Modelo de negócios: como a sua empresa vai operar

Modelo de negócios: como a sua empresa vai operar

Ter a ideia para começar a sua própria companhia ou startup é apenas o primeiro passo. Para que ela dê certo, planejamento e organização são essenciais e, para isso, é necessário ter um modelo de negócios bem definido. É importante encontrar um sistema que se encaixe na empresa que você quer.

Para isso, é importante conhecer diferentes modelos, entender a jornada do seu cliente e descobrir quais são os seus hábitos. É preciso ter repertório e conhecimento sobre o seu mercado, não basta apenas pegar modelos populares e copiá-los, já que cada empresa e ideia tem seus diferenciais e particularidades. O modelo de negócios é o resumo de como funciona a sua empresa.

Mesmo assim, é importante observar o mercado para encontrar exemplos que podem ser utilizados na criação do seu modelo, com cuidado para não ser mais um exemplo repetitivo entre empresas e startups. Uma das vantagens de estabelecer e consolidar o seu modelo de forma organizada é aprender com as outras empresas para auxiliar no crescimento da sua

Entre as funções mais importantes que você deve considerar estão:

  • Definir questões críticas e como toda a operação será construída;
  • Apontar como seu negócio vai gerar e capturar valor;
  • Explicar para colaboradores e investidores como será o funcionamento da companhia;

Além disso, é de grande importância entender a jornada do seu usuário, definindo desde como ele vai precisar do seu produto até como ele encontra a empresa e todo o atendimento e cobrança.

Existem diferentes modelos e até ferramentas para diferentes empresas, e aqui em nosso blog vamos destacar esses aspectos em nossas próximas publicações. Se tiver alguma dúvida ou tiver interesse em um serviço de consultoria para ajudar a sua empresa com um modelo de negócios, entre em contato conosco. 

Leave a Reply

Your email address will not be published.