A análise de marketing corresponde a toda uma área do conhecimento de negócios que vem sendo cada vez mais valorizada. O embasamento em estatísticas torna as estratégias muito mais assertivas, principalmente no meio online.
A falta desse tipo de estudo faz com que o conteúdo e a divulgação de um negócio seja construído com base em intuições e achismos, o que pode atrasar a chegada ao resultado esperado ou até mesmo levar à direção contrária.
Nesse artigo, vamos te mostrar um pouco mais sobre esse conceito e seus fatores de destaque, além de alertar para os cuidados durante a aplicação.
Quer saber mais? Continue a leitura.
O que é a análise de marketing?
A análise de marketing, ou Marketing Analytics, é a área do marketing que trabalha a partir de estatísticas que, por sua vez, permitem avaliar o desempenho e o relacionamento daquela empresa com seu público.
O sistema deve ser incorporado a uma base de dados, que poderá reunir todas as informações que puderam ser coletadas durante determinado período para, então, estudá-las e elaborar conclusões que ajudem na construção de planos de ação.
Como funciona a análise de marketing?
Como qualquer estudo de dados, a análise de marketing é composta por processos de busca, filtragem e apuração de informações, os quais podem ser resumidos em três principais:
Rastreamento
No primeiro momento, você precisa encontrar as informações que correspondem aos seus canais de mídia – redes sociais, blog, aplicativos, anúncios, etc – o que pode ser feito através de ferramentas de acompanhamento de URLs.
Para isso, é estabelecido um ou vários pontos de partida, como os compradores da sua loja virtual, por exemplo, e o caminho feito por eles é investigado até aquilo que os fez conhecer o estabelecimento, como publicações e mídias pagas.
Coleta
Agora, o objetivo da sua pesquisa deve ser estabelecido, uma vez que essa é a fase onde os dados encontrados serão selecionados para estudo.
Essa escolha deve ser criteriosa para que a análise seja, de fato, produtiva e os resultados não sejam confusos devido à mistura de informações.
É aqui que entram os indicadores de desempenho, que vamos listar daqui a pouco para te ajudar a entender melhor o que incorporar à sua pesquisa e o que descartar.
Visualização
Essa é a parte onde as informações selecionadas devem ser organizadas de forma inteligível, o que é feito através de gráficos e tabelas, por exemplo.
A visualização de dados deve estabelecer relações de comparação, cruzamento e causa e efeito entre o material, para facilitar o estudo seguinte.
Os principais indicadores para uma análise de marketing
Como dissemos anteriormente, a escolha dos indicadores de desempenho depende do objetivo de sua análise e do que você pretende fazer com os resultados.
Contudo, existem 5 fatores que se destacam e são mais comumente utilizados nesses estudos. Veja só:
- Métricas
As métricas são indicadores matemáticos que correspondem ao comportamento dos usuários frente às redes sociais ou sites daquela empresa.
Esses números variam de acordo com o suporte analisado, veja bem:
- Sites e blogs: visitantes, sessões e suas durações, origens de tráfego, páginas por sessão…
- SEO: posição nos meios de busca, tráfego orgânico, autoridade de página e domínio…
- Mídia paga: cliques, custo por cliques, custo por impressões, custo por leads…
- Negócio: receita mensal recorrente, custo por investimento, taxa de retenção…
- E-mail marketing: entregas, aberturas, cliques, cancelamentos de inscrição…
Além disso, a maioria desses suportes oferece uma taxa de conversão, que pode ser analisada para determinar qual estratégia funciona melhor e qual deve ser mais trabalhada.
Também vale destacar as métricas de vaidade, como os likes e comentários em algumas publicações. É necessário ter cuidado nesses casos, uma vez que a motivação para essas interações varia, e elas não necessariamente representam a página como um todo.
- KPIs
Os KPIs, abreviação de Key Performance Indicators, ou indicadores-chave de performance, também funcionam matematicamente, mas sob uma perspectiva diferente.
Nesse caso, os resultados são definidos de acordo com objetivos pré-definidos pelos próprios gestores.
- CAC
O Custo de Aquisição por Cliente, ou CAC, é um dos principais KPIs.
Esse indicador busca avaliar a eficiência das estratégias de marketing, uma vez que representa o valor gasto para conquistar um cliente.
O cálculo do CAC pode ser, por exemplo, o custo total de uma campanha dividido pelo número de clientes adquiridos por ela.
- ROI
Um outro KPI que merece destaque é o Retorno por Investimento, ou Return on Investment, em inglês.
Esse cálculo revela se houve lucro ou prejuízo com relação a alguma campanha ou investimento geral em determinado período de tempo. Para isso, basta subtrair a receita gerada pelo valor investido e, em seguida, dividir o resultado pelo próprio valor da receita.
- LTV
Já o LTV corresponde ao Lifetime Value, ou Valor de Vida Útil do cliente.
Nesse caso, procura-se saber quanto um cliente vale, em média, para aquela empresa, durante seu relacionamento com ela.
Esse indicador está diretamente relacionado ao CAC, uma vez que corresponde a toda a receita gerada por um consumidor, determinando se houve lucro ou prejuízo desde sua conversão.
Para esse cálculo, você deve somar todas as compras daquele usuário e multiplicar o resultado pela margem de lucro bruta; ou, como segunda opção, você pode multiplicar a média de compras mensais pelo ticket médio da empresa.
Quais os benefícios da análise de marketing?
Principalmente na internet, tudo faz parte do ambiente de compra. Todos os dias, recebemos uma infinidade de informações, conteúdo e anúncios.
Como consequência, os consumidores ficam mais exigentes e esperam respostas mais rápidas para os seus problemas, assim como procuram empresas que trazem uma identificação maior com a sua realidade.
Tudo isso fez com que o marketing de conteúdo, por exemplo, fosse cada vez mais adotado como estratégia e, como falamos no início, a análise estatística permite que você entenda seus concorrentes e seu público e, então, se posicione de forma cada vez mais estratégica e assertiva.
Alguns cuidados necessários na análise de marketing
Já entendemos que uma análise de marketing é voltada para a coleta e estudo de dados. Entretanto, é necessário que essas informações sejam bem segmentadas e documentadas, para que elas não se percam ou se confundam.
Além disso, não se pode fazer um estudo sem objetivo. As dores do seu negócio devem ser identificadas, bem como sua visão e seus planos a curto prazo.
Essas precauções permitem que você selecione os indicadores adequados e organize sua estratégia com mais clareza, tornando todo o processo mais rápido, dinâmico e preciso.
Como trazer a análise de marketing para a minha empresa?
A compreensão da teoria não é complexa, mas nos leva a perceber que a análise de marketing é muito técnica quando posta em prática.
Além disso, para um estudo de sucesso, é importante que todos os aspectos da empresa se envolvam. Isso permite compreender o que se deseja comunicar e qual área deve se relacionar mais com o cliente, por exemplo.
Quando bem trabalhado, esse processo funciona de forma cíclica. Ao identificar as dores daquele negócio, é possível compreender como o marketing deve ser aplicado e, então, analisar os efeitos dessa aplicação para entender novas necessidades e gerar novos planos.
Esse foi o caso da Ma Cerise, um dos nossos clientes. Na EJFGV, o estudo da situação do cliente é parte fundamental da elaboração de um plano e construção de um serviço personalizado.
Para saber como podemos te ajudar, confira nossas soluções em planos de negócio.
0 comentário