Muito provavelmente você já ouviu a frase “Meu sonho é abrir o meu próprio negócio”de algum amigo ou conhecido. Muitas pessoas querem empreender, mas não sabem por onde começar.
Por outro lado, muitas pessoas enfrentam outro dilema: “Como manter meu negócio consolidado?”. Essa pergunta e a anterior, podem ser respondidas através do Business Model Canvas.
Esse Modelo de negócios serve tanto para quem está começando no mundo do empreendedorismo, como para quem já está na ativa por algum tempo, mas que por algum motivo se perdeu no processo.
Caso você seja uma dessas pessoas ou tenha interesse pelo assunto, continue a leitura do texto e entenda como aplicar essa ferramenta.
O que é Business Model Canvas?
O Business Model Canvas, ou em português, Modelo de Negócios é uma ferramenta usada para estruturar um novo negócio, mas também avaliar uma empresa que já está em andamento, a fim de fazer alguns ajustes em seus objetivos.
Afinal, uma empresa não é um objeto sólido que fica parado no mesmo lugar, ela sofre diversas influências, como uma planta. Se ela for regada diariamente ela tende a crescer mais, agora, caso seja deixada de lado, ela pode murchar.
Sendo assim, o Business Model Canvas criado pelo suíço Alexander Osterwalder, com o apoio de 200 consultores pelo mundo, é excelente para estruturar ou, até mesmo, avaliar um negócio de um modo bem visual.
O Business Model Canva é composto por uma tabela digital ou física com nove blocos que são preenchidos com ideias como na ilustração abaixo:
Qual a diferença entre o Business Model Canvas e o Plano de Negócios?
O Business Model Canvas assim como o Plano de Negócios é uma ferramenta usada para criação de uma empresa ou reestruturação de uma organização, contudo, a primeira é muito mais visual e envolvente.
O processo de construir a tabela e colocar post-its é muito envolvente, quando comparado com o Plano de Negócios, um modelo mais sério e engessado.
Sendo assim, o Business Model Canvas é um jeito mais criativo e dinâmico de colocar suas ideias em prática ou então reavaliá-las.
Quais as vantagens do Business Model Canvas?
Agora que você já entendeu o que é o Business Model Canvas, confira algumas de suas vantagens logo abaixo:
- Modelo visual;
- Muito mais interatividade, quando comparada a um plano de negócios tradicional;
- Colabora para o empreendedor entender como uma empresa funciona;
- Para um novo negócio é a ferramenta ideal, pois ajuda, por exemplo, na segmentação de clientes;
- Ajuda empresas que já estão no mercado avaliar como está indo o seu empreendimento.
Os nove blocos do diagrama BMC
Conheça abaixo os blocos presentes no Business Model Canvas:
- Proposta de valor: defina o que sua empresa pretende entregar de serviço ou produto;
- Segmento de Clientes: estabeleça com precisão um segmento de clientes para sua empresa funcionar bem;
- Canais: escolha o caminho que sua empresa chegará até o cliente;
- Relacionamento: além do caminho para se comunicar com seus clientes, é importante também pensar em estratégias para alcançar um bom relacionamento com eles.
- Receitas: defina o valor que o cliente pagará para consumir o seu produto ou serviço, lembre-se que esse valor precisa ser justo para você e para ele;
- Recurso: pense nos recursos financeiros e físicos que você precisa ter para seu negócio acontecer ou, caso ele já exista, prosseguir;
- Atividades: estruture as principais atividades necessárias para o bom funcionamento da sua empresa;
- Parcerias: reflita nesta etapa quais parcerias serão traçadas com outras empresas para o seu negócio acontecer;
Estrutura de Custos: anote tudo que será gasto para sua empresa entrar no mercado ou se manter nele. Por exemplo, custo com marketing, produção, fornecedores, terceirizados e outros.
Como utilizar o Business Model Canva?
Em primeiro lugar, defina se você prefere fazer o Business Model Canva no meio digital ou físico.
Após tomar essa decisão abra um programa, por exemplo Power Point ou Canva e crie uma tabela com nove blocos, agora caso sua escolha tenha sido o meio físico faça essa mesma tabela em uma folha A4 ou cartolina.
Posteriormente, pegue post-its digitais ou impressos e escreva em cada um dos blocos suas ideias e estratégias. Seja cauteloso e detalhista, lembre-se o primeiro passo para uma planta nascer é plantar, então não economize esforço nesse processo.
O BMC é muito útil e eficaz em diferentes empresas por sua estrutura de organização simples, mas, ao analisarmos bem como ele é estruturado vemos que por trás de toda dinamicidade ele é extremamente bem pensado e planejado.
Por isso, é importante ter o domínio do assunto e contar com a ajuda de profissionais com experiência e qualificação, a EJFGV conta com um serviço próprio e especializado realizado por quem entende e sempre está estudando para se aprofundar no assunto. Entre em contato conosco e saiba como podemos ajudar você e a sua empresaa crescer ainda mais!
0 comentário