O Big Data já é uma tecnologia reconhecida por diversos setores do mercado, talvez ele até seja utilizado no marketing da sua empresa, por exemplo.
Mas você sabia que ele também pode ser uma ferramenta valiosa para aplicar no setor de Recursos Humanos? O RH é responsável por encontrar, treinar, engajar e reter membros, o que exige administração de um grande volume de dados, certo? É aí que o sistema entra.
Nesse artigo, vamos conversar sobre 5 formas de aplicar esse sistema no RH da sua empresa, bem como suas vantagens. Continue lendo para saber mais.
O que é Big Data?
Big Data consiste no recolhimento de um grande volume de dados, estruturados ou não, vindos de diversas fontes, tais como redes sociais, fóruns, mecanismos de busca, entre outros.
Esses dados são então armazenados e organizados para servirem como base para pesquisas de interesse da empresa, que vão desde conhecimento do público até análise de mercado.
Se quiser entender mais a fundo sobre Big Data e suas especificidades, temos um artigo prontinho com tudo que você precisa saber. Basta clicar aqui.
Como o Big Data se aplica no RH?
Se prestarmos atenção, vamos ver que o setor de RH gira em torno de diversos tipos de informações sobre os membros daquela organização, sejam eles novos, antigos, atuais, ou até mesmo possíveis recrutamentos.
O tempo que se leva para encontrar essas informações, armazená-las, classificá-las e organizá-las é valioso, e poderia ser otimizado através das bases de dados criadas a partir do Big Data.
Além disso, muitas vezes dados importantes como rotina e demografia dos membros são deixados de lado por aparentarem ter pouca funcionalidade. Com os sistemas de Big Data, eles podem ser convertidos em dados úteis para melhorias na gestão de pessoas.
5 aplicações de Big Data no setor de RH
Contratação e recrutamento
O processo de busca por novos funcionários pode ser feito de forma inteligente, através do cruzamento de dados de agências de emprego com redes sociais, como LinkedIn e Facebook.
Além disso, a precisão nas escolhas de candidatos certos para a empresa também pode ser otimizada.
A relevância de determinados critérios varia de acordo com o que aquela organização busca. Assim, o Big Data pode ajudar a determinar se os dados encontrados correspondem ou não com as prioridades daquela seleção.
Análise de talentos
A pesquisa por dados de membros – atuais ou potenciais – pode ajudar a entender se o aproveitamento daquela empresa com seus funcionários é ideal.
Ou seja, uma vez que a organização investe em seus funcionários, eles dão o retorno esperado? São necessárias capacitações? Realocação de gastos para outros departamentos?
A resposta para todas essas perguntas é essencial para garantir um retorno máximo para a sua empresa.
Treinamento e capacitação
O mercado se desenvolve rápido e manter todos os funcionários capacitados tende a ser um desafio. Para isso, os sistemas de Big Data são úteis para identificar quais setores precisam de melhorias e capacitações.
Então, é possível avaliar se aquele treinamento foi, de fato, efetivo e se seu retorno foi positivo.
Avaliação de desempenho
A avaliação do desempenho dos funcionários pode ser feita com mais precisão, combinando os fatores desejados pela empresa.
É possível analisar as etapas do dia em que mais se produz, para gerir a grade de horários, assim como se pode avaliar os funcionários individualmente, pensando na qualidade e/ou na produtividade de cada um.
Retenção de membros
Uma alta rotatividade de funcionários na empresa pode significar um alto desperdício de recursos com a necessidade de novas contratações.
Dessa forma, o Big Data pode ajudar a identificar padrões entre os membros e classificar os grupos que tendem a deixar ou não a empresa. Com isso, é possível planejar medidas de retenção ou aplicar esse conhecimento nos processos de contratação, buscando características de um grupo específico.
Vantagens da aplicação do Big Data no RH
Como vimos anteriormente, a utilização do Big Data permite que se adquira um volume significativo de informações dentro e fora da empresa, o que é fundamental para o setor de RH em especial.
Então, podemos concluir que a aplicação desse sistema possui diversas vantagens, como:
- Atuação efetiva e estratégica;
- Maior precisão;
- Redução de custos e otimização de tempo;
- Continuidade na evolução de gestão de pessoas.
Vale ressaltar que existe todo um universo em Data Science e Big Data, os quais podem ser aproveitados em diversas áreas de administração do mercado. Para isso, é sempre recomendável a capacitação com cursos, novos programas e integração com o mercado digital.
Data Science e a EJFGV
Como empresa da faculdade de administração, os membros da EJFGV buscam trabalhar de forma atualizada e em sintonia com o mercado atual, para se capacitarem como profissionais prontos para qualquer inovação.
Por isso, temos diversas soluções em Data Science que podem ajudar sua empresa. Confira nossos serviços e conte conosco para estar sempre um passo à frente.
0 comentário