OKR: Saiba tudo sobre a metodologia que pode mudar sua empresa!

OKR: Saiba tudo sobre a metodologia que pode mudar sua empresa!

O assunto mais falado de toda empresa é sempre o mesmo: as metas. São elas  que guiam o funcionamento, servem como um incentivo à produtividade e ainda  guiam todo o posicionamento estratégico dentro da gestão.  

Afinal, sendo as metas já tão conhecidas, o que teria de diferente na OKR?  

OKR, Objectives and Keys Results, ou, Objetivos e Resultados Chaves, até podem  ser traduzidas de forma leiga como metas, mas há mais por trás desta metodologia  de gestão que a torna tão eficaz a ponto de ser adotada pela maioria das  grandes empresas.  

As OKR’s são fundamentais para o planejamento estratégico de uma empresa e  falaremos como ela pode ajudar o seu negócio ao decorrer do texto. Continue a  leitura! 

O que é OKR?  

OKR pode ser traduzido como uma forma clara de mensurar parâmetros para a  conquista de metas ideais através de objetivos e resultados chaves.  

O planejamento estratégico de uma gestão fica tão mais claro dentro das OKR que elas são  seguidas até mesmo por grandes empresas como o Google, que foi o grande responsável  pela popularidade do método.  

Criada pelo ex CEO da Intel, Andrew Grove, o OKR foi adotado pelo site de buscas em  1999 e desde então teve um crescimento de 40 funcionários para mais de 60 mil  atualmente. 

De acordo com o site InforChannel, a perspectiva é que esse número só aumente no ano  de 2021. 

O que é preciso para pôr em prática?  

Podemos resumir OKR em apenas uma palavra: simplicidade.  

O objetivo da OKR é simplificar ao máximo a gestão de planejamento estratégico para que  se alcance os números estipulados, porém, mesmo com toda esta praticidade, é esperado  que a empresa tenha alguns pontos em mente.  

Ao pensar na implementação da OKR, será bom que você já tenha em mente os  conhecimentos básicos de sua equipe e do público alvo

Para toda ação tomada precisa ser levada em conta suas repercussões, e isso só será  possível com o conhecimento prévio de com e para quem você está falando e trabalhando.  

Como tudo o que é novo, para a metodologia OKR é preciso empenho e interesse, não  só por parte da direção de uma empresa, mas sim por todos os envolvidos nela.  

É preciso que o entendimento sobre o que é uma OKR e o porquê de ela ser  importante seja compartilhado por todos e colocado em prática de forma conjunta.  Todo esse diálogo deve ser claro e bastante simples.  

Tendo isso em mente, você entenderá de forma mais clara como a OKR pode funcionar  dentro da gestão e planejamento estratégico da empresa.  

Como funciona a OKR?  

OKR é uma sigla para um método de gestão empresarial, mas, para entender bem como é  estruturado o Objective and Key Result’s, temos que passar por cada palavra que forma a  sigla.  

Objective  

Os objetivos são a forma clara daquilo que se pretende alcançar.  

Por exemplo, uma corrida de Fórmula 1: todos nós sabemos que o principal objetivo da  corrida é chegar em primeiro lugar.  

Dentro de uma empresa esses objetivos podem ser aumentar o número de vendas,  aumentar o número de prospecções dos clientes ou até mesmo aumentar o número de  funcionários.  

Keys Results  

É nessa parte que pensamos em “como” e “o que é preciso” para alcançar nossos objetivos.  

Retomando o exemplo da corrida de Fórmula 1, os keys results responsáveis por alcançar o  objetivo da vitória seriam diminuir o gasto de combustível em 20%, ou, gastar duas vezes  menos tempo na troca de pneus.  

Dentro do OKR, os keys results servem como “metas menores” que servirão de  parâmetro para nos guiar sobre o quanto falta para alcançarmos o objetivo.  

Levando isso para a empresa, podemos colocar como key results para o objetivo de aumentar  o número de vendas como: aumentar para mil o número de seguidores no Instagram ou ter  no mínimo 15 clientes diários.  

Entendendo essa diferença entre objetivos e resultados chave, você estará pronto para  implementar a metodologia OKR.  

4 passos para implementar OKR de forma efetiva  

Pensando na objetividade da OKR, estruturamos quatro passos simples que vão te  ajudar ao pensar no método dentro de sua empresa: 

1 – Integre todos  

Conforme já dito, é importante que todos estejam integrados ao OKR.  

Para que isso aconteça, a implementação de uma planilha compartilhada será  extremamente útil ao fazer circular as informações de forma clara e precisa.  

2 – Estabeleça os prazos  

Coloque prazos e não os deixe ser muito longos.  

Prazos extensos tendem a desanimar a equipe ou a levar a procrastinação. Três  meses pode ser o tempo ideal para impor como data limite para que os objetivos sejam  alcançados, mas isso dependerá da realidade de cada empresa.  

3 – Reforce o senso de grupo  

Visando que o sentimento de pertencimento seja algo comum a todos, convide os  colaboradores a estabelecerem suas OKR’s dentro da empresa.  

Vocês podem acordar que as lideranças “deem o norte” com dois objetivos e pedirem para  que cada um pense em mais três próprios, que os façam alcançar os objetivos da empresa,  mas também os seus pessoais.  

4 – Meça os resultados  

O maior incentivo para qualquer nova empreitada é ver os resultados disso, e essa também  é uma das verdades da OKR.  

Estabeleça números e seja audacioso!  

O objetivo das OKR é nos levar a superar situações difíceis e inovar, por isso não desanime  se não conseguir alcançar os resultados inicialmente. 

Uma meta facilmente alcançada significa algo fácil, e o que não nos dá aprendizado não  nos proporciona um ganho real.  

Os resultados  

O OKR será uma forma fácil e precisa para ver seus resultados e a evolução da sua  empresa, mas é preciso lembrar sempre que tudo depende do conjunto inteiro da obra.  

Repense as estratégias de sua empresa, anotando sempre os pontos fortes e fracos. É  provável que não haja um bom engajamento da equipe se tiver algum problema interno que  os desanime a pensar em metas e objetivos.  

É comum que até mesmo os empresários de grandes empresas tenham dúvidas e dificuldades ao tentar algo novo, por isso, sempre tenha o contato com  um profissional qualificado da área.  A EJFGV está à disposição para ajudar você e o seu negócio a atingirem todos os  objetivos estabelecidos! Entre em contato e saiba como.

Leave a Reply

Your email address will not be published.