Setores de uma empresa: como fazer a definição de áreas de um negócio

Desde as primeiras civilizações, a divisão de tarefas faz parte do funcionamento social da humanidade. Com a evolução tecnológica, os meios de organização mudaram, porém continuam essenciais, por isso,  a definição de áreas é de extrema importância para quem quer empreender.  Afinal, a estruturação de setores de uma empresa pode determinar seu sucesso ou fracasso. 

A definição de áreas é a prática de estabelecer setores e funções a serem exercidas em cada um deles. Geralmente, ela é um dos primeiros passos tomados por quem quer iniciar um empreendimento. 

Caso se interesse pela área mas ainda não tenha tido muito contato com as definições de áreas, esse texto o ajudará a entender a importância dessa organização, como ela acontece e descobrirá como dividir os colaboradores em diferentes tipos de setores. Continue a leitura! 

Os benefícios da definição de áreas

A definição de áreas, além de facilitar a organização das atividades, garantirá uma melhor distribuição de tarefas, evitando o acúmulo de funções em um mesmo setor ou pessoa. 

Facilita também a identificação das responsabilidades de cada processo e aumenta a produtividade, já que cada pessoa estará atuando em setores de acordo com o seu perfil. 

Imagine que sua empresa não tenha sua estrutura organizacional bem definida e que um colaborador que atua na produção saia da equipe. 

Quem se responsabilizará por realizar o trabalho ou contratar outra pessoa que ocupará o cargo? 

Um bom plano operacional, que conte com a definição de áreas, trará mais agilidade nas ações da empresa, tornando a contratação de novos colaboradores algo rápido, que não prejudique a produção. Essas questões devem ser levadas em conta ao deixar de definir áreas, uma vez que afetam diretamente a produtividade e o lucro de uma empresa.

Quais os 5 tipos de setores de uma empresa?

Cada empresa é um universo próprio, com particularidades – no final de 2024 existiam mais de 21 milhões de empresas ativas no Brasil. São produtos, serviços e necessidades distintas. Mesmo assim, quase todo tipo de empresa precisa de algumas áreas essenciais. 

Pensando nisso, abaixo, separamos os 05 principais tipos de setores em uma empresa. Dentro deles, como você verá, é possível encaixar departamentos e equipes menores. Confira. 

Área operacional

A área de operações é o setor da empresa em que se concentram as atividades de fazer, criar ou confeccionar os produtos e serviços que serão o carro-chefe da organização. Ela é também conhecida como setor de produção ou área técnica. 

Se a sua empresa é uma indústria, quem trabalha na área operacional estará concentrado no chão de fábrica, transformando matérias-primas e operando a produção daquilo que será entregue ao cliente. 

Ainda como parte do setor operacional, no exemplo acima, você poderia incluir os trabalhadores das áreas de logística e transporte. Afinal, eles farão com que a produção chegue até os compradores. 

Logo, podemos dizer que a área de operações reúne um conjunto de setores que trabalham de forma ativa para construir e entregar a atividade-fim da empresa. 

Leia também: 

Área financeira

A área financeira é responsável pelo recebimento, pagamento, gestão e acompanhamento de todas as atividades financeiras, de capital e patrimônio da empresa. Dentro da área financeira, além do departamento que leva o mesmo nome, é possível encontrar também o departamento fiscal, tributário, contábil, e similares. 

A área financeira cuida do caixa da empresa, incluindo pagamentos e recebíveis. Também, dentro dela, podem existir setores específicos responsáveis por garantir a segurança jurídica dessas operações. 

Isso significa que, dentro da área financeira, é possível criar equipes focadas na adequação ao sistema tributário nacional, que garantirão a conformidade da empresa frente à tributos, impostos e taxas. 

Também nesse tipo de setor empresarial é comum encontrar o Setor de Compras. Esse será o departamento responsável por fazer a relação com fornecedores e parceiros, assegurando que todos os itens e matérias-primas necessários estejam disponíveis, para que a empresa siga em pleno funcionamento. 

Área de negócios ou comercial

A geração de novos negócios é o que garante a continuidade do fluxo de caixa das organizações. Por isso, o setor comercial – ou área de negócios – está entre os 5 principais setores de qualquer empresa. 

“Área de negócios” é uma denominação ampla para um setor que podem conter dentro de si inúmeras equipes, todas focadas em conquistar novos clientes e manter os já existentes. Essa área inclui o setor comercial, obviamente, mas também departamentos de comunicação, marketing, pré-vendas, e até mesmo setores de sucesso do cliente. 

Logo, a área de negócios não apenas faz a venda, para que a área operacional possa entregar e a área financeira possa faturar. Ela também tem um papel primordial no cultivo das relações com clientes e consumidores. Relações essas que garantirão vendas futuras, e fortalecerão a imagem da empresa. 

Área de recursos humanos

A área de recursos humanos é o setor da empresa responsável por selecionar, contratar, manter e fidelizar os colaboradores da organização. É, portanto, uma das áreas mais importantes de qualquer negócio, pois sem pessoas, não há negócio. 

Muitas vezes pensamos que essa área inclui apenas o departamento de RH, mas isso não é verdade. Atualmente, é comum encontrar grandes organizações que estruturam a área de recursos humanos em subsetores, com equipes específicas voltadas para:

  • Recrutamento e seleção;
  • Departamento de pessoal (DP);
  • Clima e cultura;
  • Endomarketing; 

Assim, essa única área pode acabar distribuída em várias equipes. 

Leia também:

Área corporativa ou administrativa

A área corporativa, também chamada de área administrativa ou de gestão, é o setor empresarial responsável por cultivar a visão macro de todos os processos e departamentos, construindo e definindo as estratégias para o futuro da organização. 

É nessa área que são acompanhados os resultados gerais da organização. Ali também são feitos os planos estratégicos da organização, para médio e longo prazo. Se antes falamos de setores responsáveis por produto, pessoas e recursos financeiros, aqui estamos falando da área que une e vigia todos esses interesses. 

Dentro da área corporativa podemos encontrar departamentos muito diversos, como aqueles de gestão, planejamento, projetos, Merge And Acquisition, Relação com Investidores, Internacionalização, e assim por diante. Todas as áreas estratégicas para pensar – e construir – o futuro da organização estarão dentro da área corporativa. 

Outra particularidade dessa área é sua distribuição. É comum que, numa grande companhia, existam áreas operacionais setorizadas, para cada filial. A área administrativa, no entanto, costuma ser centralizada na matriz ou, em alguns casos, apenas nas maiores filiais. 

os cinco principais setores de uma empresa e suas funções

Os principais setores de uma empresa, e o que cada um faz

Os setores presentes na empresa variam de acordo com o seu porte e área de atuação, porém muitos departamentos – indispensáveis para um bom funcionamento empresarial – estão presentes na maioria das estruturas organizacionais. 

São eles: 

Administrativo

Responsável pelo planejamento estratégico, gestão, atribuição de tarefas, coordenação, análise de dados e supervisão de outros setores. 

Por concentrar a tomada de decisões da empresa, é o departamento mais próximo da liderança. 

Faz parte de sua responsabilidade monitorar e garantir o bom funcionamento dos demais setores. 

Comercial

O objetivo desse setor é oferecer o produto e realizar as vendas ao cliente. 

Em alguns casos, é responsável não só por vender, mas também pelo pós-venda e relacionamento com o mercado. 

Pode constantemente estar relacionado com o marketing, que veremos a frente. 

Marketing

O marketing trabalha com a imagem institucional da empresa. 

É responsável pela elaboração de peças publicitárias, identidade visual de produtos, catálogos, brindes e organização de feiras e eventos. 

Suas ações prezam por aumentar as vendas da organização, traçando estratégias que permitam atingir resultados cada vez melhores.

Financeiro

Em algumas empresas, funciona como um setor acoplado ao administrativo. 

Como seu nome sugere, o setor financeiro é o responsável pelas finanças do grupo, atuando no planejamento financeiro, gestão dos impostos, solicitações de empréstimos e controle de investimentos. 

Sua função é garantir que o negócio funcione de maneira adequada, garantindo os recursos necessários e um fluxo de caixa saudável. 

Compras

O setor de compras é responsável por adquirir todos os insumos necessários para o bom funcionamento da empresa. 

Faz parte de sua competência garantir a compra da matéria prima necessária para produzir e/ou adquirir os produtos que serão revendidos. 

Também é nesse setor que ocorrem as compras necessárias para a sede física da empresa, como material de limpeza, papéis para impressão, etc.

Recursos humanos  

Também pode ser chamado de gestão de pessoas ou departamento de pessoas. 

É responsável pelo recrutamento, seleção, contratação, relação e acompanhamento. Em alguns casos, também pode atuar com o relacionamento com o cliente. 

Pode atuar também com promoção de práticas de capacitação e desenvolvimento, além de atuar com qualidade de vida no trabalho. 

Operações

O setor de operações é o setor responsável por fazer com que a matéria prima se torne produto. 

Pode englobar assuntos como gerenciamento de estoque, almoxarifado, expedição e logística. 

Seu foco é assegurar o pleno funcionamento da empresa para que os objetivos traçados sejam atingidos.

Jurídico

O setor jurídico é o responsável por manter a adequação e conformidade legal da empresa, frente às normas legais vigentes no país em que a organização atua, mas também frente a políticas internas e programas internacionais de boas práticas.

É, portanto, o setor guardiã da governança corporativa e promotor do compliance

Além de atuar de modo preventivo, resguardando a organização, seus colaboradores e clientes, o jurídico pode ter ainda um segundo viés de atuação, chamado de contencioso. 

Ou seja, o setor jurídico pode ser responsável por representar a empresa em todos os litígios – judiciais ou não – que ela enfrentar.

Quais setores devo ter na minha empresa?

Não existe uma receita ou fórmula pronta para responder a essa pergunta, mas há um detalhe que certamente não poderá faltar: o bom planejamento. 

Se você é um pequeno empreendedor, é comum que sua empresa atue com menos funções ou até mesmo que seja responsável por mais de uma delas.

 O importante é ter em mente quais setores você não pode dispensar para que sua empresa funcione de forma a alcançar lucro e expansão. Na medida em que isso aconteça, será natural a necessidade de novos setores. 

No entanto, o ideal é que a definição de áreas já esteja em planejamento estratégico desde o início, sempre com a visão de futuro da organização. 

A EJFGV conta com serviços de planejamento estratégicos e consultoria operacional que ajudará sua empresa a crescer cada vez mais no mercado. Entre em contato conosco e descubra como podemos ajudar! 

Perguntas frequentes

Quais são os departamentos de uma empresa?

Os departamentos mais comuns em qualquer tipo de empresa são:
Administrativo
Comercial
Marketing
Financeiro
Compras
Recursos humanos
Operações
Jurídico

Quais são os 5 principais setores de uma empresa?

Uma empresa costuma ter 5 setores principais, também chamados de áreas:
Área operacional
Área financeira
Área de negócios ou comercial
Área de recursos humanos
Área corporativa ou administrativa

Qual a diferença entre setores e cargos de uma empresa?

Os setores reúnem grupos de profissionais de uma mesma empresa, com diversas habilidades, para atingir um objetivo comum, que pode ser manter as finanças da organização em ordem, ou produzir os produtos que são comercializados. Já o cargo corresponde ao título da função ocupada por cada pessoa na empresa. Cada cargo possui um rol de responsabilidades, nível de maturidade e salário correspondentes. Um único setor é formado por diversos cargos. 

5 comentários

Natasha · 02/03/2023 às 22:41

Quais funções de cada um :
do direito de operações
Máquinas/equipamentos
Pesquisar/desenvolvimento
Linha de produção
Ti

    Junior Tecnology · 22/02/2024 às 09:26

    Muito informativo as informações informadas nesse site informativo de informações informativas sobre empresas

    Robson C Bezerra · 04/05/2024 às 18:42

    Estou buscando conhecimento para gerar uma empresa.

      Luiza Aquino · 07/05/2024 às 16:26

      Perfeito, Robson! Iremos entrar em contato com você!

Fernando Hingui · 11/11/2023 às 14:25

Estou pensando em criar e projectar a minha própria empresa

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira outros conteúdos