Blog

Análise quantitativa: como aplicá-la em dados qualitativos

Quando precisamos realizar alguma análise de dados, é muito comum ter dúvidas com relação ao tipo de abordagem que vamos adotar, uma vez que a análise quantitativa tende a ser mais objetiva e ampla, enquanto a qualitativa mais complexa e restrita.

Contudo, nem sempre é necessário encarar as informações da forma mais óbvia. Ainda que dados qualitativos possam ser mais subjetivos e englobar um número maior de informações intrínsecas, é possível categorizá-los sob uma análise quantitativa

Nesse artigo, vamos falar sobre como esse método pode tornar suas pesquisas e planos de negócio mais objetivos, sem prejudicar o entendimento das partes. 

Para saber mais, continue sua leitura

Qual a diferença entre análises qualitativas e quantitativas?

Análise qualitativa

Se baseia na aplicação de técnicas que permitam, na prática, a observação de efeitos da realidade analisada. Ou seja, restringe o universo de pesquisa a uma área para prever o resultado de ações individuais

Através desse método, a análise exploratória tende a ser mais demorada, uma vez que todas as variáveis precisam ser testadas na prática para, então, gerarem os resultados a serem agrupados.

Análise quantitativa 

Por outro lado, uma análise quantitativa se baseia em estatísticas e na comparação de determinadas informações entre si. Geralmente, essa abordagem é adotada quando se procura o estabelecimento de um padrão de relações entre as variáveis envolvidas, que podem ser: 

  • de causalidade;
  • de dependência ou independência;
  • de associação;
  • de proporção;
  • de comparação.

Por que analisar dados qualitativos de forma quantitativa?

Tendo em vista que dados qualitativos são resultados de pesquisas práticas, eles podem oferecer informações seguras acerca do funcionamento e dos resultados de uma empresa, o que garante algumas vantagens na elaboração de medidas futuras, como:

  • Identificação de tendências;
  • Estratégias inovadoras;
  • Abordagem condizente com a realidade;
  • Maior compreensão do todo;
  • Conhecimento de público.

Esses fatores são indispensáveis no momento de uma análise descritiva da sua empresa, por exemplo. 

O que acontece é que, talvez, eles possam ser melhor aproveitados se comparados entre si para gerar resultados estatísticos. Ou seja, as duas abordagens aliadas podem gerar resultados profundos e reais, ainda que exatos e objetivos

Vale ressaltar, também, que o tipo de análise empregada varia de acordo com o objetivo de cada negócio, bem como as hipóteses que ela propõe. Para isso, é necessário identificar suas necessidades e entender que tipo de estratégia deve ser aplicada ou aprimorada.

Como realizar a análise quantitativa em dados qualitativos?

Uma das formas mais convencionais de analisar um grande volume de informações é a criação de uma base de dados, o que pode ser feito através da escolha de softwares ou em planilhas como Excel e Google Sheets.

Além disso, vale propor uma perspectiva quantitativa sobre os dados qualitativos que já temos. É possível, por exemplo, cruzar os resultados analisados entre interações de conjuntos de objetos

Ou seja, se A interage com B e gera um resultado X, qual seria a influência desse resultado sobre Y que, por sua vez, é produto da interação de C e D?

Todas essas questões podem parecer muito complexas à primeira vista – assim como a maioria dos processos de data science – mas podem ser automatizadas por softwares de organização de dados

Que tal uma mão para te ajudar?

A coleta de dados qualitativos produz resultados subjetivos, de acordo com a realidade de cada empresa, o que pode dificultar a categorização objetiva.

Para isso, os membros da EJFGV, graduandos em administração, estão em constante capacitação para te ajudar. Se você gostou do artigo e se interessou pelo que a análise de dados pode fazer por sua empresa, vale a pena conferir nossas soluções em data science!

1 comentário

Análise Fatorial: O Que é E Sua Aplicação Nas Empresas | Empresa Júnior FGV · 28/03/2022 às 15:15

[…] modo, é possível partir para uma análise quantitativa desses dados, através da análise […]

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress