Blog

4 Cs do marketing: o que são e qual a importância?

Provavelmente, você conhece o significado de marketing, mas você já ouviu falar dos 4 Cs dessa área? 

O marketing é uma atividade que, por muito tempo, foi vista com um pé atrás pelos administradores. Contudo, cada vez mais suas estratégias  vêm se mostrando essencial para as empresas. 

Diferente da publicidade tradicional, que faz uma arte bonita de uma roupa, por exemplo, o marketing busca gerar valor com conteúdos.  

Nas redes sociais, as pessoas não querem ficar lendo propagandas, então se seu negócio está investindo nesse tipo de conteúdo, esqueça.

Para entender melhor a essência do marketing, leia o artigo e descubra quais são os 4 Cs dessa área, pois, assim, você conseguirá aplicá-lo com qualidade. 

Boa leitura!

O que é Marketing?

Antigamente, as empresas não investiam em marketing. A lógica era outra, eles empregavam dinheiro nas publicidades tradicionais, seja em panfletos, banners e  artes divulgando um produto. 

Atualmente, essa estratégia antiquada vem diminuindo, já que as empresas agora buscam o marketing, que nada mais é do que uma estratégia completa e repleta de de poder de persuasão, executada por um setor da sua empresa ou terceirizado, responsável por gerar valor no seu produto ou serviço

Então, imagine uma loja de roupas. Ao invés de ficar publicando posts com promoções das roupas e afins, essa loja vai desenvolver conteúdos que solucionam a dor do cliente. Para ilustrar, “Como montar um look para o sextou?”, pensado em gerar conteúdo para as pessoas que buscam a roupa ideal para aproveitar uma noite de sexta-feira

No final do post, você pode usar uma CTA para sugerir os seus produtos, no entanto, essa sugestão não se dá de forma direta, como ocorre em uma propaganda tradicional, mas de maneira mais sutil. 

Em suma, o marketing é responsável por identificar desejos, solucioná-los gerando valor e, por conseguinte, converter o público em clientes.

Quais são os 4 Ps do Marketing?

Antes de entender quais são os 4Cs do Marketing, é fundamental que você compreenda os 4 Ps, pois eles foram motivadores para formulação dos 4Cs. 

Jerome McCarthy resolveu criar os 4 pilares do marketing, os famosos 4 Ps. Conheça-os abaixo: 

Produto: é o resultado de uma série de processos, que busca satisfazer uma necessidade;

Preço: é o valor final do produto;

Praça: são os espaços, físicos e virtuais, utilizados na divulgação do produto;

Promoção: refere-se à publicidade e ao marketing desenvolvido para gerar vendas.

Quais são os 4 Cs do Marketing?

Os 4 Cs do Marketing foram criados por Robert F. Lauterborn em 1993. Eles foram pensados para serem voltados para o cliente, como uma forma de complemento aos 4 Ps, abordados anteriormente.

Conheça a seguir os 4 Cs

Cliente: antigamente o foco estava muito no produto, mas nessa reformulação, o cliente passou a ser o principal. Afinal, o produto só existe porque há uma demanda. Logo, o cliente deve ser visto nas empresas à frente do produto. 

É importante destacar que o marketing desenvolvido para forçar o cliente a comprar é algo errôneo. Deve-se desenvolver um relacionamento com o público, gerando valor e convertendo-o em consumidor.

Custo: o custo é um conceito que muitos confundem com o preço, até então as pessoas  viam o valor do produto apenas como o preço, no entanto, o preço é só aquilo que o cliente tem que pagar para ter a mercadoria. 

Por outro lado, o custo engloba muito mais do que o valor determinado para a venda, ele é tudo aquilo que está por trás do produto, as horas, o tempo de concepção, planejamento e afins. 

O conceito desenvolvido, por exemplo, a partir do marketing é algo que colabora para um custo maior do produto ou serviço. 

Conveniência: esse termo é relacionado com a praça, só que a praça é o local onde o produto está sendo vendido, enquanto conveniência é um conceito bem mais direcionado que busca entender a fundo o cliente. 

É uma forma de pensar a compra como um momento que o cliente está buscando felicidade, a compra como uma experiência, algo além.

Comunicação: esse conceito entra no lugar da promoção, conforme dito, antigamente as empresas tinham uma lógica de divulgar os produtos, ao invés de estabelecer um elo com o público por meio de conteúdos. 

Contudo, com o passar do tempo foi visto que “promoção” não era o termo certo e começaram a usar a palavra “comunicação”.

Como são os 4 Cs do marketing na prática?

Agora que você já entendeu o significado dos 4 Cs, conheça essa estratégia na prática de uma empresa. 

Uma livraria, por exemplo, tem como clientes os leitores que desejam consumir bons livros. O custo envolvido na compra desse livro, entretanto, não é apenas o valor que a livraria paga para as editoras, mas também o tempo que ela gasta desenvolvendo um espaço agradável para ofertar as obras, a luz, a água da livraria e muito mais. 

Já a conveniência, é aquilo que o cliente deseja experienciar ao comprar um livro. Ele não quer apenas pagar pelo livro e voltar para casa. Ele almeja um atendimento personalizado, um lugar aconchegante para folhear as obras e muita atenção.

A livraria deve estabelecer um relacionamento ao lidar com o público nas redes sociais, colaborando para uma comunicação de qualidade, ao invés de divulgar promoções como se o cliente estivesse em um site de vendas. 

Qual a importância dos 4 Cs do marketing?

Os 4 Cs são fundamentais para pensarmos o marketing de um modo mais humanístico e menos robotizado. Confira abaixo algumas vantagens dessa estratégia:

  • Melhor atendimento ao público;
  • Postagens mais atrativas nas redes sociais;
  • Ajuda a filtrar o melhor local para atender o seu público;
  • Desenvolver um serviço que gera valor para o cliente;
  • Colabora no Customer Success, em português, no Sucesso do Cliente.  

Está esperando o quê? Não deixe de utilizar os 4 Cs na sua organização, sem dúvida vai fazer muita diferença para a experiência dos seus clientes que, mais do que compradores, são seres humanos ávidos por carinho e atenção

Ao trabalhar com esses conceitos, pode surgir alguma dúvida, portanto não hesite em solicitar as nossas soluções. Estamos à disposição.Leia outros artigos do nosso site sobre o mundo dos negócios e continue inovando na sua empresa. Lembre-se, o bom administrador é aquele que sempre está estudando em busca do melhor resultado!

2 comentários

Marketing De Conteúdo: O Que é E Por Que Investir Em Sua Empresa? | Empresa Júnior FGV · 08/12/2021 às 14:01

[…] com as redes sociais, as pessoas nem param para ler propagandas, o que funciona mesmo é o Marketing de […]

Instagram E Marketing: Por Que Estar Presente Nas Redes Sociais? | Empresa Júnior FGV · 20/01/2022 às 15:01

[…] as marcas utilizavam perfis pessoais, o que limitava estratégias de marketing efetivas. Com isso, foi lançado o Instagram for Business, ferramenta que permite a criação de um […]

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress