Blog

Quantificação de custo: o que é e qual a sua importância?

Este artigo aborda a quantificação de custo, assunto que envolve o setor operacional e financeiro de uma empresa

Muitas vezes quando o tema requer entender de cálculo e afins muitos empreendedores já ficam assustados, mas pode ficar tranquilo porque a quantificação de custo não é nem um bicho de sete cabeças.

Neste texto, você vai entender o que é esse método e qual a sua importância. Prossiga a leitura para ficar por dentro do assunto.

O que é quantificação de custo?

A quantificação de custo é um método usado para o valor de reedição de benfeitorias (é toda forma de conservação de um patrimônio) ou custo de produção. Este pode ser feito a partir do custo unitário básico de construção ou por orçamento.

Esse método é extremamente usado na área civil, pois é um setor que demanda muitas benfeitorias. Por exemplo, uma casa em um lote com riscos é mais difícil de ser vendida, portanto demanda uma benfeitoria, em outras palavras, uma melhoria.

Qual diferença entre o método comparativo direto e o de quantificação de custo?

O método comparativo direto para avaliação de custos considera imóveis semelhantes em uma análise, pois desse modo permite determinar como será o projeto e também os custos envolvidos nessa produção. 

Já o método comparativo de quantificação de custo é usado para reedição de benfeitorias. Ele pode ser apropriado pelo custo unitário ou orçamento com citação de fontes consultadas.

Qual é o maior desafio ao utilizar o método de quantificação de custos?

O maior desafio ao utilizar o método de quantificação de custos é chegar a um valor condizente ao do mercado, isto é, uma quantia que seria paga por uma pessoa. 

Imagine uma casa caindo aos pedaços, ao passar por uma benfeitoria ela precisa ficar saudável e atrativa, mas ainda assim viável, pois caso contrário a benfeitoria que tinha com intuito vendê-la, perde o seu sentido.

Em suma, ao desenvolver o método de quantificação de custos é importante ter os pés no chão para não sair da realidade do mercado.,

O que é a depreciação e quais as suas causas?

A depreciação é a perda que um bem sofre em seu estado, pelas seguintes causas:

  • Decrepitude: desgaste por consequências naturais; 
  • Deterioração: desgaste pelo uso inadequado;
  • Mutilação: perda de componentes fundamentais; 
  • Obsoletismo: foi superado por alguma tecnologia mais recente.  

O cálculo da depreciação física pode ser feito pela forma analítica, na qual faz um orçamento do imóvel na condição de novo, ou pelo coeficiente simples de depreciação, que considera a idade de construção ou seu estado de conservação.

Outra forma de cálculo é usando a Tabela Ross – Heideck de depreciação.

Vale destacar que o custo de reedição da benfeitoria é o resultado do custo de produção subtraído da depreciação.

Qual a importância da quantificação de custo?

A quantificação de custo é muito importante para descobrir o valor de uma benfeitoria, realizada com frequência no setor civil. Afinal, ninguém quer comprar uma casa cheia de problemas. 

Logo, esses imóveis precisam passar por uma quantificação de custo para conseguir serem vendidos. É importante, no entanto, que essa benfeitoria seja condizente com a realidade do mercado, para não perder o seu objetivo principal que é resultar em venda. 

Apesar da predominância desse método no meio imobiliário, ele também é aplicável em outros segmentos. Uma fábrica de tecidos, por exemplo, pode ter máquinas depreciadas dificultando a produção e, portanto, precisando de uma quantificação de custo.

Será que vale a pena investir na quantificação de custo?

Se a sua empresa tem algum equipamento, imóvel ou afim que sofreu uma grande depreciação, a quantificação de custo pode ser uma boa solução para repará-lo. 

Caso precise de ajuda nesse processo, entre em contato com as soluções da EJFGV. Estamos prontos para te auxiliar no que for preciso. Enquanto te respondemos, aproveite para ler outros artigos no nosso site.

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress