP se aplica a um negócio?
Como dito anteriormente, os sistemas de NLP são cada vez mais aplicados no dia a dia, mas isso acontece – com aplicações mais simples – nos mesmos softwares que podem ser aplicados em seu negócio. Veja só:
- Plataformas de busca: Através de pesquisas no Google, os usuários encontram os perfis, o site e os conteúdos da sua loja. Isso acontece porque o mecanismo de busca entende o que aquele usuário quer.
Você pode usar isso a seu favor entendendo o que seu público busca, além de como funciona aquele mecanismo, ou seja, quais qualidades você deve ter para que seja considerado um bom resultado.
- Assistentes virtuais: Sistemas como Siri e Alexa são conhecidos pela praticidade que proporcionam. Por isso, já começam a ser utilizados pelas empresas para garantir um atendimento melhor para seus clientes.
Se você tem um aplicativo com serviço de atendimento, por exemplo, pode utilizar Inteligências Artificiais e, inclusive, batizá-las com um nome estratégico, como foi feito com a BIA, do Bradesco.
- Chatbots: Respostas programadas para mensagens são uma forma de otimização de atendimento, podendo solucionar problemas por conta própria ou, pelo menos, direcionar clientes a determinados departamentos.
Esse tipo de ferramenta pode ser utilizada em aplicativos próprios ou até mesmo no Whatsapp, e representa um grande alívio de carga para funcionários e atendentes.
- Previsão de pesquisas: Sabe quando pesquisamos algo e aparecem várias sugestões do Google tentando completar aquela frase? Isso acontece graças às coisas que aquele sistema aprendeu através da NLP.
Você também pode aplicar isso ao seu blog, ou à área de pesquisa no seu site, por exemplo.
Desafios enfrentados nas pesquisas de NLP
Não é novidade que o mercado tecnológico se desenvolve de maneira mais que acelerada, certo? Nesse aspecto, a NLP têm os próprios desafios a enfrentar.
Se observarmos do ponto de vista humano, o processo de aprendizagem de uma língua leva tempo. Desde a infância, até a compreensão de sons, signos, expressões, tons de voz, etc.
Com as máquinas, funciona da mesma forma. É necessário que esses sistemas de linguagem natural evoluam para interpretação de subjetividades, por exemplo, até que uma conversa possa ser, de fato, estabelecida.
Isso acontece, por exemplo, por motivos de humanização. A sensação de que um vendedor nos compreende ou se identifica conosco nos torna ainda mais inclinados a adquirir aquele produto.
Data science e modernização da sua empresa
Depois de tudo isso, fica fácil entender porque é tão importante investir na tecnologia de dados na sua empresa, não é?
Esses conceitos, ainda que compreendidos, podem assustar um pouco na hora de colocar em prática. Por onde começar? Como investir?
Para isso, os membros da EJFGV estão capacitados para te ajudar a encontrar e aplicar o serviço ideal no seu negócio. Para saber mais, confira nossas soluções em data science.
0 comentário