Taxa de abertura: entenda como metrificar uma newsletter

Enviar newsletters é uma estratégia usada por diversas empresas para se comunicar com seus clientes, leads ou prospects. Essa estratégia do e-mail marketing é essencial para o marketing digital, uma vez que possibilita manter o contato com o público e nutrir os leads, educando-os de acordo com a proposta da empresa. Para medir o sucesso neste canal, existe uma métrica que todos nós devemos olhar: a taxa de abertura do email.

A taxa de abertura de uma campanha de Email Marketing é sempre uma das principais métricas acompanhadas. Ela representa um indicador direto para medir a performance e é fundamental para mensurar a atratividade das campanhas de email.

O que é a Taxa de Abertura?

A taxa de abertura do email representa o número de pessoas que abriram o email enviado dividido pelo número de pessoas que receberam a campanha de email. Essa métrica de Email Marketing é uma das mais importantes para medir os resultados do assunto utilizado no envio.

Essa métrica é um dado muito relevante para indicar a qualidade do assunto definido. Do mesmo jeito, um horário devidamente planejado para envio de emails e o uso de títulos atraentes podem ajudar a elevar esse número.

Criar assuntos curtos e precisos, mostrar os benefícios do conteúdo para o destinatário, criar um senso de urgência, gerar curiosidade e identificação com o público estão entre algumas boas práticas para tornar o assunto mais interessante e, consequentemente, aumentar a taxa de abertura.

De maneira geral, podemos classificar o desempenho da taxa de abertura com a seguinte média:

  • Acima de 20% é muito bom;
  • Entre 10 e 20% é bom;
  • Entre 6 e 10% é considerado normal;
  • Abaixo de 6% é a tendência a um desempenho fraco.

Mas para avaliar o alcance real, é preciso ser criterioso, uma vez que o tamanho e engajamento observados afetarão diretamente suas taxas de abertura. Por isso, a EJFGV trouxe outros cinco relevantes indicadores de métrica do e-mail marketing a se levar em conta, junto da taxa de abertura. São eles:

1. Net Promoter Score (NPS)

NPS é a métrica que mede a satisfação de um cliente em relação ao conteúdo que ele está recebendo. Junto ao envio de emails, é necessário buscar um feedback sobre as ações. No caso, acompanhar o fluxo de nutrição planejado para aquele cliente.

2. Cliques em links

Links são extremamente importantes na estratégia de email marketing. Eles direcionam os leads para posts, páginas de produtos e qualquer outro destino que seja interessante para o usuário. Por isso, mensurar a taxa de cliques é fundamental.

Com essa métrica, você poderá entender se seus links são realmente interessantes, analisando se eles estão bem posicionados e se fazem sentido para o usuário. É possível mensurar ainda quais recebem mais cliques, o que traz uma percepção aprofundada sobre as interações com a newsletter.

3. Taxa de conversão

A taxa de conversão consegue, ainda, ir além. Avançando no caminho iniciado pela taxa de cliques, ela verifica quantas pessoas de fato se interessaram por aquele conteúdo enviado por e-mail e, além disso, buscaram saber mais sobre o que foi apresentado, de forma orgânica.

É um processo com muitos cliques e redirecionamentos, por isso, exige um refinamento das estratégias para obter um bom resultado.

4. ROI (Retorno sobre o Investimento)

O ROI (Return On Investment, ou Retorno sobre o Investimento, em português) irá medir a eficiência e os resultados gerados pela estratégia com base no investimento feito. Isto é, se o dinheiro gasto em ferramentas de automação de marketing foi rentável quando comparado com o retorno financeiro gerado.

Essa é uma informação importante para saber diferenciar as iniciativas nas quais vale a pena fazer um investimento, das que não possuem potencial de geração de receita. Otimizar gastos é uma prática muito importante, principalmente para negócios em fase de desenvolvimento.

5. Taxa de compartilhamento em redes sociais

A taxa de compartilhamento em redes sociais calcula a média de vezes em que botões de redes sociais são acionados em emails. No final desses conteúdos, costuma haver botões de compartilhamento acoplados para publicar o que está no email diretamente nas redes sociais do usuário que recebeu a news.

Utilizar esses botões pode ser uma ótima estratégia de métrica do engajamento, pois o compartilhamento significa interesse genuíno pelo conteúdo. A recomendação orgânica dele nas redes pode atrair mais clientes em potencial que acreditaram na autenticidade do serviço. Por isso, monitorar essa métrica ajuda a entender o quão interessantes os conteúdos dos seus e-mails têm sido para quem os recebe.

Agora que você já tem uma boa noção sobre métricas e newsletter, por que você não realiza uma consultoria com a EJFGV para refinar suas estratégias de e-mail marketing?

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira outros conteúdos