Blog

Big Data: qual a importância para os negócios?

Na Era Digital, as empresas cada vez mais estão produzindo dados virtuais. Isto é, já não é mais possível pegá-los e organizá-los em uma sala física de arquivos. 

Esses novos modelos de dados são chamados de Big Data ou mega dados, e precisam de uma gestão específica para não se perderem. 

Uma empresa que possui a Big Data consegue praticar com mais eficiência a Data Science, em português, a ciência de dados, e, consequentemente, tomar as melhores decisões. 

Sua empresa produz dados desmedidamente, mas ainda não tem técnicas para organizá-los? Então está na hora de você mudar isso!

Continue a leitura e entenda com detalhes o assunto.

O que é Big Data? 

A Big Data é uma análise precisa de um grande número de dados que pode ser usada como uma ferramenta para a Data Science.

Ou seja, é um instrumento que torna possível a tomada de decisão em uma empresa que preza pela Ciência de Dados. 

Para exemplificar, pense naqueles dados que seus clientes produzem na internet ao opinarem sobre seus produtos. Eles, quando não organizados e apurados, podem não significar absolutamente nada. 

Agora, quando há a Big Data por trás deles, sem dúvidas grandes informações são obtidas.

5 fatores-chave do Big Data

Confira 5 fatores-chave que tornam possível uma boa gestão dos megadados: 

  • Volume: o big data busca analisar o máximo possível de dados para, desse modo, colaborar no processo de tomada de decisão do administrador; 
  • Velocidade: muitas vezes uma empresa precisa decidir algo com urgência, mas para tomar essa decisão, ela precisa de uma análise rápida de um grande número de dados, logo, é preciso ferramentas velozes que viabilizem essas análises; 
  • Variedade: é preciso que essas análises sejam feitas com uma variedade para que a empresa enxergue o mais de possibilidades existentes para solucionar, por exemplo, uma dor que está enfrentando;
  • Veracidade: é importante que os dados ao serem analisados estejam em bom estado e não corroídos, para que não sejam geradas análises errôneas;
  • Valor: os dados em uma empresa são importantes para a gestão do conhecimento. Logo, precisam ser protegidos a fim de evitar perdas. 

Qual a importância do Big Data e para que serve? 

A tendência é cada vez mais a produção de dados aumentar, sendo assim, o Big Data mostra-se extremamente relevante para uma empresa que deseja ter controle dos seus dados.  

Big Data é uma ferramenta de Data Science que serve para que as organizações tenham controle sobre um número enorme de dados, a partir de métodos que são utilizados pelos conhecedores desta ciência. 

5 vantagens de adotar o Big Data 

Conheça cinco vantagens de aplicar o Big Data no seu negócio:

  • Redução de custos; 
  • Melhora no atendimento ao cliente; 
  • Medição de engajamento; 
  • Antecipação de tendências; 
  • Cruzamento de dados.

Aplicações do Big Data no mercado 

Ubs (internacional)

A ubs é uma empresa norte-americana de rotas que usou o Big Data para otimizar as rotas de entregas, a partir da análise do tempo gasto em cada entrega, velocidade, caminhos percorridos e muito mais. 

Nike (internacional)

A Nike desenvolveu um aplicativo para coleta de dados. Enquanto seus clientes fazem corrida, a marca coleta a partir do app: batimentos cardíacos, quantidade de passos, distância percorrida e outros. 

Essas informações ajudam a empresa a desenvolver produtos mais alinhados às demandas e expectativas do seu público-alvo. 

Grupo Pão de Açúcar (nacional)

Esse grupo desenvolveu um sistema para os clientes opinarem quais produtos gostam e consomem mais. 

Desse modo, permite que a empresa fique atenta em qual produto produzir mais e, também, quais insumos ela precisa comprar em maior quantidade com seus fornecedores. 

Entenda neste link como Big Data também está relacionada ao sistema de busca do Google!

Qual a diferença entre Data Science e Big Data?

Data Science, em português, Ciência de Dados é responsável por analisar dados e, consequentemente, colaborar no processo de tomada de decisão de uma empresa. 

Já o Big Data ou megadados é uma das ferramentas utilizadas na execução do Data Science, quando essa precisa analisar um número muito grande de dados. 

Como inserir o Big Data na sua empresa?

Se sua empresa produz dados, está na hora de inserir a Data Science para conseguir usá-los a seu favor. Ao aplicar essa ciência em seu negócio, certamente o Big Data será uma ferramenta fundamental. 

A EJFGV está preparada para te ajudar a implementar essa ciência em sua empresa. Entre em contato conosco para te guiarmos neste processo. 

Aproveite para ler outros textos do nosso blog e continue se capacitando. Lembre-se, um bom empreendedor é aquele que sempre está atento às oportunidades e atualizado com as transformações digitais

1 comentário

Base De Dados: O Que é E Como Estruturar? | Empresa Júnior FGV · 12/03/2022 às 10:00

[…] informações que dificilmente podem ser analisadas manualmente. Nesses casos, existe o sistema de Big Data, que automatiza essa […]

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress