Consultoria Mercadológica: o que é, sua importância e quando procurar por uma?

Consultoria Mercadológica: o que é, sua importância e quando procurar por uma?

O que é uma consultoria mercadológica?

A consultoria mercadológica é uma parte essencial da consultoria estratégica. Por meio dela que uma pesquisa de mercado é conduzida, para que seja possível obter um melhor entendimento do mercado no qual a empresa está inserida, e o comportamento dos consumidores deste. Com esse conhecimento, os empreendedores conseguem tomar decisões mais assertivas de marketing e estratégia, a fim de satisfazer as necessidades de seus clientes. 

Uma consultoria é entendida como uma empresa, ou profissional, que realiza diagnósticos e propõe soluções para determinada problemática apresentada. A consultoria mercadológica oferece conselhos e direcionamentos sobre problemáticas referentes ao posicionamento de mercado de um negócio. 

Entretanto, para que sejam dadas possíveis soluções, são elaboradas fases no projeto para que os consultores tenham todos os dados e informações necessários. O primeiro deles é uma análise do mercado em que a empresa contratante está inserida, para que desse modo obtenha-se o conhecimento sobre o nicho a ser explorado e já levantar questionamentos necessários para a fase seguinte, a preparação de uma pesquisa qualitativa. Após obter os insights e hipóteses de tal pesquisa, segue-se a terceira fase, uma pesquisa quantitativa, em que os dados são coletados e analisados, a fim de validar teorias e definir um público alvo para o negócio. Com os insumos extraídos, por fim, é possível realizar um plano de marketing que avalia a viabilidade do mercado da empresa, e define estratégias personalizadas para otimizar a comunicação e posicionamento da marca.

Atualmente o mundo vive a era do Marketing 4.0, o qual se renova todos os dias e se expande no formato digital. Todas as fases mencionadas anteriormente são essenciais para entender quais as melhores estratégicas, canais e metodologias para solucionar o problema da sua empresa. 

Como uma consultoria mercadológica pode ajudar sua empresa?

Conheça seu público

Por meio dos dados coletados nas pesquisas qualitativas e quantitativas, é possível identificar não só o público-alvo de seu empreendimento mas também segmentá-lo por meio da criação de personas. Estas são constituídas através de agrupamentos de pessoas com comportamento de consumo similar, a fim de facilitar a criação de estratégias direcionadas, de modo a obter o melhor retorno financeiro possível.

Entenda quais são seus pontos fortes e fracos e como se portar em relação a concorrência

Existem diversos métodos para analisar outros players do mercado em questão. É essencial realizar uma desk-research sobre o segmento e benchmarks com concorrentes, para se contextualizar sobre o momento.

Uma das metodologias utilizadas em consultorias mercadológicas é o Cliente Oculto. Com essa estratégia de pesquisa, sua empresa consegue descobrir quais são os pontos de atenção na jornada do cliente, nos quais seu empreendimento perde consumidores para os concorrentes, e maneiras de como otimizar tal processo. A pesquisa é feita de forma imparcial a fim de entender a estratégia dos concorrentes e identificar maneiras de como se destacar no nicho de mercado desejado. 

Descubra novas tendências de mercado

Uma pesquisa de mercado pode além de identificar os problemas e soluções para a atual área de atuação de uma empresa, como pode identificar novas oportunidades de mercado. Este tipo de informação é capaz de colocar um empreendimento em vantagem competitiva com seus concorrentes dada a antecedência do investimento em novas demandas e tendências do mercado.

Amplie sua área de atuação

Você pode validar uma nova ideia de modelo de negócios para a sua empresa. A pesquisa mercadológica pode ter como objetivo entender a viabilidade de um potencial mercado por meio de pesquisas qualitativas, de modo a entender oportunidades e fraquezas na nova área de atuação.

Traga maior assertividade em seu marketing

Para uma empresa atingir seu potencial máximo, ela precisa seguir um caminho de sucesso. Uma consultoria mercadológica consegue ajudar seu empreendimento  a traçar essa caminhada ajudando-o a entender a realidade do seu segmento, mapeando os riscos e oportunidades existentes e identificando as soluções para as maiores dificuldades de sua empresa. Dessa forma as estratégias de marketing estruturadas terão maior assertividade e assim maior retorno sobre o investimento realizado.

Quando devo procurar pelos serviços de uma consultoria mercadológica?

Existem diversos sinais que indicam a necessidade de uma consultoria mercadológica, mas os principais estão ligados à falta de conhecimento sobre o seu público-alvo, mercado de atuação e o marketing de sua empresa. Como analisado anteriormente, a consultoria mercadológica irá elaborar uma pesquisa de mercado e um plano de marketing para seu negócio, portanto ela é capaz de conceder um direcionamento para os segmentos mais lucrativos do mercado, e quais as melhores estratégias para divulgar seu produto ou serviço. Assim, a necessidade de um consultoria mercadológica se apresenta quando:

Falta de conhecimento sobre o público-alvo

Caso sua empresa não consiga identificar quem são seus clientes e consumidores e quais características e preferências eles têm em comum, é um sinal que uma consultoria mercadológica é necessária. Não há como avaliar a viabilidade de um empreendimento, testar novas campanhas, produtos ou serviços ou elaborar estratégias mais competitivas sem saber para quem tudo isso seria direcionado.

Falta de compreensão sobre o funcionamento de seu mercado de atuação

Quando uma empresa não tem conhecimento sobre a dinâmica do nicho que está inserida ou até mesmo de seus concorrentes diretos e indiretos, seu negócio está necessitando de uma consultoria especializada. Sem entender sobre o mercado em que está atuando, há uma dificuldade de avaliar seus próprios pontos fortes e fracos uma vez que não se sabe com quem ou o que comparar. Dessa forma sua empresa fica estacionada no achismo e não consegue se desenvolver.

Falta de conhecimento sobre o marketing de sua empresa

O marketing é essencial para a divulgação de qualquer produto ou serviço. É por meio dele que os consumidores descobrem novos empreendimentos. Por isso, caso sua empresa não tenha controle sobre o quanto é investido em marketing, quem é responsável por cada etapa, ou caso não tenha nenhuma estratégia de marketing no momento, são sinais que sua empresa pode utilizar-se dos serviços de uma consultoria mercadológica. O marketing é extremamente importante para o desenvolvimento de um negócio e não pode ser realizado sem uma estratégia.

Desejo de ampliar a clientela

Caso você procure ampliar a clientela, mas não tenha certeza de qual a estratégia é mais eficaz, uma consultoria mercadológica poderia te ajudar. Seja para um negócio novo instalando-se no mercado, ou para um empreendimento antigo, mas que falha em reter clientes, pesquisas de mercado e planos de marketing podem fazer o faturamento da empresa decolar e a gama de clientes ampliar.

A grande maioria dos empresários acredita que uma consultoria somente deve ser contratada em momentos de crise. Entretanto, essa é de grande proveito quando os recursos financeiros estão abrangentes e a empresa está em um bom momento. Dessa forma, a consultoria mercadológica também deve ser contatada quando se deseja, por exemplo, entender qual o melhor timing para disponibilizar um novo produto, onde os consultores conseguem revelar qual a forma que trará maior retorno, além de analisar o risco dos investimentos e os melhores meios para realizá-los. 

Por fim, uma consultoria mercadológica também pode ser contratada quando se apresenta o desejo de compreender a viabilidade de um novo empreendimento, ou seja, se há uma demanda existente no mercado para um produto ou serviço como este, e se existirá um resultado positivo. Assim, você, como empreendedor, será capaz de analisar a atratividade desse investimento. 

Entre em contato com a EJFGV!

A Empresa Júnior Fundação Getúlio Vargas é a primeira Empresa Júnior da América Latina, com mais de 30 anos de existência e 300 projetos mercadológicos concluídos com sucesso. Caso você tenha se sentido interessado, entre em contato com nossa equipe de comercial para realizar uma reunião diagnóstica sem compromisso. 

Ademais, caso não tenha identificado a necessidade de uma consultoria mercadológica, mas tenha interesse em nossos escopos de atuação, entre em contato conosco, pois podemos antecipar a resolução de um problema ainda não percebido em sua empresa. 

Faça um projeto com a EJFGV e transforme a sua realidade e o futuro do seu negócio!

Leave a Reply

Your email address will not be published.